x
Convex Datacenter
Página 5 de 8 PrimeiroPrimeiro 12345678 ÚltimoÚltimo
Resultados 49 a 60 de 90
    Usuário Avatar de equipeminas4x4
    Entrada
    24/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Agradecimentos: 0

Uma questão a ser analisada em toda e qualquer modificação a ser feita em carros tipo trial. Além do custo da modificação, o peso agregado ao carro será compensador? Temos o caso do nosso amigo Sandro, quebrando a cabeça para tirar 150kg do carro.

[]´s... colocando mais confusão na cabeça do nosso amigo Afonso.

Citação Postado originalmente por Dennis Figueiredo
    Bom..... que dá pra fazer dá..... mas $$$$$$$$$$$$$
    Será que não sai mais barato pagar 80 paus num par de Dynatrac 60?

Usuário Avatar de Sandro Tannuri
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Citação Postado originalmente por Alexandre X
    Caso haja interesse eu vendo os meus por 65.

Abraços,
    Sandro Tannuri - Rio de Janeiro-RJ
    Wrangler "ligeiramente" modificado para as trilhas
    Toyota SW4 original por enquanto para viagens e passeios.

Citação Postado originalmente por Alexandre X
    Citação Postado originalmente por Dennis Figueiredo
    Bom..... que dá pra fazer dá..... mas $$$$$$$$$$$$$
    Galera vamu aproveita que o sandro baixou 15 paus nos eixos.

Usuário Avatar de Marcelo A. Marchiodi
    Entrada
    29/12/2003
    Local
    Franca/SP
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por regis
    Citação Postado originalmente por Marcelo A. Marchiodi
    Também não entendo muito dessa "engenharia" e já pensei muito também em fazer estas caixas, então me surgiram algumas dúvidas:

Afonso,
    E quanto ao cáster??? Como vai ficar? Afinal o pino mestre "aponta" para um centro imáginário no meio do pneu, fato responsável pela facilidade em esterçar, certo!? E como você vai modificar profundamente esta parte (inclusive com pneus grandes), este "centro de giro" vai ser modificado, será que não vai atrapalhar muito!??? Você já pensou em fazer uma caixa de ferro-fundido ao invés de chapa de aço???
    Fiz um desenho simples pra mostrar melhor o que quero dizer sobre o cáster.

Wallace,
    Virar o eixo não prejudicaria a lubrificação? O ideal seria que eles fossem como o diferencial do Fusca, onde a coroa pode ser montada tanto de um lado como o outro. Aí daria para montar com as engrenagens, no caso com 2 pois com 3 engr. o negócio teria que ficar meio robusto demais...!

Aliás: em algumas Kombis antigas existiam essas caixas, creio que elas sejam pequenas/frágeis para se montar num eixo de Jeep, mas elas poderiam ser "copiadas" dimensionando-as (aumentando tamanho da caixa, rolamentos e engrenagens) para o uso no eixo do Jeep, o único inconveniente seria mesmo a inversão de rotação... me corrijam se estiver falando besteira...
    Marcelo,

Acredito que vc esteja falando da própria inclinação do pino mestre, e não do caster certo? Nesse caso temos que lembrar que estamos adicionando uma peça que vai jogar os pneus mais pra fora... cabe ao Afonso fazer essa caixa para considerar as distâncias relacionadas.

Afonso, acho que vale a pena tentar partir para engrenagens (de preferencia alguma já usada no mercado que atenda as necessidades de esforços), mas o munhão sinceramente acredito que não vai aguentar....

Talvez uma saída seria de fazer outro munhão, e provavelmente outro pino mestre, sendo que vc só aproveitaria o tubo do eixo, que provavelmente teria que ser reforçado.

Abraços
    Régis,
    Por favor, me corrija se eu estiver errado: a própria inclinação do pino mestre, neste caso é a responsável pelo cáster, certo!? Pois num Jeep não há como regular o cáster sem grandes modificações, e ele foi feito para usar pneus 600/16 até 700/16 aproximadamente. Mesmo que o Afonso considere as distâncias, ainda assim o pneu iria girar em um raio maior ao invés de girar no seu próprio centro (olhando-se da vista superior). O ideal seria alterar a inclinação do pino mestre fazendo com que ele apontasse para + ou - o centro do pneu que ele está usando, no caso o Mudzilla. Gente: por favor me perdoem se eu estiver falando mer... estou aqui para aprender também, certo! Tenham paciência comigo hein...

