Postado originalmente por
Marcelo A. Marchiodi
Também não entendo muito dessa "engenharia" e já pensei muito também em fazer estas caixas, então me surgiram algumas dúvidas:
Afonso,
E quanto ao cáster??? Como vai ficar? Afinal o pino mestre "aponta" para um centro imáginário no meio do pneu, fato responsável pela facilidade em esterçar, certo!? E como você vai modificar profundamente esta parte (inclusive com pneus grandes), este "centro de giro" vai ser modificado, será que não vai atrapalhar muito!??? Você já pensou em fazer uma caixa de ferro-fundido ao invés de chapa de aço???
Fiz um desenho simples pra mostrar melhor o que quero dizer sobre o cáster.
Wallace,
Virar o eixo não prejudicaria a lubrificação? O ideal seria que eles fossem como o diferencial do Fusca, onde a coroa pode ser montada tanto de um lado como o outro. Aí daria para montar com as engrenagens, no caso com 2 pois com 3 engr. o negócio teria que ficar meio robusto demais...!
Aliás: em algumas Kombis antigas existiam essas caixas, creio que elas sejam pequenas/frágeis para se montar num eixo de Jeep, mas elas poderiam ser "copiadas" dimensionando-as (aumentando tamanho da caixa, rolamentos e engrenagens) para o uso no eixo do Jeep, o único inconveniente seria mesmo a inversão de rotação... me corrijam se estiver falando besteira...