x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 15

Tópico: "Smurf" CJ3A

  • #1

    "Smurf" CJ3A




    Entrei no Frota (normalmente só frequento o forum de mecânica CJ) com a idéia de escrever sobre o Smurf mas, quando entrei e vi que só tinha jeep monstro, quase desisti. Mas pensei melhor e vi que tem muita gente que tem as mesmas dúvidas que tive, então resolvi encarar. Meu Jeep:

    "Smurf" CJ3A 1951
    Powertrain:
    Motor GM151
    Filtro de ar do Uno
    Ventoinha mecânica
    Câmbio Chevette 5m
    Flange não Deeptec
    T-Case Willys

    Freios:
    MDS (a disco) dianteiro e traseiro, pinças de kombi na frente e Kadett atrás
    Cilindro mestre F-1000 92 em diante
    Servo-freio do Opala antes de 1979
    Pedaleira de Opala

    Suspensão:
    Feixes idealizados por mim e fabricados pelo moleiro: não são da Toy, ficaram PnP no meu jeep. Usam 3 molas no eixo dianteiro e 6 (por enquanto) no traseiro. Muito em breve diminuirei a quantidade das molas traseiras para 3 ou 4. As molas são bem mais espessas que as originais e as traseiras estão muito duras.

    Direção:
    Caixa (setor) de Gol mecânico, coluna de direção do Uno. Para fazer manutenção nos terminais da direção é um pouco complicado pois, como meu jeep e SPUA mas tem uma barra ligando as duas rodas, fica difícil montar esta barra. Normalmente tenho que levantar um lado do jeep.

    Sistema elétrico:
    Comandos de seta do Uno, caixa de fusíveis do Gol mais antigo (com 16 fusíveis). O esquema elétrico foi desenhado por mim, pois eu nem sabia qual fusível deveria controlar o quê. Usei da melhor maneira que podia, e coube tudo que meu jeep tem, com sobra.

    Planos futuros (nesta ordem):
    Primeiro: colocar o jeep em pé, andando e freando.
    Montar painel instrumentos, possivelmente com Totem no lugar do velocímetro.
    Construir gaiola.
    Colocar motor AP.

    A idéia inicial era ter um carro barato, valente e com estilo, pra usar no dia-a-dia. Até criei o tópico Jeepeiros do dia-a-dia (http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=29235) pra pegar relatos do que fica melhor em um carro tão, digamos, "característico" quanto o Jeep.

    Quanto a ser barato, desisti rápido deste conceito, porque tudo é caro. Peça pra Jeep é cara. Peça no desmanche é cara. Mão de obra boa é cara. Se alguém que está pensando em comprar um jeep ler isto, saiba: é tudo caro! Pelo menos é um carro muito carismático: todos os meus vizinhos me conhecem por causa do Smurf.

    Comprei meu jeep em Julho de 2006 (há dois anos!) por 4000 reais. Era um drama: Motor de chevette, caixa de chevette (sem t-case!), freio de chevette com tambor nas 4 rodas, chassi empenado, lataria 50%, suspensão torta.O jeep estava há alguns meses ao tempo, tudo enferrujado. Teve um deslizamento de terra, o jeep tava parte soterrado quando fui buscar.

    Em uma primeira visita ao mecânico, gastei uns 700 reais só pra botar tudo pra funcionar e ver que tudo estava uma droga. Foi colocada uma parte elétrica meia-bomba e uma ajeitada no freio.

    Depois disso, comecei eu mesmo a consertar as coisas: refiz a suspensão, coloquei freio a disco dianteiro. Continuou ruim, pois o chassi estava torto, o cardan mal montado e o motor muito fraco (http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=24486).

    Mandei pra outro mecânico que me cobrou relativamente pouco, mas deu muita dor de cabeça. O que foi feito: troca de motor por GM151, colocação de caixa de direção de Santana, lanternagem geral, desempeno do chassi, colocação de t-case. Tudo ficou por uns 1500 reais de MO+uns 2500 de peças, mas perdi mais de um ano sendo enrolado pelo mecânico. Com o tempo que o jeep ficou parado, parte das peças novinhas que comprei (servo-freio, por exemplo) estragou por ter sido usado e deixado seco por mais de um ano.

    Gastei mais 700 reais na pintura (uma bagatela, a pintura ficou muito boa) e fiquei com um jeep pronto pros ajustes finais. As cores escolhidas foram o azul pra carroceria e rodas brancas, como os Smurfs (antigo desenho animado dos duendes azuis com sapatos brancos). Daí veio o nome.

    Continuei eu definitivamente a montagem do Smurf: Tanque de gasolina novo, ignição eletrônica, freio, radiador, parte elétrica montados por mim.

  • #2
    Um pouco do "antes"...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos "Smurf" CJ3A-2006-12-25-natal-006.jpg   "Smurf" CJ3A-3179682.jpg   "Smurf" CJ3A-imagem002.jpg   "Smurf" CJ3A-torto06.jpg  

  • #3
    Um pouco de "depois".
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos "Smurf" CJ3A-image001.jpg   "Smurf" CJ3A-image002.jpg   "Smurf" CJ3A-image003.jpg  

  • #4
    Usuário
    Entrada
    29/02/2004
    Idade
    47
    Posts
    136
    Agradecimentos: 0
    Muito legal essa combinação de azul com rodas brancas. E o preço da pintura foi de barbada heim?

