x
Convex Datacenter
Página 5 de 8 PrimeiroPrimeiro 12345678 ÚltimoÚltimo
Resultados 49 a 60 de 86
  • #49



    Paulo, usou q programa? Rhinoceros?

    Se vc quer 4x4, num esquece de deixar espaço pro cardã (faz uma espécie de tunel central) e pro diferencial dianteiro. Aumenta tb o espaço trazeiro.

  • #50

    Projeto de uma Gaiola 4x4

    Paulo, muito bem! É isso mesmo... Vamos desenvolver aqui um projeto coletivo de uma Gaiola 4x4. O desenho que fiz foi de fato com Rhynoceros. Meu filho, o Paulinho ajudou-me, aliás, fez quase tudo. Baixamos pela internet uma pequena versão deste programa que é só pra gente tirar um gostinho, pois, a versão total tem que ser paga, né?

    Sobre o desenho (esquema), é somente pra gente analisar os trabalhos mecânicos (tração, torção, compressão e flexão) que aturão na gaiola (chassis) em pontos muito importantes: 1-Módulo de fixação das suspensões [Pivôs das molas e amortecedores, balanças e mesas (mesas, cangas ou travessas)] 2-Módulo de acomodação do piloto e do co-piloto, 3-Módulo de acomodação do tanque de combustível, 4-Fixação dos cardins por intermédio de ponte central, e, finalmente, 5-A fixação do motor nos respectivos coxins.
    Faltou alguma coisa? Acrescentem por favor! Vamos mais adiante, precisar de um Engenheiro Mecânico para desenvolver os cálculos e assim podermos dimensionar os tubos e as chapas necessárias ao nosso projeto.

    Abraçaum pra todos e todas tomém, né? Cadê as meninas das Gaiolas? ainda naum conheço nenhuma! Triste isso, né? Assim , com esse monte de homi, vai dar alergia geral!

  • #51

    AGRADECIMENTO!


    Agradecemos aos Moderadores e aos nossos Colegas daqui pela compreensaum e pela colaboraçaum na conquista do título GAIOLAS, aqui nesse Fórum, o qual nos será muito útil no desenvolvimento de nossas idéias e amizades. Também lembramos que ficará muito mais fácil e direto o acesso aos nossos papos, para aqueles que já estavam aqui e também para outros que chegarem a partir de agora. Desta forma, a divulgaçaum do Fórum 4x4brasil será ampliada.
    A flexibilidade e a compreensão de todos nós, em relação à necessidade de socializaçaum, é uma demonstraçaum inequívoca de elevado nível de desenvolvimento intelectual, quer dizer, a cooperaçaum.

    Estou mesmo muito feliz!
    Grande Presente!
    Parabéns a todos nós!


    Paulo Sebastião Ferreira

  • #52

    Falta, sim!

    Pessoal ficou faltando relacionar a(s) bateria(s), o(s) estepe(s), o guincho, o varal para rebocar e se necessário a instalação do sistema de luzes, né?
    É muito importante relacionar tudo, ou o máximo, para que a gente possa estabelecer os parâmetros necessários para os cálculos da estrutura tubular(gaiola) de forma otimizada. A estrutura tubular naum deve ficar superdimensionada (pesada e forte) e nem subdimensionada(leve e fraca). Para tal estou solicitando, entre alguns fabricantes de tubos, as tabelas de cálculo de resistência dos mesmos. Mediante estas informações, o dimensionamento do chassis do veículo poderá ficar mias seguro e correto.

    Mais pra frente descreveremos o sistema de forças e tensoens nas gaiolas e entaum ficará bem mais fácil a compreensaum de um chassis e suas funçoens mecânicas.


    Abraçaum pra todos!

    Paulo Sebastião

  • #53

    Gaiolas 4x4 no Canadá!

    Aí está pessoal, Gaiola 4x4 lá no Canadá pra gente dar uma espiada, né?
    Tem uma solução para suspensoens de longo curso feitas com uns sacos de borracha, muito legal! O site deles vem traduzido para o português de Portugal, ô pá! Ora pois, e lá como cá, tem muitos patrícios...

    Taí um endereço: http://www.funco-motorsports.com

    Braçaum!

    Paulo Sebastião

  • #54
    Chará, esquece essa parte de baterias, tanques, estepes............. esque!!!

