x
Convex Datacenter

Hybrid View

Usuário Avatar de fabriciosimonini
    Entrada
    10/11/2010
    Local
    Brotas./SP
    Agradecimentos: 9

E ai Úxio! No relato acima, você não especificou, mas acredito que a bomba faça parte do conjunto do motor da S10 (doadora), é bem estranho esta "quebra" pois se trata de uma peça bem resistente, pois já foi feita para "aguentar o peso" do motor diesel e pneus de aro 16".

Como você usa Pneus maiores e o sistema de direção é exigido ao Máximo nas trilhas, optaria por uma peça nova!, não acredito ser desnecessário substituir por uma bomba mais "parruda", o que implicaria em adaptar um novo suporte, enrolação do mecânico, aborrecimento etc...

Uma bomba mais parruda talvez sobrecarrega-se a caixa de direção, que salvo engano, você utiliza uma ZF, que já é bem reforçada.

No meu Jeep eu utilizo a mesma caixa ZF, pneus 33" rodas 15x10 de ferro, com alargadores de 5cm, maciços, feitos em aço, devem pesar uns 5kg cada um!

Quando montei meu Jeep, mandei recondicionar a caixa de direção, que ainda funcionava bem, mas apresentava vazamentos, o serviço foi feito há 3 anos, custou R$300,00, e até agora tem funcionado muito bem.

A minha bomba de direção também é ZF, original do motor A.P 2.0 que tenho em meu Jeep, que também apresentava vazamento, tentei retificá-la juntamente com a caixa, mas não foi possível, além de vazamento, foi constatada uma folga interna no "eixo" da roldana onde "passa" a correia (parte em preto na peça).

Então comprei outra bomba num desmanche por R$150,00, não tem vazamento, e está funcionando perfeitamente até hoje.

segue a foto da danadinha!

Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-img_0014.jpg

Mesmo esta bomba sendo "pequena" em relação a caixa ZF, dá muito bem conta do recado. Lembrando que a caixa do VW Santana é mais frágil e exige bem menos da bomba hidráulica.

Espero ter contribuído, pelo menos suscitando dúvidas a respeito do tema, que está de minha parte, inteiramente aberto a "novas ideias", trata-se apenas de um relato pessoal .

Grande Abraço!

Usuário Avatar de uxio69
    Entrada
    24/03/2010
    Local
    Salvador/BA
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por fabriciosimonini Ver Post
    E ai Úxio! No relato acima, você não especificou, mas acredito que a bomba faça parte do conjunto do motor da S10 (doadora), é bem estranho esta "quebra" pois se trata de uma peça bem resistente, pois já foi feita para "aguentar o peso" do motor diesel e pneus de aro 16".

Como você usa Pneus maiores e o sistema de direção é exigido ao Máximo nas trilhas, optaria por uma peça nova!, não acredito ser desnecessário substituir por uma bomba mais "parruda", o que implicaria em adaptar um novo suporte, enrolação do mecânico, aborrecimento etc...

Uma bomba mais parruda talvez sobrecarrega-se a caixa de direção, que salvo engano, você utiliza uma ZF, que já é bem reforçada.

No meu Jeep eu utilizo a mesma caixa ZF, pneus 33" rodas 15x10 de ferro, com alargadores de 5cm, maciços, feitos em aço, devem pesar uns 5kg cada um!

Quando montei meu Jeep, mandei recondicionar a caixa de direção, que ainda funcionava bem, mas apresentava vazamentos, o serviço foi feito há 3 anos, custou R$300,00, e até agora tem funcionado muito bem.

A minha bomba de direção também é ZF, original do motor A.P 2.0 que tenho em meu Jeep, que também apresentava vazamento, tentei retificá-la juntamente com a caixa, mas não foi possível, além de vazamento, foi constatada uma folga interna no "eixo" da roldana onde "passa" a correia (parte em preto na peça).

Então comprei outra bomba num desmanche por R$150,00, não tem vazamento, e está funcionando perfeitamente até hoje.

segue a foto da danadinha!

Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-img_0014.jpg

Mesmo esta bomba sendo "pequena" em relação a caixa ZF, dá muito bem conta do recado. Lembrando que a caixa do VW Santana é mais frágil e exige bem menos da bomba hidráulica.

Espero ter contribuído, pelo menos suscitando dúvidas a respeito do tema, que está de minha parte, inteiramente aberto a "novas ideias", trata-se apenas de um relato pessoal .

Grande Abraço!
    Oi Fabrício, valeu pelo post.

Parti para uma bomba nova.

Conversei com alguns colegas que precisaram trocar essa bomba. Antes eles tinham colocado de marcas genéricas (DHB, LNG, etc.), mas quem colocou dessas marcas, teve problema com menos de 1 ano de uso.

Como no Galego uso pneus 37" e rodas 17", não arrisquei comprar uma genérica e parti pra original MWM. Custou 50% a mais que a genérica, mas pelo menos tem 1 ano de garantia e a tranquilidade de ser original. O código MWM é 7002657C1.

Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-galego-1.jpg
    CAPETA - Troller T4, 02/02, MWM 2.8 TDI
    Ex-ABUTRE - Pajero
    Full 10/11 Diesel 5p 272cv by Reiko
    Ex-GALEGO - Engesa Fase II MWM 2.8 TD (Click e confira)

Usuário Avatar de uxio69
    Entrada
    24/03/2010
    Local
    Salvador/BA
    Bomba da direção já no lugar

Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-galego-2.jpg
    Ex-ABUTRE - Pajero

Usuário Avatar de uxio69
    Entrada
    24/03/2010
    Local
    Salvador/BA
    Comprei tb o filtro racor da MWM. Pensei que racor fosse uma marca específica de filtro, mas é o nome desse tipo de filtro.

O código MWM só do elemento filtrante é 905411510019.

O código MWM para o filtro com o suporte (completo) é 905410500095.

Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-galego-6.jpg
    Ex-ABUTRE - Pajero

Usuário Avatar de uxio69
    Entrada
    24/03/2010
    Local
    Salvador/BA
    Código do filtro completo

Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-galego-5.jpg
    Ex-ABUTRE - Pajero

Usuário Avatar de uxio69
    Entrada
    24/03/2010
    Local
    Salvador/BA
    Filtro instalado.

Meca sugeriu colocar uma bomba auxiliar entre o tanque e o racor, pra não forçar tanto a bomba primária. O que vcs acham?

Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-galego-3.jpg
    Ex-ABUTRE - Pajero

Citação Postado originalmente por uxio69 Ver Post
    Filtro instalado.

Meca sugeriu colocar uma bomba auxiliar entre o tanque e o racor, pra não forçar tanto a bomba primária. O que vcs acham?

Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-galego-3.jpg
    eu coloquei na minha f1000 entre a bomba alimentadora (eletrica) e o filtro do motor, e a pressão fez as guarnições do filtro saltarem para fora, então tive que colocar ele antes da bomba (entre a bomba e o tanque) tem a vantagem de o diesel passar já filtrado pela bomba,
    4X4 Brasil
    fordtruckbr.

Usuário Avatar de uxio69
    Entrada
    24/03/2010
    Local
    Salvador/BA
    Não gostei muito como ficou a parte inferior do filtro. Tá propenso a danos causados por pedras, paus, etc.

Vou estudar com o meca como proteger melhor.

Engesa Fase II - "GALEGO" - MWM 2.8 TD-galego-4.jpg
    Ex-ABUTRE - Pajero

Na D-40 a parte inferior é de vidro, como o seguro morreu de velho tenho 1 de reserva na caixa de ferramentas. A bomba de transferência pode ser elétrica desde que se use um regulador de pressão. Não sei se seu bloco possui onde colocar a bomba de transferência mecânica.
    F-250 XLT-L - Sujinha
    D-40 Perkins Q-20B 4

Usuário Avatar de Marcus Brandão
    Entrada
    13/01/2012
    Local
    Brasilia/DF
    Agradecimentos: 0
    Acho que não tem lugar pra bomba auxiliar no bloco. A idéia da bomba elétrica monitorada acho legal mas experimente rodar sem auxiliar. Acho que não vai forçar tanto a bomba. Na Grand Blazer não tem bomba auxiliar e não faz falta mas quando comprei estava com um sistema de filtro que realmente estrangulava o motor. Observe antes de gastar.

Na sujinha tem o local e os cames para a bomba de transferência, mas não tem a bomba. Diz o bombista que colocar aumenta a vida da bomba e meu filtro é o original da 250 e funciona normal.
    F-250 XLT-L - Sujinha
    D-40 Perkins Q-20B 4

Usuário Avatar de uxio69
    Entrada
    24/03/2010
    Local
    Salvador/BA
    Citação Postado originalmente por GCCarneiro Ver Post
    Na D-40 a parte inferior é de vidro, como o seguro morreu de velho tenho 1 de reserva na caixa de ferramentas. A bomba de transferência pode ser elétrica desde que se use um regulador de pressão. Não sei se seu bloco possui onde colocar a bomba de transferência mecânica.
    Citação Postado originalmente por Marcus Brandão Ver Post
    Acho que não tem lugar pra bomba auxiliar no bloco. A idéia da bomba elétrica monitorada acho legal mas experimente rodar sem auxiliar. Acho que não vai forçar tanto a bomba. Na Grand Blazer não tem bomba auxiliar e não faz falta mas quando comprei estava com um sistema de filtro que realmente estrangulava o motor. Observe antes de gastar.
    Citação Postado originalmente por GCCarneiro Ver Post
    Na sujinha tem o local e os cames para a bomba de transferência, mas não tem a bomba. Diz o bombista que colocar aumenta a vida da bomba e meu filtro é o original da 250 e funciona normal.
    Valeu GCCarneiro e Marcos.

Fiz a Trilha de Cangurito no feriadão, e em nenhum momento percebi qualquer falha na alimentação.

Então, por enquanto, vou descartar a bomba auxiliar.
    Ex-ABUTRE - Pajero

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Engesa FII - GALEGO
      Por uxio69 no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 4
      Última resposta: 29/07/2011, 19:58
    2. engesa fase I
      Por Ismar Leal Machado no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 9
      Última resposta: 04/12/2008, 08:52
    3. Engesa Fase II
      Por gwegbecher no fórum Compram-se Veículos
      Respostas: 4