Carro quando aquece TEM QUE fazer SEMPRE algumas coisas básicas: verificar empeno do bloco E do cabeçote. Não havendo empeno e trincas, dá uma POLIDA (eu disse POLIDA, não plainar)... e DEPOIS tirar a medida da protuberância dos pistões sobre o bloco para, de acordo com O MANUAL DE OFICINA, verificar qual a altura apropriada da Junta...
Desculpa dizer, amigo, mas isso é serviço mal feito! E você pode acionar a garantia do motor (caso ele ainda esteja em garantia)!
aff....
Ah! E troque os parafusos de cabeçote SEMPRE que tirar o cabeçote! é regra...
Junta coloque original Toyota, ELRING ou VICTOR REINZ (nessa ordem de preferência).
A Cola Junta Silicone se utiliza pouco e uniformemente... recomendo a cola da ELRING. Mais barata e melhor que a da 3m vendida por aí..
Não conheço muito desse motor... pode ser que o balancin tenha problemas crônicos... mas se esse motor já foi feito outra vez, verifique se os conjuntos de biela/pistão estão todos com o MESMO peso (é bom deixar no mesmo peso, pois a tolerência é bem pequena)..
Se os conjuntos de pistão/biela não estiverem com o mesmo peso pode desbalancear o motor e isso forçar e comprometer um bocado de coisas
Não tem jeito, com motor moderno OU faz completinho ou é canseira... infelizmente...
Abraço e sorte aí