x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 19

História de mais um Jeep torto

É melhor eu começar do começo pra chegar no problema.

Comprei um CJ3 tempos atrás, e o estou reformando aos poucos. Ele chegou bem ruim: tortinho, rodas de tamanhos diferentes, feixes cansados, mecânica de chevette sem 4x4 (caixa ligada direto no cardan traseiro), pivot do diferencial não paralelo ao eixo de saída da caixa de marcha, etc.

O cardan (estamos chegando onde vai a pergunta) está sem a junta telescópica, por isso está trabalhando um tantinho prensado ou empurrando a caixa e o motor pra frente. Claro qu eu evito andar com o jeep nessas condições, mas, como ele já tá quase a ponto de poder ir sem ser rebocado pra reformar o cardan, vai ficando assim mesmo.

Algum tempo atrás troquei os feixes dianteiros, o jeep ficou um pouco menos torto. Hoje finalmente botei todos os pneus do mesmo tamanho e observei que o coitado continua adernado pro lado do motorista. De curiosidade, levantei o lado que tava mais baixo, colocando o macaco embaixo do eixo, entre a sapata de mola e a roda traseira esquerda. Cheguei até o fim do curso do macaco, e o jeep CONTINUOU TORTO !!! Levantou a traseira quase toda (não medi do outro lado, mas com certeza subiu também). Mais um detalhe importante: o eixo parece estar descentralizado, o lado direito está maior que o esquerdo (resolverei isso quando mexer nos feixes traseiros).

Matutei sobre o assunto, e minha teoria é a seguinte: como o cardan não tem junta telescópica e não está paralelo ao jeep (a caixa de chevette está centrada, e o diferencial é deslocado pra direita), ele estaria forçando uma condição mais rígida da suspensão traseira, não permitindo o movimento do lado esquerdo do eixo traseiro.

Depois de todo esse blá blá blá, a pergunta é a seguinte: reformando o cardan vai resolver ou diminuir o problema? Quero dizer, *este* problema, já que os problemas do jeep estão iguais a escândalo no Governo: quanto mais procura, mais aparece...

Há algo mais que posso fazer pro jeep ficar um pouco mais reto?

Lendo minha própria msg, vi que o eixo pode estar torto porque o cardan o está empurrando pra direita, então um problema já tem solução. Quanto a estar adernado, ainda não sei.
    Abraço a todos!

Usuário Avatar de DJunior
    Entrada
    19/01/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 0
    Felipe,

Dá uma boa olhada no alinhamento do chassi!!!!!! Se ele estiver torto, não adianta acertar o resto que ele vai continuar torto!!!!

Boa sorte.

Dirceu

Citação Postado originalmente por DJunior Ver Post
    Dá uma boa olhada no alinhamento do chassi!!!!!! Se ele estiver torto, não adianta acertar o resto que ele vai continuar torto!!!!
    Dei uma olhada como pude sem nenhum equipamento: coloquei a direção no meio e vi que as rodas de trás não estão exatamente atrás das da frente, mas estão respeitando a descentralização do eixo. Imagino que não esteja empenado... Desempenar chassi é meio caro, não???

Abraço!

Usuário
    Entrada
    15/12/2006
    Felipe, aproveitando a mensagem do DJunior, se seu Jeep estiver sem a carroceria, fica mais fácil saber se o chassis apresenta alguma irregularidade. Usando uma trena, messa o comprimento das duas diagonais (em X) formadas entre duas travessas que unem as longarinas. As duas medidas devem ser iguais. Também esamine o alinhamento das longarinas. Se o chassis estiver todo desmontado, coloque-o sobre uma superfície plana e veja se os suportes de jumelos e de molas têm a mesma distância ao chão. Estas medidas devem ser iguais para cada par de suportes.

Não sei se o problema de seu Jeep é com o chassis, mas este procedimento pode ajudar a tirar algumas dúvidas.

Espero ter ajudado.
    Abraços e boa sorte.

Banido
    Entrada
    05/11/2006
    eai Felipe faça a medição do caster do cubo dianteiro ao traseiro havendo diferença examine a fixação dos eixos, estando correta,examine a fixação das travessas para ver se não estão abertas, se estiver tudo correto, com certeza chassi empenado vai ter que deixar o chassi pelado e tirar o nivel para localizar o desnivel , já que o jeep pende pra um lado

boas

Question Ai, ai, ai...

Citação Postado originalmente por PIRATADOM Ver Post
    eai Felipe faça a medição do caster do cubo dianteiro ao traseiro havendo diferença examine a fixação dos eixos, estando correta,examine a fixação das travessas para ver se não estão abertas, se estiver tudo correto, com certeza chassi empenado vai ter que deixar o chassi pelado e tirar o nivel para localizar o desnivel , já que o jeep pende pra um lado

boas
    Obrigado pelo passo a passo (e obrigado Dirceu e Gilberto), mas não entendi algumas coisas: o caster do cubo dianteiro não é necessariamente diferente do traseiro no caso do CJ3A? Pergunto pq os jumelos da frente são na frente e de trás são atrás. Onde exatamente é a fixação dos eixos? Seriam os suportes dos feixes? Travessas são as vigas entre os dois lados do chassi?

O jeep está com carroceria, vou ter que me enfiar embaixo dele pra medir. Nada demais, só vai ser um pouco mais incômodo.

Sem querer duvidar dos amigos, mas ainda estou intrigado: o chassi, mesmo empenado, pode levantar de um lado e "carregar" o outro junto?

, esqueci de dizer uma coisa: os feixes também não estão exatamente perpendiculares ao chassi, mas sim acompanhando o desalinhamento do eixo traseiro. Depois que consertar o cardan, pretendo curvar um pouco os feixes traseiros (sei que ninguém aprova, sei que é ruim, mas não vou gastar mais que o suficiente agora) e montar um deles na posição invertida (de trás pra frente), pra ver se o desalinhamento de um lado anula o do outro. Além disso, novas buchas e jumelos. Depois disso tudo, se ainda estiver torto, é sentar e chorar...
    Abraço a todos, prevendo muita dor de cabeça...

Usuário Avatar de DJunior
    Entrada
    19/01/2006
    Local
    São Paulo/SP
    Citação Postado originalmente por felipemendes Ver Post
    Obrigado pelo passo a passo (e obrigado Dirceu e Gilberto), mas não entendi algumas coisas: o caster do cubo dianteiro não é necessariamente diferente do traseiro no caso do CJ3A? Pergunto pq os jumelos da frente são na frente e de trás são atrás. Onde exatamente é a fixação dos eixos? Seriam os suportes dos feixes? Travessas são as vigas entre os dois lados do chassi?
    Felipe,

Não entendi nada dessa salada: Caster com a posição dos jumelos, com a fixação dos eixos, com o suporte dos feixes, com as travessas e/ou vigas do chassi.

Coloca umas fotos de toda essa tortura do jeep que fica mais fácil de verificar as possíveis causas...

Dirceu

Citação Postado originalmente por felipemendes Ver Post
    ... O cardan (estamos chegando onde vai a pergunta) está sem a junta telescópica, por isso está trabalhando um tantinho prensado ou empurrando a caixa e o motor pra frente ...

... (a caixa de chevette está centrada, e o diferencial é deslocado pra direita) ...
    Eu acho que a muvuca tá aí.
    []'s

Usuário Avatar de Bruno Machado
    Entrada
    16/08/2006
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Citação Postado originalmente por enio chagas Ver Post
    Eu acho que a muvuca tá aí.
    []'s
    Felipe,

Prá reformar um jipe, ainda mais um que já veio, com vc disse, tortinho,
    o correto seria começar desmontando ele todo: retirar a carroceria, o motor,caixa e eixos, e começar verificando o chassis: alinhamento, trincas, ferrugem e etc. Depois revisão de motor, caixa, eixos, suspensão, freios. Em seguida carroceria e elétrica. finalmente bancos, cintos, pneus e etcs.
    MAAAAS, ninguém que está começando faz isso, vc não fez, e já está num outro estágio da reforma, então não adianta chorar - pelo menos por enquanto.
    Antes de mais nada, retire o cardã e o abandone num canto da oficina por enquanto. Depois vc irá precisar de pedaços dele. Mas não ande com um cardã sem luva elástica, vc está destruindo componentes do seu jipe (suportes de motor e caixa, a caixa, o diferencial, e mais alguns etcs)
    Faça as medições que o Gilberto Ambiel sugeriu por baixo do jipe, e dê uma boa inspecionada atrás de trincas, ferrugens. Peça ajuda a um meca de confiança. Aproveite que está embaixo dele e verifique a situação dos calções de carroceria, costuma estar faltando calço, ou então uns enormes de um lado e nada o outro... Não duvide da capacidade de fazer porcaria dum sujeito que coloca cardã sem luva elástica... Troque os calços de carroceria, se for o caso.
    A medição vai ficar uma m&rd@, mas dá prá ter uma noção se tem empenamento grosseiro. Se tiver trincas, empenamentos ou podres de ferrugem visíveis, desmonte tudo e comece a reforma do chassis. Se não tiver nada visível, reze bastante e siga...
    Uma sugestão: tem algumas coisas que vc deverá, OBRIGATORIAMENTE, fazer antes de rodar com o jipe, e que podem estar entortando o bixim. Comece por elas!

- consiga 4 pneus de igual medida e desgaste, de preferência de mesma marca (não precisa comprar por enquanto, se tiver como conseguir emprestado, tá valendo. A sugestão abaixo é um dia de trabalho, com muita folga), retire o cardã, reboque o jipe até um moleiro, mande retirar os 4 feixes de molas, jumelos, buchas e etcs, desmonte os feixes, inspecione cada mola, troque tudo que estiver +/-, arqueie os feixes, monte os feixes no jipe. Se o jipe endireitar, vc é uma pessoa de sorte, o chassis não está empenado, ou está só um pouquinho... Caso contrário, reboque o jipe de volta prá oficina (sua casa?) e comece a desmontá-lo para ter o chassis peladinho prá desempenar... Mas não se desespere, nem ponha fogo no jipe , não é tão ruim quanto parece, apenas vai demorar mais tempo e custar mais caro...

Vc deve estar pensando: e o cardã?

Primeiro, uma pergunta: vai recolocar o 4x4 na viatura, ou vai deixar assim, 4x2?
    - Se vai colocar 4x4, tem de instalar a caixa de transferência primeiro, incluindo adaptá-la à caixa de chevette ou trocando a caixa de marchas por uma de jipe, para depois ter as medidas dos cardãs diant e tras;
    - Se não vai colocar 4x4, pergunto: prá que vc quer um jipe?

[ ]'s

Usuário Avatar de Bruno Machado
    Entrada
    16/08/2006
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Ah, e esse negócio de inverter feixe de mola prá ver se um erro contrabalança o outro não dá certo. Dois erros não somam um acerto, falow?
    [ ]'s
    4X4 Brasil

Felipe,

Comentários apenas sobre o alinhamento do chassis:

veja no site bicho do mato, instruções sobre reparos em chassis http://www.bichodomato4x4.com.br/dow...P%20CHASSI.htm

Para conferir de maneira mais caseira o alinhamento do chassis:
    - escolha uma superfície plana e lisa para colocar o carro
    - levante ligeiramente a frente ou traseira para colocar chassis paralelo ao chão (considerando que o Jeep está torto)
    (utilize um barbante e um pesinho para a próxima tarefa - em substituição a um prumo de centro)
    - marque no chão os centros dos apoios da molas - são 8 ao todo
    - retire o Jeep do local

siga as orientações do anexo para verificar o alhinhamento do chassis.

um abraço,

Otávio
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -chassi3.jpg  

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem