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Convex Datacenter
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  • #121
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    Felipe, não se preocupe com o momento da desmontagem das rodas, pois mesmo com o balanceamento tradicional (com pesos de chumbo), você teria de mandar rebalancear, pois os pesos são colocados de acordo com as imperfeições do pneu, roda e EIXO! Por isso é que se deve balancear carros com eixo rígido, através de máquinas específicas (que já está difícil de achar, pois os veículos modernos tem suspensão independentes) que fazem o balanceamento com a roda no lugar.
    A rigor, para nossos veículos utilitários, seria correto que a cada retirada da roda do eixo, se fizesse um rebalanceamento, mas isso quase ninguém faz.
    Nesse aspécto o balanceamento dinâmico não tem paralelos, e é por isso que é preferido por empresas de transporte.
    Carros de carga, utilitários, Jeeps, caminhonetes, e outros veículos que abusam dos eixos rígidos, não terão companheiro melhor para manter o balanceamento do conjunto em dia.
    Não importa o trabalho que dê. Vocês estarão mais bem servidos com qualquer sistema de balanceamento dinâmido do que com o que se faz normalmente, para carros de passeio.
    Algumas empresas nem dão garantia p/ balanceamento de pneus grandes ou recapados/reformados, pois sabem que a eficácia desse método é limitada.
    E para quem entende de balanceamento, sabe muito bem que ao se tirar um "pneu" do eixo, o mínimo que se pode fazer, para minimizar os problemas de balanceamento, é marcar com giz a posição do eixo em relação a roda, e desta em relação ao pneu, para tentar montá-los com o mínimo de defasagem. E ao chegar ao destino, procurar refazer o balanceamento.
    Aliás, falando em balanceamento tradicional, temos de falar em vetores e forças resultantes. Basta entender um pouquinho de física p/ perceber que o balanceamento tradicional não contempla toda a estrutura do conjunto (roda/pneu), mas apenas seu lado externo, ou interno, conforme a instalação. Este é um método de balanceamento arcaico e simplista, desenvolvido p/ pneus e rodas estreitos.
    Quanto mais estreito for o seu conjunto (pneu/roda) melhor será o resultado do balanceamento tradicional. O INVERSO também é verdadeiro!
    Ao colocarmos chumbo numa das faces da roda, só estamos "estabilisando" um dos extremos do conjunto. Se este conjunto for muito largo, o outro extremo não "sentirá" os efeitos da colocação dos chumbos, pois não estaremos respeitando os vetores das forças que deveriam se anular. Quanto mais defasados estiverem esses vetores, maior será a ineficácia do balanceamento. Vocês devem estar se perguntando: então teríamos de colocar chumbo do lado de dentro e do lado de fora de uma mesma roda? Caso fizessem isso estariam se aproximando do balanceamento correto, contudo, isso não é feito por nenhuma empresa, até porque o valor dos pesos p/ dentro e p/ fora, seriam ligeiramente diferentes, de acordo com a distribuição de maça do pneu e do aço da roda.
    É por isso que o balanceamento dinâmico (seja ele qual for) é o que de melhor existe em matéria de balanceamento primário (veicular).
    Cuidado ao passar cola, graxa, cilicone, ou outro produto destinado a vedar vazamentos de ar entre roda e pneu, pois se esses produtos ficarem expostos ao interior da roda, e em contato direto com o "balanceador" vocês terão uma senhora dor de cabeça, pois este último se depositará nessas regiões e vocês terão um verdadeiro cabrito p/ domar. Nada que uma desmontagem e uma limpesa acurada, não resolvam.
    Abraço a todos.
    Boa sorte, Felipe.

  • #122
    Cuidado ao passar cola, graxa, cilicone, ou outro produto destinado a vedar vazamentos de ar entre roda e pneu,

    A quantidade é pequena e aplicada com pincel não chega a melar a parte interana do pneu.
    Subaru Legacy 94 GX 4x4 Hi/Lo
    Subaru Forester 01 auto 4X4

  • #123
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    13/01/2004
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    Bom dia Caio. Não foi uma crítica ao seu conselho, muito pelo contrário. Seu conselho é o mesmo que as grandes fábricas de pneus dão aos seus revendedores autorizados (graxa de vaselina e/ou silicone). Eu mesmo procuro usar.
    Meu intuito era de prevenir a prática inadivertida e incorreta, deste desejável hábito, que póde provocar um efeito colateral perigoso e de consequências imprevisíveis.
    Não costumo "bater" de frente, fazendo críticas aos conselho dos outros. Procuro, sempre, orientar os colegas naquilo que meu conhecimento me permite. Até por isso participo pouco do Fórum.
    Acredito que devemos respeitar a opinião de todos (mesmo até que não façam sentido), pois de alguma forma são o resultado de suas experiências de vida (corretas ou não).
    Devemos no máximo, iluminar o caminho, apontando a direção correta, p/ aqueles que se permitem evoluir.
    Caso tenha me expressado mau e tenha feito crer que era uma crítica direta ao seu conselho, quero deixar aqui, minhas sinceras desculpas.
    Sua sujestão é correta e pertinente à situação.
    Abraço a todos.

  • #124
    Coloquei o balanceador na minha Ranger com 33” e numa S10 com 31”.
    Na S10 não funcionou. Verificamos que a S10 tinha várias articulações com folgas, inclusive nas buchas do amortecedor. Substituímos todas as articulações e buchas então o produto passou a funcionar melhor.
    Mas assim como na Ranger acontece o seguinte: Na maioria das vezes vai tudo bem, rodando suave e de repente numa curva e principalmente se o piso tiver irregularidades o balanceamento vai pro saco e o volante dana a vibrar. Aos poucos a vibração vai diminuindo até parar totalmente. Andando a mais de 100Km/h e fazendo as curvas próximo ao limite, quase sempre se chega ao final da curva com o volante vibrando.

    Minha humilde conclusão: Esse produto deve ser ótimo pra veículos que nunca alcançarão os 100Km/H e com rodas que são difíceis de balancear, mas que não tenha folgas na suspensão e só. Pra minha Ranger e pra S10 do meu irmão isso é uma grande merda! Agora vou ter que além balancear as rodas na forma tradicional, pagar o mico de desmontar e tirar tudo de dentro do pneu...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #125
    Usuário Avatar de Digo4x4
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    Li este tópico inteiro e observei que o balanceador dinâmico funcionou na maioria dos casos, estou c/ problema em balancear 1 dos meus pneus então comprei o balanceador dinãmico wizard.. coloquei no interior do pneu observando todas as recomendações: sequei bem o pneu, comprei a quantidade recomendada para o tamanho do pneu, tirei os chumbos e etc apliquei seguindo todas as instruções e NÃO FUNCIONOU NADA!!! Acabei de trocar os pneus e os antigos estavam bem balanceados, então descartei a possibilidade de eixo, rolamento e etc.. o problema de balanceamento ocorreu nos novos pneus... então como alguns poucos usuários deste fórum... O BALANCEADOR DINÂMICO WIZARD NÃO FUNCIONOU COMIGO. Comprei na Donatti e no próprio site eles dizem q o negócio não funciona em determinados casos. Só resta saber quais casos pois não sou o primeiro com problemas.... comprei 4 saquinhos e usei 2 ainda tenho 2 fechados se alguém que usou e funcionou quiser vendo por 5 reais os 2!!! Grande perda de tempo e dinheiro!!!! vou levar num balanceador e q faz geometria de caminhões... alguém sério! Por sinal, TEORICAMENTE este balanceador dinâmico tem muitas vantgens sobre os chumbos... pq ainda não substituiu a tecnologia "antiga"??????? Por mais resistência do povo por novas tecnologias ninguém é besta!! Se é bom a galera compra!!!!

  • #126
    no meu caso eu nao colocaria pois os new fred qdo estao em baixa velocidade pulam tanto q nem adianta balancear........
    em alta velocidade ficam uma belezinha

  • #127
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    28/11/2006
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    Thumbs up sabias colocações

    Citação Postado originalmente por Cowboy Ver Post
    Bom dia Caio. Não foi uma crítica ao seu conselho, muito pelo contrário. Seu conselho é o mesmo que as grandes fábricas de pneus dão aos seus revendedores autorizados (graxa de vaselina e/ou silicone). Eu mesmo procuro usar.
    Meu intuito era de prevenir a prática inadivertida e incorreta, deste desejável hábito, que póde provocar um efeito colateral perigoso e de consequências imprevisíveis.
    Não costumo "bater" de frente, fazendo críticas aos conselho dos outros. Procuro, sempre, orientar os colegas naquilo que meu conhecimento me permite. Até por isso participo pouco do Fórum.
    Acredito que devemos respeitar a opinião de todos (mesmo até que não façam sentido), pois de alguma forma são o resultado de suas experiências de vida (corretas ou não).
    Devemos no máximo, iluminar o caminho, apontando a direção correta, p/ aqueles que se permitem evoluir.
    Caso tenha me expressado mau e tenha feito crer que era uma crítica direta ao seu conselho, quero deixar aqui, minhas sinceras desculpas.
    Sua sujestão é correta e pertinente à situação.
    Abraço a todos.
    É o meu primeiro contato com o forum, as palavras do Cowboy nos remetem a uma maneira educada e sociável entre troca de informações, que creio, seja o principal objetivo do forum. Tenho aprendido muito, obrigado.

