
Postado originalmente por
Jeanilson
Samukanvas,
E como seria o abastecimento?
Uma caracteristica do GLP é que ele se liquefaz (torna-se líquido) à pressões relativamente baixas. Daí o nome:
Gás
Liquefeito de
Petróleo.
Então no cilindro sempre terá líquido na parte de baixo e gás na parte de cima. Por isso que a saída do botijão é na parte de cima e não é recomendado a sua utilização deitado.
Na utilização que você está pensando em fazer na sua viatura (que acredito que não será passeios lights em estradinhas de terra

), o líquido vai ficar se agitando dentro do cilindro com risco de ser captado pela saída para o kit, e em caso de capotamento o líquido com certeza vai ser sugado para o motor, já que nesse caso a saída do cilindro ficaria para baixo.
E qual o risco disso? A fase líquida do GLP é
300 vezes mais densa do que a fase gasosa, e se esse líquido for mandado para o motor ele tenderá a se expandir, aumentando absurdamente a pressão nas linhas de alimentação com riscos de rompimentos e vazamentos.
Os kits de conversões existentes no mercado nacional para empilhadeiras não possuem proteções para a entrada de líquido na linha pois no uso normal da empilhadeira (ambientes totalmente planos e em baixa velocidade) o risco de agitação do cilindro é quase nula. Não sei se esse kit importado que você mencionou possui alguma proteção desse tipo.
E temos que pensar também na manutenção. Em caso de vazamento em qualquer parte, o gás tenderá a se espalhar pelo ambiente, dificultando a localização do problema, ao contrário da gasolina ou diesel em que se forma uma poça facilmente identificável. Além disso, se esse vazamento acorrer em ambiente fechado, como por exemplo em uma garagem, bastará uma fagulha elétrica, como na ignição do motor ou ao ligar a luz, para inflamar o gás vazado e mandar literalmente tudo pelos ares

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Espero que tenha ajudado com essas explicações e alertas sobre a escolha do combustível em seu projeto

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