Para comprar um radio VHf não é necessário a licença, e estima-se que a maioria dos colegas do 4x4 que operam no Brasil não são portadores do COER, que é o certificado de operador de estação de radio amador, bem como não possuem também a registro da sua estação...
Aqui em fortaleza, os grupos de 4x4 mobilizaram-se com sucesso para estimular os colegas a fazer o exame para a obtenção do COER e o devido registro de suas estações. Este ano mais de 200 pessoas aproximadamente retiraram o seu indicativo por aqui... Mas existem muitos colegas que ainda operam sem indicativo, e a grande maioria operou por muitos anos antes de tirar a devida liacença...
O que estou te falando é que se existe esta necessidade imediata, e acho que é muito prudente de sua parte possuir um rádio nesta aventura, compre-o e depois regularize-se...
A instalação de um rádio em uma viatura é muito simples, bem como, já que você vai pegar estrada, pode colocar em local escondido (em baixo do banco, por exemplo) e trafegar sem a antena conectada na base externa... Caso necessite usar basta encaixar a antena e ligar o radio... Isso é bom por conta de não chamar atenção dos rodoviários federais para seu rádio, e caso insistam em busca, se não esta conectado microfone e antena, você não está usando logicamente.
Já quando chegar na praia, pode deixar a antena direto...
O problema do PX é que pouquissima gente, ou quase ninguém daqui, opera mais em AM (PX), só alguns camioneiros... Você não vai conseguir falar com o pessoal dos 4x4 em PX.
Ha algum tempo, um colega de Minas esteve por aqui pela primeira vez e foi se aventurar nas praias com uma Hikux SRv alugada... O resultado é que atolou em uma barra (passagem de agua na beira da praia) e não tinha rádio... e só saiu de lá porque ele havia anotado meu telefone por aqui mesmo, neste tópico, e ligou para mim
A principio pensei até que fosse brincadeira, mas depois pedi para alguns colegas o ajudarem dando o seu numero de tel e passando as informações de localização.. Não fosse isso, ele teria perdido a viatura dentro do mar...
Radio portanto é uma questâo de segurança, principalmente se você vai estar só na trilha.
Operamos por aqui em 144400 ou 144440...... E meu celular é 85-91232722

Responder com Citação