x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 48

Hybrid View

Pneu grande é para compensar alguma coisa pequena?

Sou jipeiro há pouco tempo. Fiz algumas trilhas como Zequinha e em novembro do ano passado comprei meu primeiro 4x4, um samurai canvas, espoado, com pneus 31’ que foi apelidado de Pulga Atômica pelo meu amigo Jorge.
    Jorge é jipeiro “das antigas”... Faz trilhas desde a década de 80 e numa conversa tempos atrás falávamos do tamanho dos pneus e que antigamente quem tinha pneus 35’ era considerado exagerado.
    Hoje boa parte dos meus amigos tem em seus jipes pneus de 37’ e alguns já estão migrando para os de 38.5’ e um já usa pneus de 40’!
    Perguntei a um dos que já usam 38.5’ o porquê de pneus tão grandes e a resposta estava na ponta da língua:
    - É para vencer obstáculos maiores!
    Na verdade não é não, pois sempre que vamos para a trilha, tanto ele quanto os outros “pés grandes”, quase sempre optam pela rota mais fácil e desviam de lugares realmente complicados.
    Pode parecer bobagem da minha parte, mas acredito que a disseminação de pneus enormes não tem nada de sustentável e vai acabar prejudicando nossa paixão pelo off-road.
    Falo de sustentabilidade, pois é nosso dever social e do nosso mais profundo interesse que nossa pratica seja sustentável para continuarmos nos divertindo em nossas trilhas.
    A turma do pé grande entra na trilha e vão acelerando feito loucos. Como os carros são altos e potentes geralmente não encontram obstáculos muito complicados e aí começa o problema: sem grandes obstáculos os pés grandes aceleram para levantar o Maximo de barro possível a fim de impressionar os amigos e ficar bem em fotos que nunca serão publicadas em lugar nenhum e que não trarão fama nem fortuna alguma.
    Com o passar do tempo e dos pés grandes com o pedal do acelerador encostado no assoalho os obstáculos começam a ser cavados e cavados e cavados até que um trecho de barro divertido se transforma, em pouco tempo, num enorme buraco intransponível para boa parte do jipes com pneus menores.
    Quando um obstáculo se torna intransponível, logo surge ao seu lado um desvio, o famoso aborto. Só que para fazer esse aborto é preciso desmatar a lateral da trilha e arvores são derrubadas, em geral as menores e os arbustos e tudo mais que um facão pode cortar sem muito trabalho pesado.
    Aí a turma do pé grande volta para fazer a trilha outra vez e, ao invés de enfrentar aquele abismo que eles mesmos criaram eles preferem passar pelo aborto recém aberto e; adivinhem só! Acelerando e levantando lama! Começa a nascer ali um novo abismo que vai gerar um novo aborto que gera mais desmatamento. Depois de algum tempo e alguns abortos abertos, a trilha que tinha 5 metros de largura naquele trecho agora já é uma clareira de 15 ou 20 metros de largura.
    No dia que as autoridades se tocarem disso vão proibir de vez nossa entrada em trilhas, como já vem acontecendo em muitos lugares. E nós seremos obrigados a procurar diversão cada vez mais longe, até que se torne inviável praticar off-road.
    Não sou contra os pneus grandes, só acho que seu uso deveria ser feito com mais critério e responsabilidade e não para compensar algum tipo de deficiência física ou complexo de inferioridade.
    Boas trilhas
    4X4 Brasil

Usuário
    Entrada
    03/07/2011
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Agradecimentos: 0
    Concordo plenamente!!!
    Parabéns jorge eloi...
    Vamos preservar a natureza!!!Vamos preservar o offroad

É de se pensar.
    Não sou partidário nem dos pneus pequenos, muito menos dos pneus maiores (tanto é que estou no meio termo).

Parabéns pelo texto.

Abraços.
    "Não é a cerca que segura o boi e sim o capim que ele come."
    f/engasopu

Usuário Avatar de maxdelta
    Entrada
    11/10/2007
    Local
    Nova Friburgo/RJ
    Jorge, vc falou exatamente o q penso! Quando os amigos investem pesado em seus jipes. Os desafios dificeis se tornam fáceis, com o tempo vendem o jipe e vão fazer outra coisa! Ou escolhem trilhas!

É um círculo vicioso, q quem tem pouco dinheiro pra investi fica endividado, e quem pode, bem quem pode pode! Vc compra um jipe: Acha uma trilha estranha, compra um pneu lameiro, aí aparece alguem com pneu grande, aí vc compra o pneu grande, aí vc descobre q este pneu quebra o eixo, munhão, direção, q não foram projetados pra aquela largura e tamanho! Aí gasta-se dinheiro ajeitando um ou outro, depois, o jipe fica fraco, pois pra puxar um bixão fica dificil, coloca turbo, ou algo semelhante, kit de redução, e outras coisas, lá se vai mais uma fortuna!

