Apresentando 8)

NIVAZUL 1991 / SOLDIER

Segundo dono, todo original, com manual, pintura original sem retoques (adesivo “Europe” da concessionária intacto).

Itens de série:

Bolsa de ferramentas original completa (inclusive calibrador com manual em russo), macaco original, manivela longa, bomba de encher pneu, espátulas para retirada de pneu e estepe russo.
Revestimento interno de feltro original, suspensão original, rodas de ferro aro 16, motor Lada 1.6 gasolina (platinado) todo original, luz traseira auxiliar (neblina) original russa, limpadores de farol perfeitos.

Acessórios:

Bancos Rally Design, Pneus rodo rural Pirelli, direção francesa, quebra-mato Keko com mesa de guincho e dois faróis de neblina, bagageiro Maceral com quatro faróis de milha, estribos originais, engate trazeiro regulamentado, retrovisores de fiorino, cabos de vela de silicone, som AIWA c/ MP3 e bússola “importada” (do Triângulo das Bermudas).


Dados “Técnicos”:

Combustível: Gasolina
Consumo: “Tratado” pelo Sr. Wilson (o Mago), faz entre 7,5 e 8km/L na média entre cidade e estrada. Não fuma, não vaza óleo, não bate.
Velocidade máxima alcançada: 120 km/h (descida da Dutra próxima a Fernão Dias sentido SP);
Velocidade de cruzeiro: 90km/h
Reduzida e bloqueio perfeitos, câmbio perfeito;

Histórico:

Em função de possuirmos uma casa de campo localizada no “cume” ( exagero) de uma montanha em Atibaia, onde carros “comuns” normalmente sofrem muito para chegar , concluímos que precisávamos de um carro mais robusto, de preferência 4x4, para a tarefa exclusiva de levar a família para lá de forma confortável e segura.

Entretanto, quando começamos a pesquisar qual seria o veículo ideal para a função o primeiro entrave foi o preço, fora de nossas possibilidades para a maioria dos 4x4 .

Certa vez, um vizinho comentou que pensava em comprar um Niva... um Lada Niva... foi como uma revelação... uma luz brilhou em minha mente, fazendo-me recordar meus 18 anos, quando dirigi pela primeira vez o carrinho Russo de um “figurão” da empresa onde eu trabalhava à época... passei a pesquisar sobre o carro, buscar anúncios e conhecer o carro... ví que estava dentro da faixa de preço que pretendíamos... desconfiei, como a maioria dos leigos, sobre a manutenção, disponibilidade de peças, etc... dirigi muitos, conheci vários, conversei com gente especializada que me deu boas dicas (Rogério Bacelar inclusive, muito solícito e participativo) e decidi comprar um.

Depois de muita pesquisa, de ver muitos “bagaços” e alguns razoáveis , quando vi o Nivazul, sabia que era ele . Vendemos nosso “carro comum” na terça-feira e na quinta-feira da mesma semana já estávamos com o NIVAZUL na garagem, para admiração dos amigos, espanto dos vizinhos, preocupação dos parentes e alegria do meu filho de cinco anos.

Desde então, em qualquer lugar que se vá com ele, ninguém fica indiferente, seja na rua, no shopping, na estrada ou na terra, todos viram o pescoço pra ver... alguns admirados com o carro, outros, segundo dizem, com a nossa coragem... rsrsrs!!!

Percebendo os diversos potenciais do russinho, passo a passo, passamos a utilizá-lo para outras funções (fazer novos amigos é uma delas ), como eco-turismo independente, passeios e viagens com e sem destino, enfim, o Nivazul casou com nossas características em diversos sentidos, preenchendo nossas necessidades completamente.

Niva – Um carro, um hobby, uma paixão...

Soldier
soldierlopes@aeiou.pt