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Engesa F1 • 1986 • "TERATOGESA"

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  • 22/07/2014, 22:40
    Italo Padilha
    5 Anexo(s)
    Aí veio a hora de “sentar” o powertrain no chassi...

    Foi um inferno resumidamente...mas acho que deu certo.

    Fiz o suporte da caixa de transferência similar ao original e confeccionei outra barra de suporte, para não parecer adaptação “gabiarrada”.

    Durante a montagem também estou aproveitando para trocar todos os parafusos. Parafusos que sofrerão esforço mecânico, estou usando parafusos de aço 12.9 ou similar, em sua maioria Allen. Parafusos que não sofrerão esforço mecânico, estou usando parafusos de inox, em sua maioria Allen também...tá tá...sei que é frescura...mas “jáque”...rsrs
    Também, sempre que possível, tenho trocado o parafuso ou refeito a rosca para métrica e eliminando a maioria das polegadas.
    E as porcas tenho usado, onde possível, auto-travante.

    Seguem fotos da “igreja”:

    Anexo 471614Anexo 471615Anexo 471616Anexo 471617Anexo 471618
  • 22/07/2014, 23:38
    zeca_cj
    Italo,

    o suporte da cx de marchas nao deveria ser por debaixo do chassis?

    da forma que está, se precisar, como vai baixar a caixa de marchas sem tirar a carroceria? :pensativo:
  • 23/07/2014, 00:07
    Italo Padilha
    Salve Carlos,

    O suporte original do Engesa é similar a esse.

    Para trocar somente a embreagem, é só soltar os quatro parafusos que estão nas extremidades do suporte (barra verde) e correr o câmbio e a transferência para trás, apoiada em cima do chassi mesmo.

    Caso precise descer o conjunto, é só soltar o coxim que está apoiado no suporte e correr o suporte para trás também.

    Quando fiz a adaptação já pensei na manutenção! Dá para descer tudo sem mexer na carroceria! ;-)
  • 23/07/2014, 09:55
    hercilio.neto
    Esse suporte que é preso na barra, não deveria ser apoiado em coxins?
  • 23/07/2014, 12:17
    Italo Padilha
    Hercílio, me desculpe pela qualidade das fotos...rsrs...o fotógrafo é meia boca.

    Está apoiado sim, de forma similar ao original. Utilizei o coxim do câmbio da D20 (acho), que é maior que o original no comprimento. Assim ganhei maior área de apoio e um coxim de resistência maior também.
  • 23/07/2014, 12:45
    Italo Padilha
    3 Anexo(s)
    Continuando a epopeia...

    Então veio a parte que mais me irritou até agora...a maldita funilaria e pintura.

    Arrumei um funeco e dois pintores de uma concessionária aqui da cidade para fazer o trabalho.

    Os caras são bons e o serviço também ficou legal...mas toda vez que dependo de terceiros para fazer qualquer coisa, começa a dor de cabeça...enfim.

    De funilaria foram desamassadas algumas partes e outras tirei as medidas e comprei as chapas já dobradas. Basicamente foram trocados os assoalhos dianteiros e as partes laterais próximas aos mesmos. O resto estava bom ou só amassado. Aproveitei para fazer alguns reforços na carroceria.

    De pintura, depois de preparada a lata, foi aplicado fundo fosfatizante verde, fundo PU, tinta e verniz. Em algumas partes foi utilizado KPO para vedação e na parte inferior da carroceria e internamente, no assoalho, foi aplicado emborrachamento. A cor escolhida foi o Laranja Nemo da Fiat.

    Seguem algumas fotos da empreitada:

    Anexo 471638Anexo 471639Anexo 471642

  • 23/07/2014, 13:17
    Italo Padilha
    4 Anexo(s)
    Anexo 471643Anexo 471644Anexo 471645Anexo 471646
  • 23/07/2014, 16:46
    ROBERTO SCHOLLER
    Nossa!!! Vai ficar TOP Italo Parabéns!!!

    Estamos acompanhando!

    Grande abraço.
  • 23/07/2014, 21:32
    hercilio.neto
    Voce foi muito feliz na escolha da cor.
    O trabalho de funilaria também está ótimo.
    Parabéns.
  • 23/07/2014, 23:34
    JOÃO R.
    Bom o serviço de de lataria... E boa escolha da cor....
    Acompanhando.
    abraço.
  • 24/07/2014, 02:17
    Italo Padilha
    Valeu galera! Fico feliz pelo apoio e pelos elogios! :concordo:
  • 24/07/2014, 02:48
    Italo Padilha
    Depois de colocado o motor no lugar...pensa numa ansiedade de ver a encrenca funcionando.

    Aí liguei ele 30 segundos só para ouvir o barulhinho. :mrgreen:

    http://youtu.be/nGvDHl3Yqrw
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