Concordo que o munhão não aguentaria, afinal, creio que não foi feito esperando modificações desse tipo... mas, quem sabe...!!!

IMHO a engrenagem acabaria sendo a melhor opção mesmo, já que tem dentes retos ( e porque??? ...porque não os dentes helicoidais???), não é tão difícil de fazer e nem tããããããão caro, o foda mesmo é a inversão de rotação... olha o custo subiiiiiiinnndoo...

E concordo com você sobre fazer outro munhão, aí sim acabaria mudando o cáster pois mudaria a inclinação do pino mestre, certo!?

Afonso, já faz uns 2 anos que eu ando pesquisando informações desses eixos pra fazer a mesma coisa que você tá pensando. Ainda não fiz nenhum protótipo por vários motivos, sendo que os principais são: isso não é uma prioridade pra mim agora, e falta uma fresa de 3 eixos aqui em casa...
    Olha, a galera falou tudo, aqui. O jeito confiável de fazer isso, é com engrenagens. E realmente, o Wallace falou algo certo, exatamente a minha idéia. Inverter os eixos pra usar só 2 engrenagens. Os Unimogs são assim.
    Pra fazer isso decentemente, teria que importar um R&P com corte reverso pra colocar no eixo traseiro. Caro, mas nada tão fora do comum.
    Eu tenho um monte de fotos aqui, mas acho que este site pode te ajudar mais:
    http://www.exaxt.ca
    Estes caras são especializados em eixos do Mog e conversões. Talvez te dê uma luz no assunto.
    Acho que qualquer coisa mais que eu poderia falar sobre o assunto, a galera já falou... cê tá bem assessorado...
    EDIT: Vale lembrar que tem alguns ônibus que usam eixos pórtico... invertidos! Os eixos ficam ABAIXO do centro da roda. Isso pra manter o perfil baixo do ônibus, principalmente aqueles de 2 andares. Talvez dar uma olhada nesses pórticos te ajude de alguma forma.
    Boa sorte com o projeto!

[]s,

Régis,
    Por favor, me corrija se eu estiver errado: a própria inclinação do pino mestre, neste caso é a responsável pelo cáster, certo!? Pois num Jeep não há como regular o cáster sem grandes modificações, e ele foi feito para usar pneus 600/16 até 700/16 aproximadamente. Mesmo que o Afonso considere as distâncias, ainda assim o pneu iria girar em um raio maior ao invés de girar no seu próprio centro (olhando-se da vista superior). O ideal seria alterar a inclinação do pino mestre fazendo com que ele apontasse para + ou - o centro do pneu que ele está usando, no caso o Mudzilla. Gente: por favor me perdoem se eu estiver falando mer... estou aqui para aprender também, certo! Tenham paciência comigo hein...

Concordo que o munhão não aguentaria, afinal, creio que não foi feito esperando modificações desse tipo... mas, quem sabe...!!!

IMHO a engrenagem acabaria sendo a melhor opção mesmo, já que tem dentes retos ( e porque??? ...porque não os dentes helicoidais???), não é tão difícil de fazer e nem tããããããão caro, o foda mesmo é a inversão de rotação... olha o custo subiiiiiiinnndoo...

E concordo com você sobre fazer outro munhão, aí sim acabaria mudando o cáster pois mudaria a inclinação do pino mestre, certo!?
    Pois é, Marcelo... tá certo. Mas pode-se considerar que não é só deslocamento vertical que você ganha colocando um redutor na ponta do eixo... o redutor também tem uma certa largura, aí aumenta a bitola do eixo. Ou seja... uma maneira de resolver o problema é fazer com que o conjunto redutor tenha a largura necessária pra fazer a linha do pino-mestre coincidir com o centro original, de novo. Claro, o problema é fazer o redutor caber nesse espaço. Ele pode ser menor que o necessário para um redutor decente.
    Sei lá se o munhão original aguenta, só testando pra saber. Como engenheiro, eu digo que não (análise do pior caso... )
    Dentes helicoidais têm resistência um pouco menor do que os retos do mesmo tamanho. Só que os retos fazem mais barulho pra rodar. Ou seja, se você tem alguma esperança de botar isso numa estrada, helicoidais. Se tirou isso da cabeça, use os retos.
    Embora eu ache que quem cogita eixos pórtico na viatura é porque tirou estradas da cabeça há muito tempo...
    []s,

Usuário
    Entrada
    20/09/2004
    Local
    Bauru/SP
    OK, Bomba, o munhão pode se tornar um problema sim, mas não acredito que os eixos invertidos seja um problema grave.

Quanto ao uso de engrenagens retas, mesmo na estrada não acho que deva ser ruidoso, lembrando que nossos carros se utilizam de pneus de grande diametro e por consequencia, a rotação no centro é bem mais baixa do que em carro comun.

O marcel comentou sobre o peso, ainda não posso avaliar isto, seria talvez outro problema ou não ?

Obrigado a todos,

um abraço Afonso Carlos.

Realmente, não é, visto que desde sempre a gente usa o diferencial rodando do lado mais fraco na dianteira... só que, claro, esse é usado em part-time. Se você usa um diferencial nessas condições na traseira, eu não posso dizer o quanto ele aguenta, a utilização dele é bem maior... por exemplo, cubos de roda originais, já sabemos que os dianteiros não aguentam quando colocados na traseira, flutuantes. É só perguntar pro Leopoldo.
    Quanto à rotação, concordo... o Engesa F1 tem aquela t-case dele bem ruidosa, com dentes retos. Talvez depois do diferencial a rotação seja baixa o suficiente pro barulho não incomodar. Ainda mais com pneuzão. De qualquer maneira, isso é meio cosmético num projeto desses. Pra fazer barulho, já tem outros 500 itens na viatura... hehehe
    Quanto ao peso, o que eu posso dizer é o óbvio, que você já sabe... Se os eixos sofrem com o peso dos pneus originalmente, que tal colocando mais carga ainda na ponta? E a articulação do munhão, que vai ter que aguentar mais o peso do redutor? É por aí... e, como já dito, o axle wrap deve ser enorme, afinal, é mais uma alavanca, entre o centro da roda e o do eixo.
    Pra amortizar os custos, dá uma olhada se não existe nenhum produto similar em outra aplicação, como agrícola, máquinas hidráulicas, etc... Talvez você ache algum conjunto de engrenagens com boa especificação por um custo mais razoável do que você mesmo projetar e usinar tudo.
    []s,

Régis,
    Por favor, me corrija se eu estiver errado: a própria inclinação do pino mestre, neste caso é a responsável pelo cáster, certo!?
    Marcelo,

Acredito que tudo ja foi respondido neste tópico (me corrija se não for), a não ser por um pequeno erro de conceito a respeito dos ângulos.

O ângulo de Caster é tomado pela inclinação do pino mestre, mas em outro plano......

Caster, se vc olhar a lateral do carro, vai ver o pneu parecendo um O .... e o caster é medido a partir da inclinação nesse plano, ou seja, se tiver algo assim / atras do O do pneu olhando o carro de lado, vai ver o ângulo do Caster....

Agora vai pra a frente do carro ..... o pneu está assim [] e o pino mestre vai estar ao lado dele apontando para o meio do pneu assim /

Esta é a diferença entre caster e inclinação do pino mestre (Alguém me corrija se eu estiver errado)

Mas de qualquer maneira vc está falando o conceito certo, somente com o nome invertido.

Abraços

eixo portal

voces estao reinventando a roda, deem uma olhada num ferrovello de maquinas agricolas que vera que o comando final dos tratores e colheitadeiras ja ta prontinho e so adaptar as engrenagens.
    Agora em janeiro tinha na minha oficina um tratorzinho novo da Yanmar com motor diesel 4 cil 60cv do tamanho de um CHT e tinha eixos portal com cilindro hidraulico de direcao imbutido, a primeira super reduzida a 1800 rpm da 400 metros por hora de velocidade!!!!!!

Usuário Avatar de Marcelo A. Marchiodi
    Entrada
    29/12/2003
    Local
    Franca/SP
    Agradecimentos: 2
    Régis,
    Você está certo, eu fiquei meio equivocado mesmo com os nomes... Obrigado pela explicação!
    Mas o conceito está certo, não é!?
    E também creio que não faça muita diferença (o fato do raio de giro do pneu, acho que não infuiria tão significamente), já que o uso será mais em trilhas mesmo...! E também tem o lance do off-set da roda, que pode influir e resolver o problema neste caso, certo!?

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem