Pessoal, sou razoavelmente novo por aqui - registrei faz algum tempo no fórum, mas não postei muito visto a famosa "correria" diária. De qualquer forma, sempre acompanhei as discussões por aqui, mesmo antes de comprar "a" viatura - quando ainda tinha um tradicional "carro de passeio".
Aliás, as discussões por aqui me ajudaram muito a escolher melhor e a focar nos pontos importantes, além de ter sido num anúncio do fórum que encontrei o jipe que procurava.



Sobre a viatura, comprei em 29/02/08 e cheguei aqui no dia seguinte de tarde, mas aí a veio a segunda provação: só consegui terminar de transferir o carro no dia 03/07/08



Enfim, sem mais delongas, a ficha técnica de quando comprei:
- CJ-5 1977 amarelo.
- Motor VW 1.9D Diesel (popular "VW AP Diesel") com Supercharger do Fiesta (a 0.6kg/cm2 máx.) e intercooler.
- Bomba injetora "mecânica" Bosch.
- Câmbio Clark 260F com transferência Willys.
- Pneus BF 33" com alargadores de 3cm.
- Setor de direção VW (hidráulica).
- Freios a disco na frente, servo + cilindro mestre VW, traseira lona.
- Rodas livres manuais.
- Capota Atlântida (conversível).
- Santo Antônio 3" e pára-choques Keko.
- Carroceria de lata com alargadores de pára-lama em fibra.
- Tanque na traseira, com cerca de 60 litros.
- CD/MP3 Player da Buster com módulo e 4 caixas marítimas.
O que foi feito desde então:
- Troquei a relação dos dois diferenciais de 44x9 para 45x11. Agora são 90km/h a 2300rpm, e não mais 2800rpm, o que dá uma diferença muito grande na dirigibilidade e no ruído interno.

- Retirei o Santo Antônio da Keko e coloquei uma gaiola completa Maceral de 2" e 1/2, com 3mm de espessura. Ganhei um pouco de espaço interno, mas não gostei muito (nem o mecânico!) de como foram feitas algumas soldas - apesar disso, o conjunto parece estar mais resistente, e com certeza está mais seguro.

- Troquei os faroletes de plástico da frente por dois da Donatti, que são de vidro e ficam realmente melhores.
- Instalei uma chave pra acionar manualmente a ventoinha (especialmente útil em subidas muito longas). Provavelmente a termostática também vai precisar de uma atenção logo.
- Coloquei um "pisca-alerta" temporário, com dois relés e um interruptor que tinha sobrando no armário.
O que vai ser feito a seguir:
- Kit eixo flutuante da Ensimec para a traseira, especialmente importante visto leve "empenamento" dos semi-eixos traseiros (o que provavelmente ocorreu na troca das relações do diferencial

- Freios disco UBD duplos na dianteira, atuais dianteiros (disco) irão para a traseira.
- Freio de mão no cardã a disco.
- Passar o intercooler, que agora está na parte superior do motor, para a frente e/ou para baixo do radiador.
Seguem algumas fotos do dito cujo: na garagem (são e salvo!), dando uma volta pela Praia Brava, e sendo batizado


Bom, acho que é isso por enquanto. Conforme o processo for evoluindo, vou acrescentando aqui!
Abraços,
Leonardo
ATUALIZAÇÃO:
Quase esqueci de falar o que provavelmente será a dúvida de muitos: porque "Eisengelb"? Bom, eu queria um nome que fosse diferente, e não fosse nada muito difícil... procurei um pouco, até que pensei em pegar alguma palavra em alemão: abri o tradutor do Google e fiquei testando... aí encontrei o seguinte:
* Eisen = ferro
* gelb = amarelo
Juntando os dois:
* Eisen + gelb = Eisengelb = "amarelo de ferro"
Ou seja: um nome que reflete a mais pura realidade!

