Só o fato da maquina estar regulada a ponto de não ter respingos (resultante de tensão alta demais ou eletrodo úmido) e o cordão não estar alto (sinal de pouca penetração resultante de mão muito rapida ou baixa tensão) ta bom.
Preciso é treinar mais, controlar melhor a velocidade da mão e acertar essa direção.
Mas já vi soldas aqui no fórum de gente que contratou soldador que se dizia profissional e que o trabalho ficou um desastre. Sem penetração, torta, puro depósito de material...
Então acho que nós, soldadores de fim de semana, ainda temos salvação. 8-)
Eu vou pesquisar esta maquina que comprou, mas me fala dela ai... Por que comprou esta???
Comprei pq o pai de um amigo faleceu, comprou ela e nunca usou, meu amigo vendeu barato.
Mas outros fatores que analisei. Meu pai utiliza um Bambozzi na empresa dele que tem seus 35 anos ou mais, daquelas que nem tem aquela borboleta de regulagem, são trocentos conectores. Nunca deu pau.
Tem uma outra Bambozzi também, 250A (modelo similar a minha) tem mais de 15 anos e nunca deu pau também. Já soldou desde chapa fina até reforço do chassis do meu antigo jeep. Logo atende minha necessidade.
Agora pelo que pesquisei, é comum elas virem faltando coisas. Vou te falar oq tive que fazer na minha.
- Colocar cabo de força.
- Chave liga e desliga.
- Garra negativa.
- Aumentar os cabos da garra negativa e porta eletrodo (os que vem são curtos).
A mascara que vem é simples de tudo, vc tem que soldar com 1 mão só. Eu acostumei com esse tipo pois meu pai sempre usou dessas, então não vou trocar.
E fiz aquele martelinho ali pra tirar as cascas da solda, fiz com uma barrinha de ferro e uma lima velha que quebrei e trabalhei no esmeril. É importante que você tenha uma escova de aço também.
Existe uma lenda que as máquinas boas tem o tranformador de cobre, todas que falei são de aluminio e não dão pau.
Mas isso é lenda, a unica diferença é que como a resistencia do cobre é menor, então no aluminio o fio tem que ser mais grosso pro tranformador não esquentar. Mas as empresas que fabricam já prevem isso, então a diferença é que as máquinas de cobre são um pouco maior e um pouco mais pesadas.
Agora dica mais profissa, só com o professor mesmo.