olha pessoal , espero nao estar falando o coco do ano ,mais e posivel instalar a caixa de direcao do maverik? sei la e muito usada nos jipes ne , entao tava pensando se nao e possivel adapta la abracos e nao vale aloprar heim , rsrsrs
Versão Imprimível
olha pessoal , espero nao estar falando o coco do ano ,mais e posivel instalar a caixa de direcao do maverik? sei la e muito usada nos jipes ne , entao tava pensando se nao e possivel adapta la abracos e nao vale aloprar heim , rsrsrs
Marcos o que efetivamente aconteceu com a direção da brasília, ficou muito leve? Tentou um amortecedor de direção mais forte? retirou o sistema? tentou o do monza? Em que pé ficou o sistema?
braulio..
a explicação do que aconteceu ,está num post anterior .
fiz testes somente com o amortecedor de direção original da brasilia novo, adaptado na caixa de direção do palio, e não adiantou muito coisa não.
so ficou um pouco mais pesada a direção pra virar por causa da ação do amortecedor.
não tentei outros amortecedores, e tirei fora toda a adaptação e coloquei tudo original da brasa, novo trw e nakata, e amortecedor de direção novo da cofap.
a direção agora esta extremamente precisa e com o peso de virar o volante conforme o original ... um pouco pesadinho..
tudo justo e no lugar como deve ser.
sds.:concordo::concordo:
marcos.
Alguns aqui devem conhecer o Tiriva, da Tiriva Speed, que a 25 anos fabrica gaiolas, bajas, preparaca carros pra velocidade na terra no interior do Paraná. Como referência, as gaiolas campeãs em duas categorias do indoor da Fenajeep desse ano foram feitas e preparadas por ele, o Campeão Paranaense de velocidade na terra 2008 foi preparado por ele... know-how o cara tem. Falei com ele hoje, ele disse que quando os clientes pedem que use caixa de direção do tipo gremalheira e peão, ele utiliza a do pálio. Disse que o segredo é a caixa de direção estar extremamente centralizada, com as hastes dos dois lados iguais. O diferencial dele está no acionamento, ele usa um sistema de engrenagem e correntes, que me pareceram bem confiáveis, que "tornam a caixa rápida" virando apenas meia volta pra cada lado, o que proporciona uma tocada infinitamente mais precisa. Vejam as fotos do sistema dele. Na minha pretendo replicar o sitema.
Realmente mto bem bolado, mais pra aperfeiçoar ainda mais o sistema, eu colocaria esse sistema de correntes mais pra cima, próximo ao volante, e com uma caixa pra proteger do barro e de possiveis pedaços de galhos batendo ali, pelo simples motivo, o barro pode deixar pesada a direção, e pedaços de galho podem trancar a direção.
Aqui na região, algumas trilhas são realizadas em 2 dias, ou seja, normalmente a noite a gaiola fica parada, fazendo com que o barro acumulado "endureça", imagine o peso da direção com correntes cheia de barro "duro" (uia)
Abracos
Fotos da gaiola pronta.
Legal o sistema, deve deixar a gaiola com respostas muito mais rápidas (relação coroa pinhão tipo moto), além da possibilidade de deixar a direção mais leve, mas penso o seguinte:
1- O sistema não sofre esforços a mais já que não sofreu modificações de ângulo de direção de rodas com "mangas de eixo soldadas e sobrepostas" e nem pneus de diâmetros maiores e mais pesados, como é o caso do Gurgel amarelo que o sistema quebrou.
2- A caixa original fusca foi preservada, assim como os pontos de fixação das mangas de eixo originais.
3- O sistema do Marcos aparenta em fotos estar muito bem centralizado, então, não deve ter cometido erros como foi sugerido .
4- Talvez o sistema de caixa de direção de pálio funcione bem em alguns veículos que não haja sobrecarga nas mangas de eixo, pneus e condições de uso precárias como valetas pedras e etc....
5- Não vi o resultado na Brasília do Marcos, mas penso que o princípio de funcionamento da suspensão VW e de qualquer carro seria o mesmo de "rodas independentes", então o sistema se não "estivesse travado" teria que se adequar a caixa de direção.
Gostaria que o Marcos explicasse com mais calma onde percebeu a possibilidade de quebra do sistema e riscos que estava percebendo no conjunto. Tinha alguma coisa Travada? Limites excediam? Roda esbarrava?
E ai Joao, blz, achei bem interesante esta gaiola, tendo em vista que aparente ela usa um conjunto de motor ap com caixa de fusca, mais o motor fica central, sendo que ela fica com um angulo de saida muito bom, ja que nao sobra quase nada apoz as rodas trazeiras, acredito que esta gaiola nao tenha sido feita para rodar em trilhas, mais seria uma solução para o motor pendurado na trazeira das gaiolas convencionais de trilha.
Agora me responda uma coisa, qual valor estimado em um kit deste do tiriva, (apenas o kit sem mecanica, sem cx, motor suspenção)apenas estrutura tubular + carenagem,....
A pergunta é por que aqui em BH, procurei alguns fabricantes de gaiolas para sondar preços de kits sem mecanica, e me assustei, aqui o preço medio de um kit( estrutura tubular, Capo de fibra, 2 bancos conchas em fibra) esta girando em torno e 6k, achei meio salgado, o kit depois de pronto vira mais ou menos isto ai, aqui em bh 95% das gaiolas sao deste modelo, inclusive uma vez vc postou uma foto de um cara que correu o rally dos sertoes em uma parecida.
O sistema é bem legal...
Mas afinal o que é preciso fazer para que a caixa de monza dê certo como nos carros que o BajaAmarelo postou anteriormente????
Meu buggy já teve 2 cxs de fusca, hj tá com uma com o pitman maior, e ainda não ta legal (ta mto rápida e até perigosa com velociadade acima de 60km/h)...
Vlw rapaziada!