É isso mesmo, os semi-eixos serão os cardans e na ponta vai umas engrenagens para aumentar a rotação na entrada do diferencial do Niva ( 4.5:1), se não fizeres isso a gaiola vai dar +/- 28 km/h em quarta e no bucho, aí não dá né....
vc vai usar a gaiola pra que??? trilhas, trial???
não usa o dif do niva não sô!!!! coloca eixo rígido na frente!!! coloca os dois eixos de rural ou jeep!!!!
Postado originalmente por Flávio Cadore
Não dá para usar o AP com a caixa da Volks porque o motor ficaria para fora da gaiola....e não aconselho travar as satélites do diferencial central, para evitar um eventual patinamento de uma roda seria aconselhável em esquema para frear apenas uma roda que estivesse patinando...
se não travar o dif central, vai fika uma bosta... nem vai compençar todo o trabalho de adaptar 4x4....
Postado originalmente por Flávio Cadore
O chassis da minha está quase pronto, quando ficar eu colocarei algumas fotos aqui...
coloca fotos mesmo, to curioso pra ver como tah fikano!!!
Eu vou discordar de vc quanto ao diferencial de Niva, eu quero que a suspensão fique totalmente independente...
E a respeito de travar o diferencial central também, todos os carros off-road modernos tem diferencial centrar, tá certo que eles tem a eletrônica para controlar a tração nas rodas, mas...
Para controlar a patinagem não desejada eu pretendo colocar um disco de freio na entrada de cada diferencial dos eixos, patinou???? é pra já que o freio entra em ação....
Até mais...
Flávio...
Eu vou discordar de vc quanto ao diferencial de Niva, eu quero que a suspensão fique totalmente independente...
E a respeito de travar o diferencial central também, todos os carros off-road modernos tem diferencial centrar, tá certo que eles tem a eletrônica para controlar a tração nas rodas, mas...
Para controlar a patinagem não desejada eu pretendo colocar um disco de freio na entrada de cada diferencial dos eixos, patinou???? é pra já que o freio entra em ação....
Até mais...
Flávio...
Vc quer a gaiola pra que??? velocidade????
Eu estou perguntando, pois suspenção independente, geralmente, eh melhor em automóveis que vão correr....
quanto ao dif. central, se vc for usar em trilhas pesadas, eu ainda penso que seria melhor travar o dif., pois em um lamaçal, vc vai travar o freio quando a gaiola ja estiver patinando, então será uma ação corretiva, mas se tiver travado, será uma ação preventiva...
Se for velocidade, use sem bloquear mesmo que será bem melhor!!!!
isso eh só a minha opinião, vc faz o que vc quizer com a sua gaiola...
E o pior é que a gaiola será para trilha pesada, vou pagar para ver... Mas vou fazer decidido, vamos ver no que vai dar, acredito nos três diferenciais e na "potência" do motor Fiat...
Flávio...
Estou mandando algumas fotos da gaiola. O chassis ainda está inacabado, mas já dá para dar uma idéia do que vai ser....
O motor ainda está no chão, faltando balanças.....
Vou ter que mudar a posição do amortecedor dianteiro, tão inclinado ele não funciona, eu tinha que tentar....mas não deu....
Flávio...
E a respeito de travar o diferencial central também, todos os carros off-road modernos tem diferencial centrar, tá certo que eles tem a eletrônica para controlar a tração nas rodas, mas...
Flavio o proprio Niva tem diferencial central, mas não tem nada de eletronica assim como muitos outros como: Defender, Cherokee Sport Automática, algumas Pajeros, etc...
Eu sei que o Niva tem 3 diferenciais, e ele vai bem numa trilha'!!!
Eu estou louco para ver a minha gaiola andar, por ela ser mais leve eu quero ver o comportamento com os três diferenciais. Será que quando sair uma roda do chão ela ainda vai andar? será que vai parar na hora ou vai andar mais devegar? essas são algumas das perguntas que logo eu saberei as respostas...
Até mais.
Flávio...
Flavio, sua gaiola vai ficar o bixo!!! hehehe, e a suspensao, como vc vai fazer ela ficar independente?, com o diferencial do niva nao é eixo rigido como o do jeep? (desculpa a ignorancia, estou apenas fazendo uma suposiçao)
O diferencial ao qual me refiro é o dianteiro e não é igual ao do Jeep.
É um diferencial bem pequeno, de alumínio, eu já postei um foto dele por aqui, só não me lembro onde.
No Niva ele já é independente....
Ha, eu pretendo vende-la depois de pronta e testada, por uns 3.500,00, se alguém interessar...estamos aí...
Mas primeiro eu quero subir umas rampas por aí, atravessar sangas, valetas e tudo o que vier pela frente....
Flávio...
quanto deve estar custando por aih na cidade de vcs um motor CHT1.6 com câmbio do Escort L ??? será que tá mais caro que o conjunto do Fiat??
alguém poderia mandar para meu e-mail alguns projetos para gaiolas com motor central (motor e cambio transversais instalados na longitudinal) ??
Existe um método mais fácil de "blocar" o efeito diferencial central... dá pra adaptar em cada saída do semi-eixo (que viará cardan) uma coroa daquelas que sao usadas na linha industrial (tipo coroa de moto)...
aih você coloca logo acima do diferencial (paralelo ao sentido de rotação dele) um eixo bi-partido, com um engate por bucha deslizante no meio e uma coroa de em cada ponta... assim, o semi-eixo-cardãn dianteiro transmite seu movimento (por corrente) para a primeira metade do eixo que está girando acima do diferencial enquanto que o outro semi-eixo-cardãn gira a outra metade do conjunto...
quando acionada uma alavanca, a bucha deslizante engara as duas metades deste eixo bi-partido, impossibilitando que cada um gire em uma velocidade diferente e, como estao ligados por corrente de transmissão, vao impedir que os diferenciais trabalhem...
claro que nao é um sistema exemplar para grandes velocidades, além de consumir um pouco de energia do sistema (atrito - peso extra), mas é um "blocante" bem barato, comparado com os trocentos mil e tantos reais de um air-locker....