Marcel,
O que é melhor fazer? Adequar o pistão ao orbitrol ou o contrário?
[]'s
Versão Imprimível
Marcel,
O que é melhor fazer? Adequar o pistão ao orbitrol ou o contrário?
[]'s
Ramiros, Marcel, Risso e demais orbitrais,
Outro dia conversamos eu e Samukanvas por um tempão no msn sobre o assunto:
-Da nossa (meu irmão tem oficina de máquinas) experiência aqui com os tratores e máquinas de terraplenagem: o orbitrol TRW mais comprido tem se mostrado mais resistente em relação ao compacto (fabricado pela Charlynn) e com a vantagem da "bomba auxiliar" que permite girar as rodas com motor desligado (não sei se seria vantagem para vocês, mas para os tratores sim pois não há manutenção tão frequente de bateria, arranque, alternador e etc).
-O que determina o número de voltas no volante é a vazão do orbitrol (rev) e o tamanho do cilindro, como disse o Marcel. No caso dos tratores os cilindros são maiores para deixar a direção mais leve ao girar pneus enormes e com muito peso sobre eles.
-Ainda não pesquisei o número de rev dessa unidade TRW com bomba auxiliar.
-Detalhe importante: esse orbitrol TRW custa por volta de 2.000,00 (viram porque é melhor?) um novo e uns 1.200,00 usado revisado (está ficando raro no mercado).
Fotos: esquerda, charlynn............direita, TRW
http://www.4wheelcustoms.com/Images/Charlynnvalve.jpg http://www.altapressao.com.br/images/orbitrol.jpg
Abraços e espero ter confundido ainda mais..... :mrgreen:
PQP pergunta idiota a minha! :parede:
A questão é tem que se fazer o cálculo do # de voltas que se deseja, a força necessária para girar os pneus e o curso do pistão e aí sim dimensionar o pistão e o orbitrol, sendo que as opções mais utilizadas são de 100ml/rev e 80ml/rev. Alguma dica de como fazer essa conta?
Cavesso, bom saber que a TRW é melhor, mas PQP R$ 2k! Esse era meu orçamento para a direção toda!
[]'s
Frisso, eu também tinha, aliás ainda tenho em mente investir em torno de 2K no sistema todo... e olhe lá, porque não sei se o custo/benefício valerá à pena pelo uso que faço do PV.
Para trilhas a DH da hilux tá dando conta, já em competições de RC eu senti nas malditas manilhas o quanto é difícil obedecer o spotter. hehehe!
Quanto a fazer a conta para dimensionar o sistema corretamente, ACHO que deve ser assim:
-Levantar o eixo dianteiro com um macaco até os pneus sairem do chão;
-Direcionar os pneus em linha reta;
-Marcar o meio do eixo;
-Marcar o meio da barra de ligação dos munhões;
-Girar a direção para um dos lados até dar batente;
-Medir a distancia entre a marca do eixo e a marca da barra;
-Contar quantas voltas o volante deu durante essa ação;
Será que é isso ou só falei merd@?:pensativo:
Se eu falei merda, fod@-se... o tópicu é meu mesmo...:mrgreen:
Ainda no campo do achismo... acho que pro PV uma orbitrol Char Lynn de 80ml/rev, um cilindro MKrawler de 8" de curso e a bomba original do Vortec já bastará pra virar a direção que nem manteiga em situações extremas com pneus 40".
[]'s
Calculando o comprimento do eixo do cilindro:
http://www.pscmotorsports.com/tech/s...easurement.pdf
Volume e força do cilindro:
http://www.pscmotorsports.com/tech/c..._vol-force.pdf
e mais informação
http://www.pscmotorsports.com/page.html?chapter=5&id=22
[]´s
JCJ
Ramiro,
A medida do curso do pistão é a parte mais fácil e parece que 8" é meio padrão. O mais complicado é a conta do diâmetro da haste do pistão, vazão da orbitrol, vazão da bomba hidráulica e # de voltas de batente a batente que se deseja.
JCJ, valeu pelos links. Vou ler e parar de fazer perguntas idiotas! Já fiz o download de um material do pirate, só falta ler e entender! Deve ser mais fácil que fazer um 4link, será? :odedo:
[]'s
Fernando,
Pra vc então é mais facil ainda ! RW´s !
cilindro, orbitrol, terminal......
http://www.pscmotorsports.com/sc2217...der-p-655.html
ou
http://www.pscmotorsports.com/fhk300...ump-p-789.html
é só nacionalizar as medidas e mandar bala !
[]´s
JCJ
Vendo os links que o JCJ postou até que eu não falei tanta merd@...:mrgreen:
Frisso,
esse negócio de diâmetro da haste, vazão da orbitrol e o escambau à quatro, deixo pra voce, pro Marcel ou pro Ramiro Eli que são mais intelijumentos do que eu ver isso.
Vou mesmo pela receita já testada e aprovada por eles, eu só preciso mesmo é saber o modelo da orbitrol Char Lynn pra sair cotando.
Achei um fornecedor dessa marca na Mooca.
Pode parecer que eu quero tudo já mastigado, mas não é isso não... é que eu sou burro pra essas coisas e quando mistura o "ingrêz" aí fudeu.:mrgreen:
A pior merda pra mim é quando eu pergunto algo e aparece links de sites gringos... véio, fico na mesma sem saber nada e ainda por cima com raiva de ser analfabeto em outros idiômas.:sad:
[]'s em português.:mrgreen:
JCJ,
Já chega de importar coisas pros RWs. Uma fullhydro dá pra fazer por aqui, pelo amor de Deus! Bom saber que os gringos usam cilindros com 3" de diâmetro e 9" de curso, já ajuda nos cálculos.
Ramiro, vou dar uma lida nos materiais e posto um resumo aqui pra ajudar nas contas.
De qualquer forma, o contato do fornecedor é um bom caminho, deixe guardado.
[]'s