Empreitada do Sul de Minas
Com a empreitada do Rio, cheguei mais animado ainda por ajudas essas vítimas das enchentes, conseguimos apoio da Cruz Vermelha, que não libera donativos para particulares, mas como perceberam nosso volumoso trabalho com recursos próprios, liberaram 2 caminhões com 17 ton cada, com todo o material necessário, cestas básicas, água, leite, roupas, produtos de higiene e limpeza, etc... um foi pro Rio com o Bernardo, para Sumidouro, conseguiram entregar de mão em mão onde por mais incrível que possa parecer ainda não tinha chegado ajuda satisfatória, e o outro e mais 2 camionetes (a minha e a do Neilon) comigo para o Sul de Minas dia 21/01/2011, tive a ajuda o tempo todo do Neilon, que brilhantemente não mediu esforços para a realização da coisa toda. Nos preparativos ainda em BH saiu esta entrevista no MGTV:
http://g1.globo.com/videos/minas-gerais/v/voluntarios-da-capital-fazem-mutirao-para-ajudar-vitimas-das-enchentes/1414630/
Chegando ao sul de Minas a indicação da Cruz Vermelha era entregar parte dos donativos em Pouso Alegre em um ginásio, e levar o restante par São sebastião da Bela Vista. Derrubar simplesmente os produtos em Pouso Alegre em nada me agradou saiu esta reportagem ao vivo no MGTV da região:
http://eptv.globo.com/emc/VID,0,1,29304;4,solidariedade+leva+donativos+a+vit imas+das+chuvas+em+pouso+alegre.aspx
Assim que acabamos de dar a entrevista, começou a chegar flagelados das enchentes de Pouso Alegre desesperados por ajuda, uma funcionária da prefeitura local teve a coragem de dizer para as pessoas na minha frente o seguinte:
"Faremos o cadastro de todos vocês a partir de segunda feira (isso era sexta), somente depois de completo o cadastro de todos é que iremos distribuir."
Com isso ela tentou me ensinar que fome e sede podem esperar por todo um fim de semana, e mais alguns dias, mas só tentou, não conseguiu.
Sai com o restante da carga, umas 13 ton em direção a São Sebastião, que estava já a 18 dias debaixo d´água, as pessoas vivendo igual sapo dentro de suas casas, com medo de sair e serem roubadas.
Levei tudo para a prefeitura local, liberei o caminhão, e no mesmo dia já comecei a distribuição de casa em casa, a quem realmente necessitava.
A noite saiu no Jornal Nacional essa matéria:
http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2011/01/iniciativas-para-ajudar-vitimas-das-chuvas-se-multiplicam-em-todo-o-pais.html
No dia seguinte, com o apoio do Prefeito, consegui 2 caminhões caçamba e mais uns 10 voluntários, sendo um o próprio prefeito, cada um com mais faca no dente que o outro, jipe lá não fez falta, também não apareceram, mas canoas, vocês não imaginam, quase 100% das casas as entregas foram de canoas, com a cheia as cobras foram pra lugares mais altos, correndo das águas, nunca ví tanta cascavel nas beiras das estradas e nos pastos, o maior perigo pra nós que tínhamos de passar por elas... avecredo.
Trabalhamos sábado até a noite, domingo voltei com um voluntário a um lugarejo chamado Lagoa Vermelha, havia lá umas 20 famílias necessitadas, e Graças a Deus, completei minha missão.
Pela primeira vez ví um político realmente fazendo o seu trabalho, como sobrou bastante água e alimentos, hoje (24/01) tive notícias que ele enviou água e material de limpeza pra umas famílias que ficarem sem estes itens no sábado, sem cadastro, sem nenhum estrelismo.
Assim, acho que acaba a minha participação nas enchentes deste ano, no total (Rio e Sul de Minas) distribuímos 59 toneladas de donativos, com a ajuda de você que abriu seu coração, e fez a doação.
Robinho
tive os mesmos problemas !
Chegando na sede da cruz vermelha pude ver uma confusão de carros, caminhoes e carretas tentam descarregar, encontramos com nosso contato que separou o comboio de jipes e com ajuda de varios motoqueiros nos levou para as localidades afastadas do centro, onde os donativos nao estavam chegando e assim podemos entregar na mao dos necessitados, estarei voltando no final de semana em Tere e vou direto para a roça e entregar a quem eu julgar que precise, não deveria ser assim mais fazer o que, detalhe os militares (exercito) que estavam tentando derrubar a ponte, isso mesmo tentando passar com um caminhao 6x6 em uma ponte condenada pra mim de tentar derrubala, eles nao queriam deixar um grupo de 4 jipes (experientes) atravessar dizendo que era perigoso, (foda-se) eu vim e sei os riscos se quise-se tranquilidade ficava vendo na tv, infelizmente as equipes de socorro nao tem nenhum preparo, vimos L200 do Bombeiros sem pneus e nem cintas atolados, ridiculo, defesa civil local nem conhecia a localidade que estava um despraparo total, e vamos ter Olimpiadas e Copa do mundo e os caras nao conseguem organiizar um salvamento se quer ... não sou mais inteligente que ninguem mais tambem nao sou um asno ...
doações regiao serrana do RJ
alguem vai subir pra levar doações ,tenho 200 e poucos litros de agua mineral e material de limpeza,nao estou mas com tempo se levar,se tiver alguem e quiser levar eu moro em jacarepagua_rj,meu telefone é 21-77222676 nextel