ospra!! tava pra praia mais uma vez.... 
não tem perigo de rasgar a borracha não! o calço do meu jeep é desse tipo tb.... só q mais baixo.... esse é meio grande, tem mais d 2,5"... o de motor de opala tem 2"....
vich!!! tah falano de uma parte q gosto pa karai.....
vamos por partes...
1- Inclinação
1.1- Atuação(relacionado a maciez):
quanto mais inclinado o amortecedor menor vai ser a atuação dele... é só fazer decomposição de vetores...
por exemplo, um amortecedor inclinado a 45°, o coeficiente de amortecimento vai ser aproximadamente 71% do que seria se estivesse na vertical....
a melhora ou não de alguma coisa depende... se o amortecedor for muito duro pro peso do jipe, colocar inclinado vai melhorar, se for bem dimensionado para o peso do jipe, colocar inclinado vai piorar (ficar molengão no caso)...
e o principal pra gente:
1.2- Curso de suspensão:
só se for o amortecedor que estiver limitando o curso da suspensão, que colocar ele inclinado aumentará o curso da suspensão...
Pra saber se é o amrtecedor que está limitando o curso o único jeito é retirar o amortecedor, levantar uma roda até a outra sair do chão, medir a distância entre os pontos de fixação do amortecedor e comparar com o tamanho do amortecedor todo aberto....
2- Fixação ao longo do eixo
quanto a ser fixado no eixo ou no feixe de molas, o que vai variar na prática é se é fixado mais perto ou mais longe da roda.... no caso das fotos que vc enviou é um jeep com eixo de rural, ae colocando o amortecedor no eixo ele ficou mais próximo da roda do que se estivesse no feixe de molas...
se fixar o amortecedor mais perto da roda, para ele não limitar o curso da suspensão vai precisar de um amortecedor com mais curso do que se ele estivesse mais longe da roda...
provavelmente se fixar ele mais longe da roda o veículo vai inclinar mais nas curvas tb.... mas isso não tenho tanta certeza....
3- Rancho
uai, pra saber o que vc tem q fazer pra colcoar o rancho, faz o seguinte, mede a distância entre os olhais do rancho com ele totalmente comprimido, levanta uma roda até a do outro lado do mesmo eixo sair do chão (como no item 1.2) e mede a distância entre as fixações do amortecedor na roda em que a suspensão estiver comprimida, ae é só adequar a distância entre as fixações de modo que elas sejam de pelo menos a distância entre os olhais do rancho....

não tem perigo de rasgar a borracha não! o calço do meu jeep é desse tipo tb.... só q mais baixo.... esse é meio grande, tem mais d 2,5"... o de motor de opala tem 2"....
vich!!! tah falano de uma parte q gosto pa karai.....
vamos por partes...
1- Inclinação
1.1- Atuação(relacionado a maciez):
quanto mais inclinado o amortecedor menor vai ser a atuação dele... é só fazer decomposição de vetores...
por exemplo, um amortecedor inclinado a 45°, o coeficiente de amortecimento vai ser aproximadamente 71% do que seria se estivesse na vertical....
a melhora ou não de alguma coisa depende... se o amortecedor for muito duro pro peso do jipe, colocar inclinado vai melhorar, se for bem dimensionado para o peso do jipe, colocar inclinado vai piorar (ficar molengão no caso)...
e o principal pra gente:
1.2- Curso de suspensão:
só se for o amortecedor que estiver limitando o curso da suspensão, que colocar ele inclinado aumentará o curso da suspensão...
Pra saber se é o amrtecedor que está limitando o curso o único jeito é retirar o amortecedor, levantar uma roda até a outra sair do chão, medir a distância entre os pontos de fixação do amortecedor e comparar com o tamanho do amortecedor todo aberto....
2- Fixação ao longo do eixo
quanto a ser fixado no eixo ou no feixe de molas, o que vai variar na prática é se é fixado mais perto ou mais longe da roda.... no caso das fotos que vc enviou é um jeep com eixo de rural, ae colocando o amortecedor no eixo ele ficou mais próximo da roda do que se estivesse no feixe de molas...
se fixar o amortecedor mais perto da roda, para ele não limitar o curso da suspensão vai precisar de um amortecedor com mais curso do que se ele estivesse mais longe da roda...
provavelmente se fixar ele mais longe da roda o veículo vai inclinar mais nas curvas tb.... mas isso não tenho tanta certeza....
3- Rancho
uai, pra saber o que vc tem q fazer pra colcoar o rancho, faz o seguinte, mede a distância entre os olhais do rancho com ele totalmente comprimido, levanta uma roda até a do outro lado do mesmo eixo sair do chão (como no item 1.2) e mede a distância entre as fixações do amortecedor na roda em que a suspensão estiver comprimida, ae é só adequar a distância entre as fixações de modo que elas sejam de pelo menos a distância entre os olhais do rancho....
intendeu ???????