Para legalizar uma Gaiola deve-se proceder como abaixo:
1- Escolha a mecânica que mais lhe convier e compre tudo no desmanche mas exija a Nota Fical de Tudo, mas de tudinho mesmo!
2- Compre o carro que for da mecânica de sua escolha. Quite todos os IPVA em débito. Saiba que carro com mais de quinze anos de vida somente paga os dois últimos IPVAs. Recolha um "008-6 Baixa de Veículo" e recorte o número do chassis para em seguida juntar tudo lá no Detran. Obtida a Baixa, então ele lhe servirá com uma Nota Fiscal!
Construa a Gaiola e em seguida terá de levá-la ao IMETRO para a aprovação funcional e de segurança do veículo.
Volte lá no Detran e legalize a Gaiola obtendo um novo número de chassis bem como a nova placa. Para isto basta instalar o "Kit Detran" que são as luzes, o extintor e outros breguetes... Aí a Gaiola estará pronta pra umas voltinhas por aí nas trilhas, na cidade, na praia e até mesmo pro trabalho!
Tudo muito fácil, né mesmo?
Curiosidades: Aqui no Rio as Gaiolas, também chamadas de Aranhas, são muito utilizadas para a pesca e os caras metem elas no manguesal e elas se saem muito bem e inclusive rebocando barcos...
Marcos e Flávio, não seria muito interessante se vocês descrevessem essas adaptações, ou melhor, essas combinações mecânicas possíveis? Por exemplo, como utilizar a mecânica de um motor transversal com a caixa de marchas e os semieixos da Kombi? Essa adaptação é possivel, já que, bastaria uma simples inversão do sentido do diferencial e a imediata substituição dos semieixos, com homocinética, por semieixos diretos, da Kombi? Seria necessário o uso de "flanges" nas adaptações, tanto do motor para a caixa como da caixa para os semieixos?
Xará, e para eu q vou montar uma gaiola com motor de moto?
Outra, no item 1 vc falou em comprar a mecanica q a gente escolher. No item 2, para comprar o CARRO que tenha uma mecanica parecida com a que a que eu comprei? Então, por exemplo, eu teria que comprar a mecanica de um fusca (motor, cambio...) e comprar o chassi de um fusca para poder legalizar?
1-Você compra a mecânica que quizer, de moto, de carro, de trator, de caminhão ou mesmo de avião, mas, exija sempre as Notas Fiscais.
2-Adquira um carro ou moto de sua escolha. Quite todos os
débitos de IPVA e em seguida solicite a Baixa do Veículo, aí no Detran!
Feita a gaiola voce se dirija ao IMETRO aí de Fortalza para aprovar a funcionalidade e a segurança da gaiola.
Depois, de posse das Nota(s) Fical(is) ou da Baixa do Veículo, vá ao Detran daí com o número do chassis (parte extraída do chassis) pague o que for necessário e solicite a regularização da gaiola. Neste caso ela vai ganhar um novo número de chassis e uma placa. Tá prontinha pra circular em qualquer lugar, porém, só não pode voar.... aí é outro caminho, né mesmo? Deverá ser no DAC!
Em matéria de caixa de Fusca e Kombi tudo é possível. As caixas são iguais, para transformar uma de Fusca em uma de Kombi basta trocar as tampas e colocar uma com homocinéticas. Uma pela outra dá certo e vice-versa...
Quanto trocar de motor, vão ter que fazer um flange de adaptação. Para colocar um motor de Gol numa caixa de Fusca precisa de um flange, se a caixa vai agüêntar já é outra história...
A coroa da caixa pode ser montada de qualquer lado, já na caixa de Passat isso não é possível...
Flávio...
Só não pode voar??? Pq não? Assim num tem graça andar nas dunas daqui!!!
Hehe, tem um cara aqui que tem uma gaiola fabricada pela honda (postei fotos e detalhes em outro topico). O pensual diz que ele dá uns vôos loucos com essa gaiola.
Descobri hoje o fabricante do pneu que eu tinha falado outro dia, era um pneu que vinha nos triciclos , o fabricante é a Maggiom, medida 22- 10 aro 13, só não sei se ainda é fabricado...
Flávio...
Pessoal, tudo bem? Flávio, Paulo Marcelo, Du, Wallace, lassis e tantos outros...
No momento estamos fazendo o levantamento de Normas Técnicas para o dimensionamento e escolha corretos da Estrutura Tubular, o Chassis, das Gaiolas ou Aranhas como preferem alguns cariocas. Quando tiver de posse destas informações, vou divulgá-las aqui.
A próxima etapa será o levantamento ergonômico da posicão dos ocupantes do veículo.
Quem já conhece o TRILHA 4x4 fabricado em Santa Catarina? Ele é uma Gaiola com Roupa muito bem feita.
E o COMANDO M-4 4x4 Veículo Tubular Brasil/Argentina? Veja em (www.defesa.ufjf.br).
Descobri hoje o fabricante do pneu que eu tinha falado outro dia, era um pneu que vinha nos triciclos , o fabricante é a Maggiom, medida 22- 10 aro 13, só não sei se ainda é fabricado...
Flávio...
No site deles num tem nada e eles nao respondem emails...
confesso que nunca tinha dado muita atenção a estes veículos, mas já estou mudando de idéia.
eu tenho um jeep e gosto de veículos 4x4, sendo que me interessei especialmente por este tópico em razão da pretensão de se fazer uma gaiola traçada.
só achei que existe um pouco de preconceito com relação a eixos rígidos.
vejam que este tipo de eixo, em muitas condições é superior à suspensão independente, por tem muito mais curso.
não pensem que se trata de uma coisa ultrapassada tipo "cj" de quarenta ou cinquenta anos de idade.
muitos carros modernos ainda usam eixos rígidos, vejam o troller, por exemplo.
alguém aqui conhece o esporte "rock Krouling" (acho que é assim que escreve" são jeeps, camionetas e também gaiolas traçadas que sobem obstáculos incriveis, montanhas e rochas e isso só é possível por usarem eixos rígidos, o que aumenta muito o curso da suspensão.
também não posso deixar de mencionar que seria ideal o uso de diferenciais dana 44 em ambos os eixos.
vejam que este problema de "super" redução a que voces se referem, oriundo da existencia de um diferencial central que já reduz e outros dois, também poderia ser resolvido, ou ao menos atenuado.
ocorre que os diferenciais dana 44 podem receber uma infinidade de relações de coroa e pinhão, desde muito curtas, como as 8/43 ou ainda mais, e até extremamente longas, como as das f1000 com relação 13/33.
vejam que a relação 13/33 reduz cerca de 2,5:1, sendo que tal redução praticamente poderia ser anulada pelo uso de pneus bem maiores como 32 ou 33 polegadas, com circunferência muito superior aos originais dos carros pequenos da VW.
é só uma idéia, ou melhor, troca de idéias, espero ter ajudado.
abraços, agora também iteressado em gaiolas traçadas.
como fica a alvanca do câmbio quando se vira o motor, vira também? ou dá para ficar normal, ou seja, a posição de engate das marchas fica virada ou igual ao original?
desculpem a ignorância, mas não conheço tais câmbios.