    Primeiro vc tem q pensar direitim como vai ficar a suspensao, o motor e o compartimento do piloto. Depois vc vai encaixando as outras coisas.

  • #55

    Suspensaum primeiro?

    Caro Xará, projetar a suspensaum primeiro?
    Por que?

    Todos os carros saum projetados a partir da carroceria, naum é mesmo?
    Será que estou utilizando uma metodologia de projeto imprópria para o nosso caso? A nossa carroceria é o nosso chassis, a gaiola, tudo junto, né mesmo?
    E o peso da "carga" sobre o chassis e, por sua vez, sobre a suspensaum, naum devem ser considerados, primeiramente? Quais os indicadores de resistência nos cálculos da suspensaum se naum for estabelecida a relaçaum entre o peso e o terreno que esse veículo vai rolar? Sendo a gaiola um "peso" considerável desse veículo, naum devria ela ser considerada como base de cáculos? Com o peso da gaiola e tudo o mais que ela "carrega" somado à parte mecânica é que podemos estabelecer a "relaçaum peso/potência" nesse caso, né mesmo?

    Por favor, você poderia responder-nos?

    Abraçaum,

    Paulo Sebastião

  • #56
    Primeiro vc desenha a GEOMETRIA DA SUSPENSAO, depois vc desenha uma gaiola só com a tubulaçao principal, sem muito reforço, adequando ao conjunto básico (motor, suspensao, passageiros...). Depois q vc montar isso, aí vc vai colocando tubos pra aumentar a rigidez. Aí vc depois calcula o peso e a distribuição de massa do conjunto completo (completo mesmo, com tudo isso q vc falou). Apartir daí vc pode dimensionar o conjunto mola/amortecedor...

    Depois vc tiver montado a primeira gaiola sem muita nossao, ai vc ja pode partir pra outra ja mais bem pensada, sabendo onde vai ficar cada coisa.


    Tou participando na construção de um formula (projeto da facudade). A gente primeiro fez um chassi totalmento sobredimensionado, grandao. Agora tamu conseguindo as peças pra montar nele... quando tiver tudo, aí contruiremos outro chassi menor pra acomodar bem todas as peças.

    Irei construir minha gaiola com esse pensamento...

  • #57
    Usuário Avatar de Gustavo Arnaud
    Entrada
    18/11/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    46
    Posts
    69
    Agradecimentos: 0
    IMHO,
    Um projeto desses, que envolve vários subsistemas, vai evoluindo em espiral. Eu seguiria as seguintes etapas:
    1 - Escolha do Powertrain completo - do motor às pontas de eixo - desejado. Com isso vc já vai saber se a gaiola vai ficar com ~200 kg (Mini Baja) ou 800 kg. Motor central, um ou dois passageiros, posição aproximada dessas massas maiores, etc. Só com isso vc já pode ter uma idéia se a sua estrutura vai ter 20 Kg ou 200 Kg, mas tudo aproximado ainda.
    2 - Tipo de suspensão: Facão, Duplo A com braços iguais ou desiguais, McPherson, feixe com eixo rígido, etc. Isto vai te dizer muito sobre pontos de fixação na estrutura, evitando fazer suportes e barras desnecessárias.
    3 - Com os itens 1 e 2, vc já vai estar meio amarrado na definição de bitola e entreeixos. Até aqui, vc faz tudo "ideal". A melhor suspensão, a melhor distribuição de peso, etc.
    4 - Para integrar os sistemas sem perder ergonomia, conforto, segurança, etc, vc começa a otimizar os projetos anteriores: provavelmente vai ter q sacrificar um pouco a suspensão dianteira para ter mais espaço para as pernas, por exemplo. Talvez não tenha a melhor inclinação de kingpin para poder caber freio, barra de direção, eixo de tração, e por aí vai.
    5 - Resumindo, concordo com o Paulo. Mesmo um carro de passeio, os "esboços" de carroceria são feitos levando estes itens, e mesmo assim quase todo desenho de carro novo tem que ter o capu elevado para caber o motor. No caso de uma gaiola, ela é pura consequência das escolhas feitas para os principais subsistemas. É claro que, em um processo de melhoria de projeto em espiral, em prol da segurança, facilidade de fabricação, etc, os subsistemas podem ser um pouco prejudicados para que a estrutura não fique um monstrinho. O problema é: qual o momento ideal de parar de melhorar esta integração e meter a mão na massa?

  • #58

    O Geral e o Particular.

