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  • #1
    Usuário Avatar de Murillus
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    Como Lavar a Viatura Apos a Trilha ?




    Estou postando um topico que anida não vi por aqui... Como Lavar a Viatura Apos a Trilha... Sei que até soa um pouco besta, mas no meu caso que tb uso a viatura no dia-a-dia, me parece pertinente... até porque nao é só jogar agua e ponto final, pois um 4x4 fica com sugeira até o pensamento e afinal, depois de lama ou praia ou duna, ele bem que merece uma buchinha...

    Mas então:

    Como se deve lavar uma viatura após uma trilha ?
    ... só tenho medo, de algum dia, a muié vender o jipe pelo preço que eu disse ter pago ...

  • #2
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    Citação Postado originalmente por themoteo Ver Post
    Tem algumas controversias em relação a isso, principalmente quando falam que tem alguns produtos que prejudicam as borrachas, notadamente, as mangueiras. Eu particularmente mando pulverizar com óleo mesmo. Em relação às mangueiras não sei, mas que o carro fica conservado em baixo fica, e tamb''em fica muito mais fácil de limpar.
    Mas eu encontrei isso:
    1 - A sujeira e as manchas podem provocar danos na pintura do veículo.
    2 - As manchas podem desgastar a pintura e também causar a corrosão da lataria.
    3 - O melhor local para lavar o carro é na sombra.
    4 - A carroceria não deve estar quente para não causar manchas.
    5 - A sujeira na parte inferior do carro pode provocar ferrugem.
    6 - Enxuguar com panos macios, limpos e sem fiapos.
    7 - Encerar o carro a cada lavagem. Isso protege a pintura contra os danos dos raios solares e da poluição.
    8 - Nas rodas e nos pneus, limpá-los com água e sabão neutro e uma escova de cerdas macias.
    9 - Não se deve utilizar óleo ou qualquer outro produto derivado do petróleo para auxiliar a limpeza, pois podem ressecar e provocar danos na borracha, diminuindo a vida útil do pneu.
    10 - Para deixar as rodas brilhando, encer-as periodicamente.
    11 - Os produtos utilizados na limpeza do veículo devem ser apropriados para lavagem automotiva.
    12 - Evite detergentes domésticos, querosene e óleos.



    E ai ?
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  • #3
    Usuário Avatar de Murillus
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    Citação Postado originalmente por romeu Ver Post
    ... problema é lavar por preço justo ... acho que jipe não precisa deixar "brilhante" não precisa passar cerinha, não precisa secar, só precisa passar a wap, esfregar, um aspirador e um pano umido por dentro e já era ...


    Ai vem um carinha e diz... O que não se deve fazer...

    - limpar a carroceria a seco.
    - usar gasolina, querosene ou tira manchas para tecidos na limpeza da pintura, assim como nas peças de plástico.

    - raspar as manchas de piche,insetos mortos ou outra sujeira que tenha aderido à pintura.
    - lavar a carroceria quente ou ao sol .

    - limpar os faróis com panos secos ou abrasivos ou com produtos detergentes ou solventes.

    - deixar acumular sujeira na carroceria.
    - andar frequentemente na lama sem lavar as partes de baixo do veiculo e o interior dos para-lamas.
    - as peças em plástico não deverão ser polidas.
    - usar produtos que contenham silicones.


    Ta vendo como isso é confuso...
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  • #4
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    E pior... acho que depois de uma boa trilha precisa...

    Lavar bem por fora e por dentro
    Lavar bem em baixo e o motor
    Engraxar
    Desmontar e limpar os freios principalmente se for lama


    Mas como fazer isso? Onde fazer Isso? Que produtos usar?
    4X4 Brasil Razão: erros de portugues
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  • #5
    Murillus,
    pois minha dúvida era mais onde deixar o carro aqui em fortal ...
    Acabei deixando a S10 do meu pai num lavajato perto daqui de casa, pois era um preço razoavel, e por baixo ele usa óleo rústico antiferrugem...
    lavar, aspirar, motor, lavar por baixo .. R$ 30

  • #6
    Usuário Avatar de Murillus
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    Citação Postado originalmente por Eduardo Velo Ver Post
    Galera da lama , apesar de fazer trilhas ha um bom tempo , percebo que sempre tem uma coisa nova pra ver na viatura depois da trilha , mesmo alguns colegas que fazem muitas , esquecem da manutenção pós trilha .

    Será que poderíamos fazer um check-list pós trilha pra todos poderem usufruir ???

