Postado originalmente por
Fernando B.
Este problema na verdade é uma regra para Gaiolas! Acredito que praticamente todos gaioleiros que coloquem motor Ap na gaiola com caixa de fusca, brasilis, variante, etc tem este mesmo problema, ainda mais se tiver o pé pesado, que também é bem provável.
Eu também já quebrei várias caixas, tenho uma coleção de diferenciais quebrados. Engrenagem da ré, é só dar uma apertadinha que estoura.
Esta caixa do fusca e derivados, não foi projetada para um motor Ap, ainda mais com pneu off road e bem maior que o original, então se você for parar pra pensar tem tudo pra dar errado.
Ao meu ver existem algumas opções:
- Colocar a caixa da kombi diesel, que é bem mais resistente, porém é cara e difícil de achar;
- Manter a caixa original e colocar uma redução de kombi, o que diminuiria o esforço da caixa ou
- Trocar a caixa por uma caixa de AP, porém aí você teria que inverter o conjunto, ou seja, colocar o motor na frente da caixa, pois não tem como inverter o sentido de rotação da caixa do AP.
- Teria ainda uma quarta opção que seria usar a caixa do AP em conjunto com as reduções da kombi.