Postado originalmente por
Girti
Obrigado pelos elogios!
No momento, o Niva não está brilhando, está imundo

, após duas viagens seguidas (V de Mauá e Alagoa/Fragária) em estradas lamacentas.
Não sou um preservacionista, no caso dos Nivas, acredito que possam e devam ser melhorados. As modificações que mais recomendo são:
instalação de bancos dianteiros mais confortáveis (no meu Niva, tenho, há mais de 10 anos, os bancos da Rallye Design. São caros, mas duram bastante e são extremamente confortáveis);
instalação do kit de comando de válvulas da Aerocar (só comando e polia), a melhora do desempenho é muito grande;
carburador russo original novo, que pode ser comprado na Rússia, via Internet. Nada tenho contra os nacionais, mas não existem carburadores nacionais novos no mercado(e, quando existem, são caríssimos), e os recondicionados e usados não são confiáveis;
pneus radiais, que conferem ao Niva o comportamento de um carro de passeio
Entretanto, sou contra as "adaptraições" que, volta e meia, aparecem por aí. Entendo que, em alguns casos, seja necessário ou conveniente modificar e/ou adaptar, mas isto deve ser feito com critério e parcimônia, não porque eu ache que o Niva "precisa" ficar original, e sim porque uma adaptação é uma espécie de "operação de risco", e como tal deve ser encarada. Há algumas ótimas adaptações rodando por aí, mas há outras que dão até medo...
Quanto ao segundo Niva (BNU 1077): ele era grená, a cor era original (portanto, um pouco mais escura que os Nivas 95 e 98). Na foto, a cor está alterada, talvez devido ao escaneamento. Eu vendi este Niva para uma amiga, que ficou com ele por um ano, vendendo-o depois. Anos depois, eu o vi à venda no Ibirapuera. Estava bastante diferente (eu o reconheci pela placa), cheio de adesivos, bagageiro, rodas e pneus diferentes, mas ainda em muito bom estado. Espero que ainda esteja assim!
[ ]s