    Vou colocar aqui algumas coisas que faço , após mandar lavar e lubr. :

    1 - Desmontagem das rodas para verificação e limpeza do sistema de freio .
    2 - Abertura da cx seca para inspeção e limpeza
    3 - Verificação e limpeza do filtro de ar
    4 - Verificação dos níveis e estado do óleo do câmbio e dos diferenciais
    5 - Verificação da carroceria e chassi
    6 - Verficação dos níveis de água , óleo hid. e óleo do carter
    7 - Verificação do sistema de iluminação (sempre solta um fiozinho)
    8 - Verificação das coifas em geral (amort. dir. , cx seca , ...)

    Parece que gasta muito tempo , mas é bem rápido acho qeu no máx. leva 3 horas , batendo papo e tomando uma cerva , vc nem sente o trampo .

    Como já disse , pode ter coisa que não tô verificando e deve ser verificado , se tiver alguém expert em pós trilha deixa o toque aí pra gente ...

    []s ...

    É pra aprender a dar uma geral no jipe...
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  • #7
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    http://ruralwillys.tripod.com/manute...onservacao.htm

    Após a lavagem recomendo pulverizar um produto especial tipo óleo para proteger as partes metalicas, caixas de rodas e longarinas contra ferrugem. Eu uso os óleos protetores de chassi das marcasCastrol Protetor de Chassi e Texaco Fluido Anti Ruste. O produto da Texaco parece uma graxa e é dificil de pulverizar e deverá ser aquecido em banho de água quente antes de pulverizar, ou então aplicado com pincel. Evite de aplicar o produto nos pneus e no cano de escapamento. O cano de escapamento umedecido com óleo protetor irá soltar muita fumaça quando ligar o motor e esquentar. Para proteger pequenas áreas por baixo da Rural você pode usar um óleo protetor fino disponivel em embalagem de aerosol de muitas marcas (M1, WD-40, Locktite, Jimo, etc...). Após varias lavagens e aplicações de óleo protetor no chassi será formado uma pelicula resistente que irá proteger o chassi por muitos anos.
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  • #8

    lavagem

    Citação Postado originalmente por Murillus Ver Post
    Estou postando um topico que anida não vi por aqui... Como Lavar a Viatura Apos a Trilha... Sei que até soa um pouco besta, mas no meu caso que tb uso a viatura no dia-a-dia, me parece pertinente... até porque nao é só jogar agua e ponto final, pois um 4x4 fica com sugeira até o pensamento e afinal, depois de lama ou praia ou duna, ele bem que merece uma buchinha...

    Mas então:

    Como se deve lavar uma viatura após uma trilha ?

    Eu anda muito pouco em praia, meu negócio é mais dunas mesmo, e como também uso o carro na semana, fgeralmente mando lavar na segunda, lavagem geral inclusive motor), no caso uso esses pulverizadores de chassi. Agora só0 faço uma exigência ao cara do lava-jato, que só começe a lavar o motor quando o carro estiver frio, no mínimo depois de uns 30 mim parado, e ter máximo cuidado com água na parte eletrônica.


    sds


    Breno

  • #9

    Cuidados após as trilhas

    Olá pessoal.

    Tenho um vitara e gostaria de saber quais são os cuidados que se dever ter com a viatura após cada trilha,seja na terra ou na lama,pra manter o bicho conservado...coisas como onde é essencial apertar,onde e como limpar,conferir folga,etc.

    Desde já agradeço.
    abração

  • #10
    Usuário Avatar de JEFFCATUNDA
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    Citação Postado originalmente por diogofsnet Ver Post
    Olá pessoal.

    Tenho um vitara e gostaria de saber quais são os cuidados que se dever ter com a viatura após cada trilha,seja na terra ou na lama,pra manter o bicho conservado...coisas como onde é essencial apertar,onde e como limpar,conferir folga,etc.

    Desde já agradeço.
    abração
    Diogo.

    O que conserva a viatura é lavar o mais rapidamente possivel...e dependendo do tipo de terreno que vc andou, as vezes é necessário té trocar os óleos.

    Se andou só em areia/ barro seco, faz lav.com polimento comum, com jato de alta pressão e lubrifica graxeiros + anti-rust por baixo da viatura...

    Se pegou agua( principlmente salgada) e pouca lama...adicione a lav. anterior a retirada das rodas...e se pegou muita lama...a retirada dos cubos para limpeza das pastilhas e lonas de freio...e verificar se o óleo da transmissão ta contaminado com agua.....bem como verificar o estado do radiador e do alternador, pois acumulam lama petrificada e se danificam....

  • #11
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    Citação Postado originalmente por diogofsnet Ver Post
    Olá pessoal.

    Tenho um vitara e gostaria de saber quais são os cuidados que se dever ter com a viatura após cada trilha,seja na terra ou na lama,pra manter o bicho conservado...coisas como onde é essencial apertar,onde e como limpar,conferir folga,etc.

    Desde já agradeço.
    abração
    Dê uma olhada aqui.....

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=32028

  • #12
    vlw jeff agora vou saber cuidar da criança direitinho

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