Quando 35" ficar comum o pessoal vai pular pra 38" depois 42" por fim é melhor andar de retro escavadeira!

Vou ficar com meu 7.50 r16!

[]s
    Baja - Ainda sem nome
    Jipelipe - Sem jipe no momento

Ai que saudades do Firestone Argentino 750x16... Comprados c/ prestações a perder de vista.
    Naquela época 33" era BigFoot!
    Danilo -
    São Paulo - SP - Mooca...

Usuário Avatar de daniloatui
    Entrada
    11/06/2003
    Local
    sao paulo / SFX/SP
    Concordo no ponto de vista de devastar a natureza, mas não culpo grandes pneus e sim mau uso, pois é mais comum abrirem aborto por ter jipe menos preparados e optar por caminho mais facil.
    Sempre fui adepto a seguinte configuração de jeep, pneu 7.50 lameiro com guincho e bloquei traseiro. Pronto. Fiz muita trilha assim e passei em tudo com grandes ou pequenas dificuldades, mas nunca usava aborto, pois a graça estava em superar desafios.
    Com estes megas jipes fica menos adrenada as trilhas ,pois quantas vezes quase capotei de tanta erosão, fazer uma teia de aranh~de tanta manilha e guincho usado para desatolar um jipe , mas era bacana.
    Fiquei anos sem fazer trilha e hoje quero voletar a diversão, mas não consigo fazer as trilhas de antes com esta configuração, pelo simples fato dos pneus não tocarem o chão em determinados pontos de atoleiro, de tão fundo que estão os facões e sendo assim me vi obrigado a colocar pneus maiores, estou colocando 37" e acho um absurdo, mas......
    Tendo pneus maiores e suspensão mais articulada, se desgasta menos o jipe para passar nos obstáculos, e usando com critério, não vejo problema.
    Sem critério, um jeep original ou monstrinho, detonam qualquer lugar....vai do dono do jipe. E o lixo??????

A grande maioria dos jipeiros ainda não se conscientizou que álcool e direção não combinam.

Uma questão MUITO simples e ainda pouco praticada.

Chegar no refinamento de considerar o impacto ambiental e a sustentabilidade do off road... vai demorar. Muito.

Uma pena.

Existem diversos pontos que deveriam ser observados:

- Contaminação de solos e água com óleo / graxa / outros químicos;
    - Impacto dos pneus no solo;
    - Impacto da fuligem (partículas sólidas) da descarga;
    - Impacto do CO da combustão;
    - Impacto do gasto exagerado de combustível pelos 4x4;
    - Uso de árvores e outros meios naturais como pontos de ancoragem;
    - Lixo (como bem citou o colega);

Enfim... um dia esse fórum ainda conversará sobre a adaptação de motores elétricos, sistema de resfriamento das baterias... fonte de energia renovável para empurrar os 4x4.

Espero que a natureza aguente até lá.

Abs.
    Ricardo A. I. Loureiro

Usuário Avatar de edgar_lopes
    Entrada
    22/01/2011
    Local
    Queluz/SP
    Parabéns pelo texto Jorge. Loras, álcool só no jipe e olhe lá, prefiro que seja a diesel.
    Best regards,
    Edgar Lopes
    VTNE 1/2 TON M6

Usuário Avatar de Grélo
    Entrada
    06/12/2006
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Jorge,

muito bacana seu texto, mas ele só foca um lado da estória.

Eu acho que a proliferação de pneus super grandes tem tb outros fatores como:
    1) o acesso à eles, que era coisa impensável anos atrás apesar de existirem há anos nos USA;
    2) a estética, afinal os 4x4 ficam lindos mesmo;
    3) os veículos 4x4 mais modernos são muito maiores e mais fortes que os velhos antepassados;
    4) as trilhas e passeios de antigamente muitas vezes já não são possíveis e outras novas e mais difíceis apareceram.

Antigamente haviam muitas trilhas bem fechadinhas aonde os Trollers de hoje com pneus 35" nem entrariam.
    Muitas dessas trilhas estão fechadas.

Mas para citar um exemplo aqui do RJ, a Trilha da Madereira na Bocaina, era uma trilha que os 4x4 íam para passar 2 dias pelo menos, às vezes 3, e hoje com os recursos mais modernos, costumeiramente dá para ir e voltar no mesmo dia e não acho que aumentaram ou estragaram algo nela, mas simplesmente é mais fácil passar por ela.