    Td bem?
    Viva 2005, saúde e alegria pra todas e todos, né mesmo?

    Xará e Gustavo, quando eu fazia Desenho Industrial lá no Fundão, quer dizer, na UFRJ, pelos idos de 1975/80, tinhamos uma disciplina chamada Projeto 1, 2, 3 e o 4, o último, era o Projeto de Formatura.
    Essa disciplina era a mais importante do curso de DI, pois, ela servia para o aluno se orientar sobre os vários conceitos de abordagem e de andamento de um projeto.
    No nosso caso, o DI, na grande maioria dos nossos projetos, os humanos fazem contato físico total ou parcial com o objeto que será projetado. Portanto, para o Designer a "estaçaum de trabalho" é a prioridade, e hoje em dia, muito mais ainda, pois os conceitos de segurança saum mais abrangentes a cada ano. Novas interaçoens, com novos conceitos ou novos "acessos" ampliam a abordagem ergonômica.
    Entaum, se utilizarmos aqui um conceito de DI para o desenvolvimento de nosso projeto de gaiola, a escolha a ser seguida deverá ser a da prioridade ergonomica, quer dizer, do conforto e da segurança dos usuários. Desta forma, estaremos considerando, o particular, como núcleo do projeto.

    O geral, quer dizer, tudo ou o todo, a gaiola, deverá ser dimensionado em funçaum do particular, a "estaçaum de trabalho".

    Abraços,

    Paulo Sebastião

  • #59
    Citação Postado originalmente por Flávio Cadore
    E aí gurizada...

    ...usar o motor do Gol a ar não precisa mexer em nada, é só colocar ele na traseira e o motor já vai ficar central que é a posição ideal para o veículo...
    Já para o motor AP de Passat também é show, é só colocar ele na traseira e pronto, já ouvi dizer que gaiola com motor AP fica o demmo...
    Flávio...
    Galera da Gaiola, que tal ver estas possibilidades:

    1) No próprio câmbio do Fusca (ou Brasília), verificar se dá pra desmontar o diferencial a passar a engrenagem da coroa para o outro lado? uma vez eu abri o cambio de minha velha brasilia (quem nao teve uma Brasilia ou Fusca?) e vi que as laterais esquerda e direira do câmbio são extremamente parecidas, acho até que o cambio do Gol BX (a ar) e da Brasília sao o mesmo, porém com a engrenagem do diferencial do outro lado... quem tiver um câmbio destes por aih, acho que vale a pena tentar, pois nao é nada complicado!

    2) usar outro câmbio qualquer, até mesmo o do Fusca ou Brasília, porém usando aquele redutor da kombi antiga... ele inverte a rotação da roda com relação aos semi-eixos da kombi, além de levantar a gaiola uns 20cm ou mais.... (e compensar o cambio que fica longo quando colocamos aqueles pneus maiores) Obs: Existem duas relações de redutores, uma mais reduzida das kombis mais antigas e outra um pouco reduzidas, dos modelos "menos velhos"

    3) (Esta é a melhor de todas!) Que tal usar motor e câmbio transversais mesmo? imaginem uma gaiola com mecanica de Escort (com um AP.1.8) onde o motor fica transversal antre o câmbio e os bancos? nao tem que adaptar nada! mas mesmo assim, pra quem nao tiver afim de sentir um "bafo quente" nas costas (do motor!), pode-se montar o conjunto invertido (câmbio central e motor traseiro) e usar estes mesmos redutores da Kombi... em ambos os casos, o conjunto do motor e cambio nao ficará tao para trás da roda, evitando aquelas pancadas traseiras! usando um conjunto de motor/cambio transversal com redutores da kombi, deve ficar animal! pois ficará alta e com motor "encolhido" para dentro da estrutura.... para a fixação do câmbio, pode ser usado o "trambulador" do Escort Hobby, por ser de cabos de polietileno, podem ser montados em qualquer posição!

    Espero ter ajudado, claro que nunca vi uma gaiola com mecânica transversal... mas creio que deva ficar excelente!

    grande abraço!

  • #60
    Usuário Avatar de Flávio Cadore
    Entrada
    10/03/2004
    Local
    Faxinal do Soturno/RS
    Idade
    55
    Posts
    2,922
    Agradecimentos: 39
    Marcos

    Todos os itens são possíveis...parece ser de outro mundo mas não é....
    Flávio...

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade