Re: Observações sobre o BDW
Citação:
Postado originalmente por Balanceadordinamicowizard
Qualquer pergunta e/ou comentário, estaremos a sua disposição para lhe responder
Boa tarde Michel,
As informações ficaram meio confusas e como quero entender exatamente como funciona isso, lí no site mencionado o seguinte:
".....a partir da velocidade de 35 km/h se auto ajusta nas partes em que existe o desbalanceamento, através da força centrífuga e a estática do contato das microesferas com o pneu......"
Ótimo. Por essa explicação, entendo que as micro-esferas de vidro acomodam-se ao longo do perímetro da banda de rodagem mais externa (pelo efeito da força centrífuga), porém não estando "coladas" à mesma.
Ao para de rodar, as esferas caem por gravidade.
1- Só não sei como inferir que as mesmas, durante uma frenagem vigorosa, pelas forças de inercia não fariam o que chamei de "fuzuê" - vamos definir melhor - espalhamento caótico pela inércia pois é uma massa solta dentro do pneu pois ao parar rápidamente a roda, as micro-esferas, abaixo dos 35 km/h avaçariam por inercia acompanhando a circunferência ....... no mínimo.
Outras dúvidas:
2- Como avaliar a correta quantidade de esferas X massa necessária desbalanceada.
Re: Observações sobre o BDW
Citação:
Postado originalmente por leopoldo
Citação:
Postado originalmente por Balanceadordinamicowizard
Qualquer pergunta e/ou comentário, estaremos a sua disposição para lhe responder
Boa tarde Michel,
As informações ficaram meio confusas e como quero entender exatamente como funciona isso, lí no site mencionado o seguinte:
".....a partir da velocidade de 35 km/h se auto ajusta nas partes em que existe o desbalanceamento, através da força centrífuga e a estática do contato das microesferas com o pneu......"
Ótimo. Por essa explicação, entendo que as micro-esferas de vidro acomodam-se ao longo do perímetro da banda de rodagem mais externa (pelo efeito da força centrífuga), porém não estando "coladas" à mesma.
Ao para de rodar, as esferas caem por gravidade.
1- Só não sei como inferir que as mesmas, durante uma frenagem vigorosa, pelas forças de inercia não fariam o que chamei de "fuzuê" - vamos definir melhor - espalhamento caótico pela inércia pois é uma massa solta dentro do pneu pois ao parar rápidamente a roda, as micro-esferas, abaixo dos 35 km/h avaçariam por inercia acompanhando a circunferência ....... no mínimo.
Outras dúvidas:
2- Como avaliar a correta quantidade de esferas X massa necessária desbalanceada.
Olá...
a) As esferas são de cerâmica e não de vidro.
b) Ao parar elas não caem com a gravidade.. Só depois de um tempo X, entre 40 e 60 minutos, quando parado.
1) Como você está pensando, o BDW não é uma massa solta dentro do pneu, ou câmara. Ela fica aderida ao liner, em função da eletrostática do produto com a borracha do pneu. Só ficará solta quando estiver com o carro parado após 40 minutos ou 1 hora.
2) A correta quantidade de esferas já vem pré-determinada pelo fabricante, sendo suficiente para balancear a maior parte dos casos.
Respondí sua pergunta???
Atenciosamente
Michel Parenza
Com. de Balanceadores Dinâmicos Ltda. www.bdw.com.br