  • #5
    Usuário Avatar de valdir rainer
    Entrada
    26/09/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    65
    Posts
    1,570
    Agradecimentos: 0
    Olá Felipemendes,para bens pelo seu jeep.
    Você teve bom gosto na cor e no nome do seu jeep.
    Eu sou suspeito em falar,mas acho o cj3 o modelo de jeep mais bonito que tem.
    Você pode reparar que mesmo ele estando mal cuidado,mesmo assim ele é charmoso.
    Coloca mais fotos dele pra gente ver.
    Um abraço.

  • #6
    Usuário Avatar de Th Cerga
    Entrada
    03/05/2004
    Local
    Região de Campinas/SP
    Posts
    619
    Agradecimentos: 0
    Parabéns pela viatura...

    Como disse o Valdir...um CJ3, até judiado, é charmoso. Estou a procura de um "51" para dixa-lo nesse estilo Old School (cor solida com rodas brancas).

    Sucesso...

  • #7
    Usuário Avatar de Rodrigo Baratti
    Entrada
    19/06/2005
    Local
    Maringá/PR
    Idade
    49
    Posts
    4,204
    Agradecimentos: 23

    Confraria Do Cj3a

    Até que enfim o Smurf ganhou um tópico!! Parabéns pela viatura!
    Qdo vi as fotos que vc postou há um tempo atrás não fazia idéia da saga que foi montar o Smurf.

    Seu power train está exatamente com a mesma receita do Mula.
    Só uma pergunta: porque o AP??

    []

  • #8
    Usuário Avatar de Supercharger
    Entrada
    20/05/2004
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    50
    Posts
    1,987
    Agradecimentos: 16
    Muito feliz a escolha da cor, ficou muito "vivo" o carro.
    A coluna de direção está envolvida com tubo de PVC?

    Parabéns pelo jipe.

    []´s
    Gustavo.

  • #9
    Pra quem nao viu o Smurf esta de gaiola agora!!!
    .Fotos.
    Gaiola muito polemica por sinal...
    []´s
    FILIPE BARROS
    Turma do Esmeril 4x4


  • #10
    Usuário Avatar de Andrezão4x4
    Entrada
    22/04/2007
    Local
    São Paulo - ZL/SP
    Idade
    50
    Posts
    426
    Agradecimentos: 0
    Olá Felipe!!! Realmente o CJ3A é uma viatura muito bonita!!! O seu está muito bonito!!! Ví a polêmica gaiola que vc mandou fazer, entendí sua explicação sobre os motivos da mesma, acredito que sua idéia não é fazer trilha, certo? Como item de segurança não deve ser muito eficaz. No mais, cada um monta seu jeep do jeito que quiser. Parabéns pelo "Smurf"
    []
    André.
    CJ5 MERCENÁRIO - Desde o início
    STAY PUFT - AMAROK
    HIGHLINE

  • #11
    Como disse o Loiro, "polêmica" é a palavra
    certa.
    Não pretendo fazer trilha pesada, é fato. Porém, caso fosse, haveriam duas pessoas dentro do jeep. E, nos bancos dianteiros, acho a proteção boa. Poderia ficar melhor se eu conseguisse fazer um triângulo atrás dos
    bancos, mas não teria espaço pra eu entrar no jeep, pois os bancos teriam que ficar muito pra frente. Caso eu bote 4 pessoas dentro do jeep, será para passeios e, pra isso, acho que a gaiola protege bem.

    Pra quem chegou agora, a referida gaiola foi feita de tubos de escapamento, 2"x2,5mm, galvanizados, dobrados a frio e soldados com MIG. A gaiola é presa à carroceria (ainda estou pensando se fixo ao chassi ou não) por meio de 6 parafusos 1/2" com comprimento suficiente pra, caso eu queira prender ao chassi, dê pra colocar uma chapa de 3/8".
    No tópico citado pelo Loiro, o mestre Leopoldo falava como fabricou uma gaiola de eletroduto de mesmas dimensões do tubo da minha gaiola e como o cara (não o Leopoldo) rolou ribanceira abaixo e a gaiola ficou inteira (com ocupantes vivos lá dentro). Felizmente não pretendo fazer um "crash test" parecido na minha gaiola, mas realmente acho que tá resistente à beça, ou eu mesmo não usaria.

    A gaiola toda custou L$1500 e ficou pronta em 1 semana. Agora, quando eu tiver tempo, vou colocar uma cobertura de poliuretano em toda a gaiola. Pra isso, terei que fazer uns moldes baseados em tubo de PVC e usar daquele poliuretano que vende tipo um spray, que expande e vira uma espuma.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos "Smurf" CJ3A-gaiola01.jpg   "Smurf" CJ3A-gaiola02.jpg  

  • #12
    se tivesse uma capota preta ia ficar parecido com uns jeeps que faziam parte da frota de serviço da varig nos aeroportos...

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade