x
Convex Datacenter
Página 1 de 55 123456789101151 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 653

Cool Cherokee Sport (XJ) - 1998 - "Flash"

Amigos, estou criando esse tópico mais como uma forma de mostrar a quem me pergunta sobre o que tenho feito no Flash....e criar uma lista de discussão única, sobre estas questões.....assim o pessoal poderá dar os pitacos que quiserem e assim por diante.
    Vou aproveitar pra postar aqui, muitas informações técnicas sobre o veículo que podem ser de grande ajuda para outros felizes donos de XJs.

Abs.

Especificações – Cherokee Sport XJ-1998

Dimensões

Entre eixos = 2.575mm
    Comprimento = 4.288mm
    Largura = 1.791mm
    Altura = 1.626mm (sem lift)
    Altura com o Rack = 1.697mm (sem lift)
    Vão livre (dos diferenciais) = 211mm
    Ângulo de Entrada = 38°
    Ângulo de saída = 32.1°
    Peso = 1.387 – 1.536 Kg
    Volume do Porta Mala = 2.011 Litros
    Pneus – 235 75 R15

Motor

Seis cilindros em linha (L6) com 4.0L I6 MPI "Power Tech HO" (High Output) - 190 hp @ 4750 rpm, 31,11 Kgf.m @ 3000 rpm.

Transmissão

Automática de 4 velocidades com controle eletrônico, modelo AW4 Aisin-Borg Warner.
    Relação das Marchas: 1a. 2.804, 2a. 1.531, 3a. 1.000, 4a. 0.753(OD) e Ré 2.393.

T-Case

NP242 - "Selec-Trac" part-time ou full-time – com relação em reduzida de 2.72:1
    Padrão de mudanças: 2wd - 4part-time - 4full-time - N - 4LO

Eixos

Dianteira

Dana 30 high pinion – corte reverso - 27 estrias, diâmetro dos eixos de 1.16" e 7.13" ring gear – non-disconect.

Traseira

Dana 35 c-clip - 27 estrias, diâmetro dos eixos 1.18" diameter shafts e 7.58" ring gear.
    Relação dos Eixos: 3,55
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Cherokee Sport (XJ) - 1998 - "Flash"-p7150021.jpg   Cherokee Sport (XJ) - 1998 - "Flash"-p7150025.jpg  

Kit GNV

Ela ganhou um kit GNV da BRC (convencional) e cilindro de 21m³ especial que possui comprimento menor (melhor acomodação no porta mala da XJ) e é mais leve que o normal (78Kg).
    Como esse kit ela tem feito 6,5km/m³ de GNV no trânsito de SP e faz facilmente 10km/m³ da estrada com o AC ligado.
    O porta mala, o cilindro ganhou um proteção em madeira, revestida com carpete para disfarçar o cilindro.
    O abastecimento do GNV é feito por uma tomada extra ao lado da tampa de abastecimento de gasolina, desta forma o abastecimento é mais rápido, evitando ainda o abre-e-fecha do capô.

Foto 1: Regulador do GNV
    Foto 2: Sistema do Filtro de Ar/Alimentador do GNV c/ filtro esportivo
    Foto 3: Tomada de Abastecimento na Tampa de Combustível
    Foto 4: Proteção do Cilindro no Porta Mala
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Cherokee Sport (XJ) - 1998 - "Flash"-p7150028.jpg   Cherokee Sport (XJ) - 1998 - "Flash"-p7150029.jpg   Cherokee Sport (XJ) - 1998 - "Flash"-p7150030.jpg   Cherokee Sport (XJ) - 1998 - "Flash"-p7150031.jpg  

Decidi manter o Rádio/TF original, pois ele é um Alpine e tem uma ótima qualidade de som e potência de saída. Mesmo sendo ultra fã de tractanas tecnológicas, acho que usar um CD convencional do tipo c/ mp3, etc...iria descaraterizar o carro. Sem contar que esse rádio é maior (1,5 DIN) que os concencionais, e mesmo com uma moldura acredito que iria ficar meio estranho....
    Por isso, como melhoria a XJ ganhou falantes c/ cone de alumínio e no espaço vago na traseira, ela ganhou um tampão pra o sub-woofer de 10" c/um módulo pra ele. Tudo embutido. (O Crédito dessa idéia do tampão é toda do Nzardo !!!) Detalhe para a Foto 4 no post anterior.
    Ela tá com a disqueteira original do carro, uma Alpine de 6 discos por cabo....
    Como não tem mp3, comprei um transmissor de FM ao qual conectarei no GPS que toca mp3 por cartão SD.

