Sou jipeiro há pouco tempo. Fiz algumas trilhas como Zequinha e em novembro do ano passado comprei meu primeiro 4x4, um samurai canvas, espoado, com pneus 31’ que foi apelidado de Pulga Atômica pelo meu amigo Jorge.
Jorge é jipeiro “das antigas”... Faz trilhas desde a década de 80 e numa conversa tempos atrás falávamos do tamanho dos pneus e que antigamente quem tinha pneus 35’ era considerado exagerado.
Hoje boa parte dos meus amigos tem em seus jipes pneus de 37’ e alguns já estão migrando para os de 38.5’ e um já usa pneus de 40’!
Perguntei a um dos que já usam 38.5’ o porquê de pneus tão grandes e a resposta estava na ponta da língua:
- É para vencer obstáculos maiores!
Na verdade não é não, pois sempre que vamos para a trilha, tanto ele quanto os outros “pés grandes”, quase sempre optam pela rota mais fácil e desviam de lugares realmente complicados.
Pode parecer bobagem da minha parte, mas acredito que a disseminação de pneus enormes não tem nada de sustentável e vai acabar prejudicando nossa paixão pelo off-road.
Falo de sustentabilidade, pois é nosso dever social e do nosso mais profundo interesse que nossa pratica seja sustentável para continuarmos nos divertindo em nossas trilhas.
A turma do pé grande entra na trilha e vão acelerando feito loucos. Como os carros são altos e potentes geralmente não encontram obstáculos muito complicados e aí começa o problema: sem grandes obstáculos os pés grandes aceleram para levantar o Maximo de barro possível a fim de impressionar os amigos e ficar bem em fotos que nunca serão publicadas em lugar nenhum e que não trarão fama nem fortuna alguma.
Com o passar do tempo e dos pés grandes com o pedal do acelerador encostado no assoalho os obstáculos começam a ser cavados e cavados e cavados até que um trecho de barro divertido se transforma, em pouco tempo, num enorme buraco intransponível para boa parte do jipes com pneus menores.
Quando um obstáculo se torna intransponível, logo surge ao seu lado um desvio, o famoso aborto. Só que para fazer esse aborto é preciso desmatar a lateral da trilha e arvores são derrubadas, em geral as menores e os arbustos e tudo mais que um facão pode cortar sem muito trabalho pesado.
Aí a turma do pé grande volta para fazer a trilha outra vez e, ao invés de enfrentar aquele abismo que eles mesmos criaram eles preferem passar pelo aborto recém aberto e; adivinhem só! Acelerando e levantando lama! Começa a nascer ali um novo abismo que vai gerar um novo aborto que gera mais desmatamento. Depois de algum tempo e alguns abortos abertos, a trilha que tinha 5 metros de largura naquele trecho agora já é uma clareira de 15 ou 20 metros de largura.
No dia que as autoridades se tocarem disso vão proibir de vez nossa entrada em trilhas, como já vem acontecendo em muitos lugares. E nós seremos obrigados a procurar diversão cada vez mais longe, até que se torne inviável praticar off-road.
Não sou contra os pneus grandes, só acho que seu uso deveria ser feito com mais critério e responsabilidade e não para compensar algum tipo de deficiência física ou complexo de inferioridade.
Boas trilhas