    Abraços a todos.

  • #128
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    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Coloquei o balanceador na minha Ranger com 33” e numa S10 com 31”.
    Na S10 não funcionou. Verificamos que a S10 tinha várias articulações com folgas, inclusive nas buchas do amortecedor. Substituímos todas as articulações e buchas então o produto passou a funcionar melhor.
    Mas assim como na Ranger acontece o seguinte: Na maioria das vezes vai tudo bem, rodando suave e de repente numa curva e principalmente se o piso tiver irregularidades o balanceamento vai pro saco e o volante dana a vibrar. Aos poucos a vibração vai diminuindo até parar totalmente. Andando a mais de 100Km/h e fazendo as curvas próximo ao limite, quase sempre se chega ao final da curva com o volante vibrando.

    Minha humilde conclusão: Esse produto deve ser ótimo pra veículos que nunca alcançarão os 100Km/H e com rodas que são difíceis de balancear, mas que não tenha folgas na suspensão e só. Pra minha Ranger e pra S10 do meu irmão isso é uma grande merda! Agora vou ter que além balancear as rodas na forma tradicional, pagar o mico de desmontar e tirar tudo de dentro do pneu...
    Ainda bem que eu li isso, pois iria comprar no Donatti pra colocar nos meus 33".
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #129

    Materiais

    Citação Postado originalmente por Balanceadordinamicowizard Ver Post
    Caro Leopoldo

    Conforme você pensa, o BDW fica "grudado" no liner do pneu, e não faz fuzuê nenhum quando vc passar por um buraco ou dere uma freada brusca.

    O interior do pneu deve estar isento de umidade e oleosidade para seu perfeito funcionamento, dispensando de qualquer outro componente além do ar. Nitrogênio é recomendável sem problemas. O BDW irá se "grudar", e fazer o balanceamento dinâmicamente ao veículo andar. O BDW começa a entrar em ação em velocidades superiores entre 30 e 35 km/h.

    Qualquer pergunta e/ou comentário, estaremos a sua disposição para lhe responder.


    Atenciosamente


    Michel Parenza
    Com. de Balanceadores Dinâmicos Ltda. www.bdw.com.br
    Olá Michel, muito interessante o produto, por isso estou em contato lá com a 3K para adquirir pro Manuel Aldaz.

    Escrevo apenas para corregir um detalhe conceitual, VIDRO É UM MATERIAL CERAMICO!!!

    Portanto quendo diz que " não é vidro é ceramico" fica um pouco difícil de entender de que realmente é o produto.

    Grande abraço, belo tópico!!!

  • #130
    Usuário Avatar de Reginaldo B
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    pergunta

    teria esse balanceador para pneus recapados na medida 195/75-16?

  • #131
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Bom dia,

    Eu adquiri o kit Wizard para os 5 pneus e já instalei nos da dianteira.Hoje à tarde vou colocar nos pneus traseiros.

    O método de colocar pela válvula de pneu é meio chato pois tem que ser especialista em ampulheta, mas como é o método caseiro, ótimo.

    Porque o wizard?

    Porque não quero encher minhas rodas ORION com aqueles lindos badulaques de chumbo nas laterias do pneu e como bem observado pelo colega acima, quando se balanceia com chumbo, vc balanceia a roda em relação ao pneu. Qualquer desgaste anormal no pneu e o balanceamento feito anteriromente perde eficácia.

    E mesmo que eu quisesse, os pesos iriam dar interferência com as pinças.

    O ideal é o balanceamento na parte mais externa ao pneu e o Wizard faz justamente isso.

    Existe um outro método de balancear que é feito em uma máquina onde parece o sistema normal: o cara monta a roda/pneu e poe para girar no balanceador. Ai a máquina calcula e anota a posição de desbalanceamento.

    Depois, o artista demonta o pneu da roda e cola um reparo com o peso correto dentro do pneu, como se fosse um remendo. É +/- como o método dinâmico mas não fica solto.

    É um bom sistema e para pneus grandes como os 33" e acima, mas o wizard ainda tem a vantagem de se auto-ajustar.

    Melhorou sensivelmente o shimmy, mas ainda não curou, que é a minha meta.

    Depois, vou levar para uma verificação de balanceamento do pneu montado no eixo do jeep e ver se a quantidade já colocada está suficiente.

    e esta semana, vou entrar de sola com as buchas da ENFER.
    4X4 Brasil
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

  • #132
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Acabei de dar uma bela volta de jeep. Realmente o Wizard faz diferença.

    Embora eu não tenha medido o grau de desbalanceamento antes, é nítida a diferença.

    Antes eu rodava com os 35" e a sensação era que eu rodava sobre pedriscos. Muita vibração. Agora, parece um tapete.
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

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