Garanto, que pra quem não quer fazer "show na porta da favela", o som ficou incrivelmente bom.

Console de Teto

Ela ganhou um console de teto, herança de uma finada ZJ.
    Depois de apanhar muito, consegui definir o chicote e fiz tudo, hoje o computador de bordo e a bússula funcionam perfeitamente, mas foi osso instalar....
    O console, ganhou forração em preto, pois a original, além de ter o tom de cinza diferente, estava podre.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Cherokee Sport (XJ) - 1998 - "Flash"-p7150026.jpg  

Lift para a XJ

Aí vai as preliminares do Lift que estou bolando....já está montado e funcional. Isso não é idéia 100% minha, é claro que muitos aqui no Brasil já usam algo parecido e nos EUA também....a idéia era fazer algo de baixo custo e ir sentindo a performance do conjunto aos poucos, aprimorando um ou outro detalhe até o máximo possível. Principalmente para não se investir em um kit caro e descobrir que o resultado não era o desejado e ter que fazer alterações aqui e ali.....

OBS: Só faça isso em seu veículo se tiver alguém gabaritado para a realização do serviço !!!! Alterações na suspensão que não forem feitas adequadamente podem resultar em sérios acidentes !!!!

Dianteira: Calço de 3” feitos em Tecnil para as molas e aste de prolongamento para os amortecedores feitos em aço que após a usinagem foram temperados e revenidos, para garantir resistência mecânica,.
    O ângulo da barra estabilizadora foi alterado, juntamente com as bieletas, porém o correto seria utilizar bieletas maiores, para que fiquem paralelas a molas, mantendo o ângulo correto da barra estabilizadora.
    Para rodar na cidade, sem forçar, não há grandes problemas, mas é esperado a redução da vida útil dessas buchas....

Traseira: Calço da molas utilizando um perfil fechado de 3” de fácil aquisição. Em baixo desse perfil foi necessário usar uma cunha com 4mm na faça maior (com o lado maior para a traseira do veículo). Essa cunha é usada para corrigir o ângulo do carda e evitar a trepidação da transmissão. Tive que usar grampos maiores para poder fixar todo o conjunto, mas vai encontrar esses grampos em qualquer posto de molas que lide com caminhões.
    Como estou usando GNV, já havia instalado um feixe extra pra compensação, mas acredito que será necessário adicionar um novo feixe mesmo sem o GNV para compensar um pouco mais.....NUNCA ARQUEAR AS MOLAS se não quiser perde-las.....arquear molas apesar de ser uma prática comum, alteram as propriedades do material reduzindo o desempenho e é provável que em pouco tempo as molas cedam.....
    Estou utilizando os amortecedores traseiros da Ranger que possuem as medidas perfeitas para este lift, porém possuem pressão maior e ao dirigir não é a mesma sensação do veículo original. Por enquanto ficará assim, pois apesar de não estar 100%, não oferecerá nenhum risco ao invés de prolongar os amortecedores originais na solda.

T-case: Apesar de inúmeros relatos de que nessa altura não há vibrações, não foi o que aconteceu....mesmo “cunhando” o diferencial a vibração apareceu. Tudo bem que sou extremamente chato, e a vibração para muitos nem seria perceptível, mas zelo sempre pelo desempenho das coisas. Por isso, fiz uns calços usando ferro chato de ½”.....fazendo a furação compatível e baixando um pouco mais a T-case. Desta forma a vibração foi extinta.

Alinhamento: Mantive as características no alinhamento original do veículo, convergência, cambagem e cáster....porém, ainda estou estudando se está será a melhor solução.

Observações Gerais:

A suspensão dianteira apresentou um resultado de conforto e desempenho muito bons. Porém o próximo passo agora, será fazer as molas no comprimento total, eliminando o calço e o uso das bieletas “quick-disconnect”. Com isso o ãngulo da barra estabilizadora permanecerá correto e com a mola maior a suspensão ganhará mais curso. (com o calço atual pouco se ganhou de curso).

A suspensão traseira é a que deverá ganhar mais alterações no futuro. Amortecedores corretos (importados ou feito sob medida), pois na prática vi que isso vai fazer muita diferença. Devo eliminar os calços (mas não as cunhas) e troca-los por jumelos do tipo boomerangue. O problema é que subindo o carro dessa forma, haverá uma boa redução no curso. Isso é fácil perceber pois o vão que existia até o batente superior de borracha foi reduzido, logo menor curso.....Pq jumelos boomerangue ao invés de jumelos retos convencionais ? Por que eles irão garantir uma articulação melhor na mola trazeira, sem haver o risco de virarem ao contrário quando a mola abrir por completo (máximo curso).

