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Eixo no lugar. Faltam poucas coisas agora...
Consegui a barra de direção do MB1113. Preciso ajustá-la para o tamanho correto do eixo da F1000, instalar a panhard que ficou curta demais, montar o pitmann superior na manga de eixo, instalar molas e amortecedores e ligar os freios. Agora falta muito menos do que faltava...
Panhard. Infelizmente não tenho muito espaço sobrando por conta da travessa do motor original, então fixarei a panhard no suporte original da balança direita, que fica bem atrás do diferencial. Para aproveitar esse suporte, a panhard ficou com exatos 50cm de comprimento. Se eu mantiver os amortecedores originais com curo de apenas 11cm, a viagem lateral do eixo não será das maiores, mas se eu usar amortecedores traseiros para permitir maior abertura da suspensão, essa viagem lateral do eixo aumentará bastante. Mas como essa ainda foi a melhor solução, será isso que farei.
Breve mais fotos.
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7 Anexo(s)
Testando curso da suspensão até o final para ver se tem alguma interferência. No caso, pontas do PC dianteiro...
Anexo 532060
Sistema de direção montado. Usei a barra longa para conectar o setor até a roda direita e usei uma barra de direção do MB 1113 encurtada em 26cm para conectar roa a roda.
Anexo 532061
Suspensão toda aberta no chão para ver se enforca algum terminal de direção.
Anexo 532062
Pela primeira vez nas molas!
Anexo 532063
Os calços ficaram 2cm maiores que deveriam. Vou ter que retirá-los e reduzir esses 2 cm a fim de ficar em uma altura adequada com a traseira. Outra opção seria manter essa altura e voltar para molas de F250, mas como o custo é algo a ser avaliado, será mais barato cortar os calços.
Anexo 532064
Anexo 532066
Visão frontal do eixo.
Anexo 532065
O que ainda falta:
-Ajustar o tamanho dos dois suportes superiores das molas;
-Instalar a panhard;
-Comprar os amortecedores mais longos;
-Fazer os suportes dos amortecedores no eixo.
Mais 30 dias e estará pronta!
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Parabéns, que traga muito0s bons momentos esta viatura
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Parabéns Edin, belo projeto, realmente acho que as molas precisam de base maior no assentamento e e base precisar ser ancorada lateralmente pra mola não expelir ela.
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Show de bola Edin! Parabéns pela empreitada!
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Não sabia que as F1000 4x4 tinham esse problema na dianteira.
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Valeu pessoal. O trabalho ta andando.
Arildo, como eu fiz a mola não tem como sair nem se eu puxar pelas molas. Fiz tubos de 75mm soldados. A mola entra justinha nos assentamentos.
Sergio, infelizmente como está cada vez mais difícil de encontrar peças de boa qualidade para nossos 4x4 mais antigos, os reflexos negativos logo surgem... Então estou fazendo esse up a fim de poder reverter essa falta de peças, e deixando ela bem melhor que era quando original.
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Parabéns Edin, ficou muito bom!
Com relação às molas, por que vc não optou pelo feixe na dianteira? Não seria mais simples e robusto?
[]s!
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Sim, Múcio, mas o Rodrigo Donivel me tirou isso de cabeça pois o sistema de molas helicoidais ficará mais confortável e igualmente durável. Está dando mais trabalho mas no final o resultado será superior.
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Apenas acho que o único ponto de fixação do calço na base superior vai sofrer um fadiga enorme pelo efeito alavanca que ocorrera eu faria 02 travamentos laterais, só palpite de matuto.
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Arildo, não compreendi exatamente o que estás falando. Sobre o suporte da mola superior, na foto ainda estava somente pontiados para ajuste. Precisei remover os dois para reduzir 20mm o comprimento. Fixei em cima e por trás a fim de não correr risco de movimentar. Eu pretendia fixar com parafusos, porém na hora preferi soldar pois não será preciso removê-los mais. Se algum dia precisar alterar eu tenho ainda recursos nas guias.
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Edintruder...que trampo meu amigo!:palmas:
Gosto de ver trabalhos assim, bem planejados e bem executados!
Parabéns!