-
5 Anexo(s)
Aí veio a hora de “sentar” o powertrain no chassi...
Foi um inferno resumidamente...mas acho que deu certo.
Fiz o suporte da caixa de transferência similar ao original e confeccionei outra barra de suporte, para não parecer adaptação “gabiarrada”.
Durante a montagem também estou aproveitando para trocar todos os parafusos. Parafusos que sofrerão esforço mecânico, estou usando parafusos de aço 12.9 ou similar, em sua maioria Allen. Parafusos que não sofrerão esforço mecânico, estou usando parafusos de inox, em sua maioria Allen também...tá tá...sei que é frescura...mas “jáque”...rsrs
Também, sempre que possível, tenho trocado o parafuso ou refeito a rosca para métrica e eliminando a maioria das polegadas.
E as porcas tenho usado, onde possível, auto-travante.
Seguem fotos da “igreja”:
Anexo 471614Anexo 471615Anexo 471616Anexo 471617Anexo 471618
-
Italo,
o suporte da cx de marchas nao deveria ser por debaixo do chassis?
da forma que está, se precisar, como vai baixar a caixa de marchas sem tirar a carroceria? :pensativo:
-
Salve Carlos,
O suporte original do Engesa é similar a esse.
Para trocar somente a embreagem, é só soltar os quatro parafusos que estão nas extremidades do suporte (barra verde) e correr o câmbio e a transferência para trás, apoiada em cima do chassi mesmo.
Caso precise descer o conjunto, é só soltar o coxim que está apoiado no suporte e correr o suporte para trás também.
Quando fiz a adaptação já pensei na manutenção! Dá para descer tudo sem mexer na carroceria! ;-)
-
Esse suporte que é preso na barra, não deveria ser apoiado em coxins?
-
Hercílio, me desculpe pela qualidade das fotos...rsrs...o fotógrafo é meia boca.
Está apoiado sim, de forma similar ao original. Utilizei o coxim do câmbio da D20 (acho), que é maior que o original no comprimento. Assim ganhei maior área de apoio e um coxim de resistência maior também.
-
3 Anexo(s)
Continuando a epopeia...
Então veio a parte que mais me irritou até agora...a maldita funilaria e pintura.
Arrumei um funeco e dois pintores de uma concessionária aqui da cidade para fazer o trabalho.
Os caras são bons e o serviço também ficou legal...mas toda vez que dependo de terceiros para fazer qualquer coisa, começa a dor de cabeça...enfim.
De funilaria foram desamassadas algumas partes e outras tirei as medidas e comprei as chapas já dobradas. Basicamente foram trocados os assoalhos dianteiros e as partes laterais próximas aos mesmos. O resto estava bom ou só amassado. Aproveitei para fazer alguns reforços na carroceria.
De pintura, depois de preparada a lata, foi aplicado fundo fosfatizante verde, fundo PU, tinta e verniz. Em algumas partes foi utilizado KPO para vedação e na parte inferior da carroceria e internamente, no assoalho, foi aplicado emborrachamento. A cor escolhida foi o Laranja Nemo da Fiat.
Seguem algumas fotos da empreitada:
Anexo 471638Anexo 471639Anexo 471642
-
4 Anexo(s)
-
Nossa!!! Vai ficar TOP Italo Parabéns!!!
Estamos acompanhando!
Grande abraço.
-
Voce foi muito feliz na escolha da cor.
O trabalho de funilaria também está ótimo.
Parabéns.
-
Bom o serviço de de lataria... E boa escolha da cor....
Acompanhando.
abraço.
-
Valeu galera! Fico feliz pelo apoio e pelos elogios! :concordo:
-
Depois de colocado o motor no lugar...pensa numa ansiedade de ver a encrenca funcionando.
Aí liguei ele 30 segundos só para ouvir o barulhinho. :mrgreen:
http://youtu.be/nGvDHl3Yqrw