Pneus: Os 235 75 R15 darão lugar em breve para os 31” 10,5”....assim tirar vantagem desse lift, tanto em beleza, quanto ganhar mais 3” de altura só com a troca desse pneu. Escolhi este tamanho, primeiro por ser o máximo possível para esse lift e por poder utiliza-los nas rodas originais.

Basicamente é isso, mas como perceberam, a questão desempenho é algo que nunca terá fim, o duro é arrumar $$$ pra isso tudo.

Foto 1: Detalhe do calço das molas dianteira e extensão do amortecedor.
    Foto 2: Calço da T-Case
    Foto 3: Detalhe do calço e cunha da mola traseira.

Abs.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Cherokee Sport (XJ) - 1998 - "Flash"-p7150022.jpg   Cherokee Sport (XJ) - 1998 - "Flash"-p7150023.jpg   Cherokee Sport (XJ) - 1998 - "Flash"-p7150024.jpg  

Talking

Gostei do tópico.....

Também é uma forma de juntar determinadas informações....

E a Track Bar vc não realocou a danada....ficou com shimmmimmmmg..??...

Citação Postado originalmente por nzardo Ver Post
    Gostei do tópico.....

Também é uma forma de juntar determinadas informações....

E a Track Bar vc não realocou a danada....ficou com shimmmimmmmg..??...
    A idéia era essa mesmo....tava rolando muita coisa dentro dos tópicos sobre um assunto só....aí assumi a broca e tô botando tudo junto aqui....se pintar algo diferente, vou colocando fotos, coisa e tal e a gente vai debatendo ou se batendo....

O track-bar só foi realocada sim, mas nessa altura do lift, ela tem curso e nem doeu pra alinhar depois....como eu disse, a minha preocupação é com a bieletas....fiz umas buchas de tecnil mais largas pra compensar um pouco e não raspar na molas, mas o ângulo não está bom ainda....agora, quem venham as quick-disconnect.....não sei se faço eu mesmo elas, ou mando vir....tô na dúvida....

Abs.

Leo,
    Ótimo tópico, lendo e vendo as fotos percebi que nosso lift é quase, senão identico. (Será que é pq copiei de vc...rs.) A unica diferença é que eu não realoquei a track bar, e não senti diferença alguma, será que podia me explicar como e porque realocar a track bar.
    Posta algumas fotinhos da track bar ai....
    E aquele coxim da mola eu deixei ele onde estava e apoiei o calço em baixo dele, e depois a mola ficou direta no calço, será que tem algum problema?
    Obrigado.
    Abraços
    4X4 Brasil Razão: Acrescentei

Léo, explica para nós onde achou os estribos para comprar, ou se foi vc mesmo que fez o suporte, onde os fixou, pq sabemos que acessórios para nossas XJ é dificil.
    Abraços

Citação Postado originalmente por Jack Jipeiro Ver Post
    Léo, explica para nós onde achou os estribos para comprar, ou se foi vc mesmo que fez o suporte, onde os fixou, pq sabemos que acessórios para nossas XJ é dificil.
    Abraços
    O meu também tem estribos, e são iguais aos do Léo, mas já vieram instalados e se eu não me engano são da Keko. Vou verificar a marca e depois de passo.

Um abraço

Vamos por partes...primeiro o track-bar...
    Na verdade, o que fiz foi girar a barra um pouco pra posiocioná-la melhor, mas não significa que terá que mexer em alguma coisa....vai mexer bastante na hora de alinhar, isso vai....a convergência vai todo pro saco....
    Se for montar um lift desses, faça o seguinte: Monte, dê algumas voltas no quarteirão, se ficou bom, vá direto alinhar a viatura, se não vai comer pneu feito doido.

Abs.

Os estribos são de uma marca meio estranha, mas sei que são da Keko....são bonitinhos, mas ordinários (sabe o ditado ?)
    Já vieram com o carro, então vai ficar assim, só preciso posicionar melhor a altura, por que já eram baixos, com os calços na CT eles baixaram mais ainda....
    Se comprar da Keko, é moleza instalar, eles são fixados justamente nos parafusos da travesa da CT....não tem que furar nada....mas os suportes e os tubos são muito safados (finos) se a minha tia gorda subir ali, já era....vai encostar no chão.....já os que eu fiz pro CJ, qaundo ela subiu, tombou o Jeep, mas o estribo não sofreu nada....hehehe....
    Agora, uma coisa não posso negar, o acabamento deles é muito bom.

Abs.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem