x
Convex Datacenter
    Usuário Avatar de Joao Baeta
    Entrada
    14/03/2005
    Local
    Rio de Janeiro!/RJ
    Agradecimentos: 9

Citação Postado originalmente por Marcio Medina Ver Post
    Grande, Felipe!

Seu jipinho tb é bichão!!! Alta, com snorkel, pneu mud...um tratorzinho!

Na minha, o negócio é o seguinte:
    A TR4 não possui EPROM, desta forma, não é tão fácil fazer esse trabalho de injeção fugindo do UNICHIP. De toda forma, o meu preparador (que é o mesmo que fazia meu carro de pista) quebrou o upgrade em duas etapas; a primeira foi alterar a programação do microcontrolador via OBD2. Na teoria, alterar os dados originais de fábrica. Nas palavras dele: "tudo o que a fábrica faz, podemos desfazer, basta ter os equipamentos certos para isso".

O trabalho ficou legal, o carro tá bem mais solto e a rotação sobe mais rápido que antes. Eu sentia muita diferença na velocidade que a rotação subia até 3.500 giros e dps de 3.500 giros. Hoje, essa aceleração é constante! O ganho de potência foi estimado em 15%. A segunda opção, por eu optar pela preparação com injeção de óxido nitroso, foi alimentar o sistema com mais combustível, sendo assim, quando o gás é injetado na admissão, eleva a rotação. O sistema original, mesmo reprogramado, não entende que o carro necessita de mais combustível nesse regime. Esse problema está sendo resolvido com um módulo suplementar desenvolvido por ele mesmo (o cara é punk, já trabalhou na montadora Mit, na parte de injeção e é formado em robótica).

O resultado da reprogramação+nitro foi satisfatório (cerca de 18cv com chip+60cv com nitro, totalizando 78cv de ganho), porém, pode ser melhorado ainda mais, por isso essa segunda etapa. Ele me disse que em 1 semana daria para remontarmos td e fazer o teste. Depois da segunda etapa pronta, conseguiremos um ganho estimado do conjunto na casa dos 90cv (chip+mod. suplementar+nitro) sem risco de quebra e sem a necessidade de substituir os pistões e bielas por um conjunto forjado.

A preparação do cabeçote (farei bem mais pra frente) visa um aumento de torque em baixa rotação. Sabemos que os motores multivalvulados, que é o caso da TR4, possuem sua faixa de torque em altas rotações. Esse trabalho conseguirá fazer com que esse regime venha na casa dos 3.000 giros. Sendo assim, para o uso off-road e urbano, seria um trabalho perfeito, pois dificilmente conseguimos aproveitar o torque do nosso motor que vem só em alta.

Vantagem desse trabalho comparado ao UNICHIP:
    Em primeiro lugar, o unichip já é pré-programado. Os ajustes são mínimos. Em segundo, ele não é programado para uma preparação nitro, como a do meu carro. E esse trabalho que estou desenvolvendo é totalmente customizável e ajustado para alta performance.

Bom, acho que é isso aí!

Forte abraço e nos encontramos em MV!

Ô M.Medina.....
    Por acaso vc está querendo trasformar o seu TR4 em arrancada por acaso??
    Baeta's Off Road!
    Samurai 1.3 1993 de trilha
    GV3 prata 2014 4x4 top de linha com aro 18"etc etc!

Citação Postado originalmente por Pedro_OKTANE Ver Post
    Medina, ja tive carros de rua com preparação usando unichip, e atualmente uso em um dos meus carros de casa. E sim da pra usar UNI como piggyback tendo nitro no carro, inclusive fazendo ele atrasar o ponto do mesmo qdo está sendo nitrado. Ve isso direitinho. Nao li seu topico direito pq essa semana ESTOU MUITO enrolado no trabalho, mas depois vou ler tudo com calma.
    Grande, OKTANE. Aliás, nick bem sugestivo!

Concordo contigo! O UNICHIP realmente dá pra ser usado como piggyback na preparação nitro, mas não foi projetado para isso. Como disse, há uma limitação em seus ajustes. Num projeto customizado, essas limitações são bem menores, o que dá uma liberdade maior para o preparador e um custo x benefício mais interessante para quem paga. Estou gastando com a preparação eletrônica (sem contar o kit nitro) cerca de R$ 2.000,00. O UNICHIP custa muito mais que isso. Aliás, com o valor do UNICHIP (cerca de R$ 3.500,00) pago quase tudo que estou fazendo (R$ 2.000,00 de eletrônica+R$ 1.750,00 Kit Nitro) com um projeto bem mais ajustado que os dados customizáveis do UNI.

Um outro fator que devemos ver, é a relação de atraso no ponto feito pelo UNI com a quantidade de gás que será liberado pelo sistema. Na preparação customizada que estou fazendo, é possível fazer esse ajuste contando até com a giclagem das solenóides. Como o UNI entenderia o ponto de atraso com a relação de gás liberada por uma giclagem um pouco mais robusta?

São fatores que me levaram a optar por isso, além de achar R$ 3.500,00 um valor alto para um sistema que, de certa forma, é "pré-moldado".

Aliás, R$ 3.500,00 é o preço que foi cobrado para fazer o retrabaho no meu cabeçote.

Mas, é isso aí! Sempre batendo bola no fórum e pegando os macetes de vcs. Mto obrigado pela dica!

Um forte abraço!
    Marcio Medina - TR4 AT
    Powered by SFI CHIPS + KAISER Locker + Kit 4WD EVO + OFFSHOX FX5 e FX7 + Rally Design Stradalle + Ramsey 12K + algumas coisas

Citação Postado originalmente por Joao Baeta Ver Post

Ô M.Medina.....
    Por acaso vc está querendo trasformar o seu TR4 em arrancada por acaso??
    Só vc mesmo, Baeta! (rsrsrs)

Na verdade, não estou pensando em arrancada. Apenas aproveitando mais meu motor. Tentando fazê-lo ficar mais "esperto". Arquitetura ele tem, pois é um Mit multivalvulado.

Aqui, numa preparação nível A sem risco de quebra, considera-se que o aproveitamento deva ser de 100cv/litro num motor convencional (2 válvulas por cilindro). No caso dos multivalvulados, esse aproveitamento sobe um pouco mais. Logo, 200cv num motor 2.0 16V japônes não é absurdo. E tem mais: pego mta estrada com a bichinha. Ela precisa de mais potência para ultrapassar (rs).

Se pensar, ainda estamos bem atrasados em relação a tecnologia japonesa. Salvo mal juízo, o carro que o Senna corria pela Honda no início de sua carreira, tinha apenas 1.500 cilindradas (motor 1.5) e rendia mais de 850cv!

Hoje, nossos motores possuem mais tecnologia que os antigos. Se compararmos aos "muscles cars" da década de 60/70 em que os V8 com seus 168cv, como era o Maverick, consumiam um absurdo para render tão pouco, temos, atualmente, motores 4 cilindros que rendem mais com um consumo menor.

É aquela velha questão: o que está bom, pode ficar ainda um pouquinho melhor...rs...

Grande abraço!
    Marcio Medina - TR4 AT
    Powered by SFI CHIPS + KAISER Locker + Kit 4WD EVO + OFFSHOX FX5 e FX7 + Rally Design Stradalle + Ramsey 12K + algumas coisas

Usuário Avatar de Joao Baeta
    Entrada
    14/03/2005
    Local
    Rio de Janeiro!/RJ
    Agradecimentos: 9
    Citação Postado originalmente por Marcio Medina Ver Post
    Só vc mesmo, Baeta! (rsrsrs)

Na verdade, não estou pensando em arrancada. Apenas aproveitando mais meu motor. Tentando fazê-lo ficar mais "esperto". Arquitetura ele tem, pois é um Mit multivalvulado.

Aqui, numa preparação nível A sem risco de quebra, considera-se que o aproveitamento deva ser de 100cv/litro num motor convencional (2 válvulas por cilindro). No caso dos multivalvulados, esse aproveitamento sobe um pouco mais. Logo, 200cv num motor 2.0 16V japônes não é absurdo. E tem mais: pego mta estrada com a bichinha. Ela precisa de mais potência para ultrapassar (rs).

Se pensar, ainda estamos bem atrasados em relação a tecnologia japonesa. Salvo mal juízo, o carro que o Senna corria pela Honda no início de sua carreira, tinha apenas 1.500 cilindradas (motor 1.5) e rendia mais de 850cv!

Hoje, nossos motores possuem mais tecnologia que os antigos. Se compararmos aos "muscles cars" da década de 60/70 em que os V8 com seus 168cv, como era o Maverick, consumiam um absurdo para render tão pouco, temos, atualmente, motores 4 cilindros que rendem mais com um consumo menor.

É aquela velha questão: o que está bom, pode ficar ainda um pouquinho melhor...rs...

Grande abraço!

Agora entendi!!!!!!!
    Vc é expert em tunning!
    Baeta's Off Road!
    Samurai 1.3 1993 de trilha
    GV3 prata 2014 4x4 top de linha com aro 18"etc etc!

Boa Medina..
    Mas Oktane é uma equipe que promove track days, na qual sou membro ativo desde 2002. hehe, nao é um nick perdido.

Agora 2 coisas, cuidado na decepção com seu cambio A/T nas preparações. Vou sofrer do mesmo mal.

1º - Na hora de vc botar no dino, o que vc está estipulando de potência, pode ter uma grande diferença qdo despejadas nas rodas por esse cambio mal escalonado de 4m da MIT .

2º - Cuidado com seus 60cv de nitro principalmente em marchas mais longas, 3a e 4a.... o converssor de torque pode mandar lembranças

depois posto mais e leio direito..
    2008 L200 TRITON 3.2 TD
    Unichip @ 197cv
    BF A/T 285/75

Citação Postado originalmente por Pedro_OKTANE Ver Post
    Boa Medina..
    Mas Oktane é uma equipe que promove track days, na qual sou membro ativo desde 2002. hehe, nao é um nick perdido.

Agora 2 coisas, cuidado na decepção com seu cambio A/T nas preparações. Vou sofrer do mesmo mal.

1º - Na hora de vc botar no dino, o que vc está estipulando de potência, pode ter uma grande diferença qdo despejadas nas rodas por esse cambio mal escalonado de 4m da MIT .

2º - Cuidado com seus 60cv de nitro principalmente em marchas mais longas, 3a e 4a.... o converssor de torque pode mandar lembranças

depois posto mais e leio direito..
    Grande, Pedro!

Oktane me fez lembrar octanagem, por isso achei legal! Sugestivo, pq a busca, cada vez maior, por um combustível bom, de alta octanagem está cada vez mais difícil A sacanagem reinante nos faz abastecer nossas "belezinhas" com um alimento cada vez mais precário, sem as vitaminas e sais minerais que as fazem crescer(rs)! Mas ainda vou achar um complemento, um Danoninho, para mantê-las fortes e saudáveis! Hahahaha.

Tudo que falou é a pura verdade! Um câmbio que não ajuda mto (aliás, nem o câmbio MT da TR4 é ideal para isso) e um despejo de nitro em 3a/4a poderia me dar mta dor de cabeça.

E é isso, além de td que já mencionei, que me faz ter a certeza que a preparação "on demmand" é a melhor pedida. Todos as considerações que já postei, acrescidas das suas, me faz ter a certeza que, para esse projeto, o UNI não seria uma boa opção.

Vamos entender que a TR4 é um jipe "meio gordinho", fora de forma (para o projeto em questão). Ficaria melhor fazer um terno sob medida com um alfaiate, do que comprar um terno já pronto!

Desculpe a metáfora (não sou o Lula), mas é mais ou menos assim que penso!

Mais uma vez, obrigado pelas dicas e um forte abraço!
    4X4 Brasil
    Marcio Medina - TR4 AT