Sobre a destruição que esses pneus causam eu discordo plenamente e vou embassar
    Antigamente se faziam trilhas com Jeep's Willys, Engesas e Toyotas. Todos são beberrões comparados aos veículos mais modernos, e os à Diesel soltavam tanta fumaça preta que chegavam a dedetizar o ambiente por onde passavam.
    E com os pneus disponíveis antigamente todo mundo fazia trilha no lema: "na dúvida, acelera!"
    Venciam-se muitos obstáculos na ignorância pq esse eram o principal costume ou jeito. Poucos tinham guincho e bloqueio só quando vinham de fábrica ou alguém soldava o diferencial.
    E lá se íam lama para o alto, e tb fumaça, fuligem e muito vezes peças quebradas no meio do caminho tb.

Sobre lixo, bem, na Jipenet sempre se joga o lixo na caçamba dos amigos, mesmo que o amigo não queira!!!

Abraços,

Grélo
    TJ Whey Protein
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=88053
    "Eu não comprei um carro, comprei um apartamento para mobiliar!"

A discussão é boa, o texto bem escrito, o assunto vai e volta aqui no fórum e em outras redes de jipeiros..........

Mas, parece ida sem volta!

SSDD!

[]s
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

Usuário Avatar de Davi Gonçalves
    Entrada
    30/07/2007
    Local
    Circuito das Águas Paulista/SP
    Citação Postado originalmente por Jorge Eloi Ver Post
    Sou jipeiro há pouco tempo. Fiz algumas trilhas como Zequinha e em novembro do ano passado comprei meu primeiro 4x4, um samurai canvas, espoado, com pneus 31’ que foi apelidado de Pulga Atômica pelo meu amigo Jorge.
    Jorge é jipeiro “das antigas”... Faz trilhas desde a década de 80 e numa conversa tempos atrás falávamos do tamanho dos pneus e que antigamente quem tinha pneus 35’ era considerado exagerado.
    Hoje boa parte dos meus amigos tem em seus jipes pneus de 37’ e alguns já estão migrando para os de 38.5’ e um já usa pneus de 40’!
    Perguntei a um dos que já usam 38.5’ o porquê de pneus tão grandes e a resposta estava na ponta da língua:
    - É para vencer obstáculos maiores!
    Na verdade não é não, pois sempre que vamos para a trilha, tanto ele quanto os outros “pés grandes”, quase sempre optam pela rota mais fácil e desviam de lugares realmente complicados.
    Pode parecer bobagem da minha parte, mas acredito que a disseminação de pneus enormes não tem nada de sustentável e vai acabar prejudicando nossa paixão pelo off-road.
    Falo de sustentabilidade, pois é nosso dever social e do nosso mais profundo interesse que nossa pratica seja sustentável para continuarmos nos divertindo em nossas trilhas.
    A turma do pé grande entra na trilha e vão acelerando feito loucos. Como os carros são altos e potentes geralmente não encontram obstáculos muito complicados e aí começa o problema: sem grandes obstáculos os pés grandes aceleram para levantar o Maximo de barro possível a fim de impressionar os amigos e ficar bem em fotos que nunca serão publicadas em lugar nenhum e que não trarão fama nem fortuna alguma.
    Com o passar do tempo e dos pés grandes com o pedal do acelerador encostado no assoalho os obstáculos começam a ser cavados e cavados e cavados até que um trecho de barro divertido se transforma, em pouco tempo, num enorme buraco intransponível para boa parte do jipes com pneus menores.
    Quando um obstáculo se torna intransponível, logo surge ao seu lado um desvio, o famoso aborto. Só que para fazer esse aborto é preciso desmatar a lateral da trilha e arvores são derrubadas, em geral as menores e os arbustos e tudo mais que um facão pode cortar sem muito trabalho pesado.
    Aí a turma do pé grande volta para fazer a trilha outra vez e, ao invés de enfrentar aquele abismo que eles mesmos criaram eles preferem passar pelo aborto recém aberto e; adivinhem só! Acelerando e levantando lama! Começa a nascer ali um novo abismo que vai gerar um novo aborto que gera mais desmatamento. Depois de algum tempo e alguns abortos abertos, a trilha que tinha 5 metros de largura naquele trecho agora já é uma clareira de 15 ou 20 metros de largura.
    No dia que as autoridades se tocarem disso vão proibir de vez nossa entrada em trilhas, como já vem acontecendo em muitos lugares. E nós seremos obrigados a procurar diversão cada vez mais longe, até que se torne inviável praticar off-road.
    Não sou contra os pneus grandes, só acho que seu uso deveria ser feito com mais critério e responsabilidade e não para compensar algum tipo de deficiência física ou complexo de inferioridade.
    Boas trilhas

Como usuário de pneu grande me sinto no direito de responder ao tópico....
    Não sei se vc já notou que tudo evolui nesta vida, veja como exemplo os telefones celulares que eram grandes e hj ficaram pequenos, foi o q aconteceu com os pneus eram pequenos e hj são monstros....
    O que sinto hoje após ser mto criticado por usar pneus 40 (isso sem o carro andar ainda) é que os carros com motores fracos e mecanica que não suporta pneus acima de 31 ficam irritados qdo alguem chega com pneu 37, 38,5,40 ou maiores.
    Quem usa um Dana 70 e um Dana 60 como eu estou usando tem mais que aumentar o pneu, pois se eu colocar um 33 vou ter um vão livre de fusca igual aos que reclamam da trilha, EU qdo entro na trilha não entro p querer me aparecer e sim p passar em lugares dificeis q é por isto que estamos no off road, agora se a pessoa entrar no off road p andar em estrada boa, me desculpa compra uma palio adventure ou uma eco AWD e sai andar nas estradas de terra e não venha falar de quem faz isso por hobby e gasta horrores p enfrentar as trilhas mais dificieis q tem.
    Eu sou a favor de cada um se tocar no seu limite seja na bebida e no limite do seu carro.
    E qto ao aborto isso só acontece devido aqueles q não consegue passar, que no caso são os menos "equipados", é mais facil comprar um facão de 5 reais do que comprar um guincho, é mais facil usar o facão cortar a arvore e passar ao lado abrindo o caminho p quem vem atras a culpa ñ é de quem tem pneu grande.
    Sei que todos tem o direito de iri e vir mas infelizmente no off road ou vc tem equipamento e veiculo p fazer algumas trilhas ou nem saia de casa, pois como disse no inicio tudo evolui e com uma trilha é a mesma coisa se vem um com pneu 31 e fica acelerando igual uma besta quadrada ele tbm vai cavocar o terreno, e uma coisa q sou contra são os offroaders que pensam que trilha é colar o pé no assoalho.

abraços

Usuário Avatar de Claudio Maggioni
    Entrada
    24/06/2008
    Local
    Indaiatuba/SP
    Citação Postado originalmente por Davi Gonçalves Ver Post
    Como usuário de pneu grande me sinto no direito de responder ao tópico....
    Não sei se vc já notou que tudo evolui nesta vida, veja como exemplo os telefones celulares que eram grandes e hj ficaram pequenos, foi o q aconteceu com os pneus eram pequenos e hj são monstros....
    O que sinto hoje após ser mto criticado por usar pneus 40 (isso sem o carro andar ainda) é que os carros com motores fracos e mecanica que não suporta pneus acima de 31 ficam irritados qdo alguem chega com pneu 37, 38,5,40 ou maiores.
    Quem usa um Dana 70 e um Dana 60 como eu estou usando tem mais que aumentar o pneu, pois se eu colocar um 33 vou ter um vão livre de fusca igual aos que reclamam da trilha, EU qdo entro na trilha não entro p querer me aparecer e sim p passar em lugares dificeis q é por isto que estamos no off road, agora se a pessoa entrar no off road p andar em estrada boa, me desculpa compra uma palio adventure ou uma eco AWD e sai andar nas estradas de terra e não venha falar de quem faz isso por hobby e gasta horrores p enfrentar as trilhas mais dificieis q tem.
    Eu sou a favor de cada um se tocar no seu limite seja na bebida e no limite do seu carro.
    E qto ao aborto isso só acontece devido aqueles q não consegue passar, que no caso são os menos "equipados", é mais facil comprar um facão de 5 reais do que comprar um guincho, é mais facil usar o facão cortar a arvore e passar ao lado abrindo o caminho p quem vem atras a culpa ñ é de quem tem pneu grande.
    Sei que todos tem o direito de iri e vir mas infelizmente no off road ou vc tem equipamento e veiculo p fazer algumas trilhas ou nem saia de casa, pois como disse no inicio tudo evolui e com uma trilha é a mesma coisa se vem um com pneu 31 e fica acelerando igual uma besta quadrada ele tbm vai cavocar o terreno, e uma coisa q sou contra são os offroaders que pensam que trilha é colar o pé no assoalho.

abraços
    x20000
    CLAUDIO MAGGIONI
    F75 "JACA" - em fase de UP GRADE!!!
    F250 2001 MWM "NEGA VÉIA" - tbm em fase de UP GRADES!!!

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. CJ-5 60 e alguma coisa - LOBÃO
      Por NatanielK no fórum Frota 4x4 Brasil
      Respostas: 51
      Última resposta: 07/07/2009, 08:24
    2. Alguma coisa batendo na trazeira da XJ
      Por TJ+TJ no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 17
      Última resposta: 18/11/2008, 22:45
    3. Pequena e grande duvida ^^
      Por MaGao no fórum Niva
      Respostas: 10