Bom, acho que deveria re-fazer seus cálculos aí.......
Considerando uma engrenagem de 300 mm de diâmetro na ponta de eixo, o motorzinho do meu Samurai conseguiria aplicar mais de 8.700 kg de tração naquela corrente......
Abraços,
Ok, Bill vc está coberto de razão, eu é qie digitei errado na realidade onde se-le 2.500 Kgf leia-se 25.000 Kgf.
Antes de mais nada, parabéns pela iniciativa!! :P :P
O ponto negativo que notei foi o pouco espaço que ficou entre o pneu e o suporte superior (aquele que vem do eixo). Pelo menos pela foto parece que ficou muito próximo, e o pneu está sem carga.
Depois de montado o pneu vai fazer aquela "barriga" que pode raspar no suporte, ainda mais quando estiver com baixa calibragem, ou pegar uma pedra e deformar, ou as duas coisas juntas. Dai acontece o que aconteceu com o pneu do Spider.
[s] observadores,
Marcelo este é sim um dos problemas sim, talves para resolver eu diminua a altura da peça de 6 Pol, para 5,.
Por favor continuem comentando, e desde já agradeço sua observação.
Prof.Pardal, ops, digo Afonso:
o custo de se colocar 3 engrenagens aumentaria muito em detrimento da corrente?
ai nao precisaria de espaçador e talvez resistisse mais ao torque.
tambem observei essa caracteristica comentada pelo Marcelo, talvez alterando o off-set da roda resolveria. mas com beadlock iria complicar.
o Bill falou sobre axle wrap, mas com barras anti-torçao bem feitas nao resolveriam esse problema?ou nao se aplicam nessa situaçao?
Prof.Pardal, ops, digo Afonso:
o custo de se colocar 3 engrenagens aumentaria muito em detrimento da corrente?
ai nao precisaria de espaçador e talvez resistisse mais ao torque.
tambem observei essa caracteristica comentada pelo Marcelo, talvez alterando o off-set da roda resolveria. mas com beadlock iria complicar.
o Bill falou sobre axle wrap, mas com barras anti-torçao bem feitas nao resolveriam esse problema?ou nao se aplicam nessa situaçao?
[]´s
Ok, Elcio seja bem vindo ao tópico.
1- O custo com engrenagens se torna praticamente invialvel algo na casa dos R$ 9.000,00.
2- Não vai precisar de espaçador, em teoria.
3- Barras anti-torção seriam obrigatorias.
4- Pneus raspando, este problema ja está quase resolvido.
Porque voce não compra eixos de Unimog nos leilões militares e modifica eles para que a caixa portal caiba nos eixos nacionais. Usar o eixo do Unimog inteiro tem o problema do "torque tube" que deixaria o cardan inviavel alem do peso é claro. Mas usar só as caixas portais do Unimog pode dar certo, os gringos fazem eixos hibridos assim com a parte central do D60 ou Ford 9".
Outro problema do seu sistema é que a bolota(cabeça de gato, munhão interno) vai ter que suportar forças laterais muuuuito maiores por causa da alavanca feita pela caixa. Elas as vezes não resistem nem na forma original imagina assim, com rolamentos não vai aguentar mesmo.
Abraços,
Sandro Tannuri - Rio de Janeiro-RJ
Wrangler "ligeiramente" modificado para as trilhas
Toyota SW4 original por enquanto para viagens e passeios.
olá Afonso, dá uma olhada nas fotos do esquema hummer, dá para tirar algumas idéias, apesar da concepção da suspensão do Hummer ser bem diferente do feixe de molas do jeep (não sei se vc pretender utilizar feixes).
Sou o que menos entende do assunto aqui, mas uma curiosidade, numa inclinação lateral estrema, a alavanca feita sob o conjunto, que teria que suportar o peso todo do jipe, não seria muito alto, e faria ele quebrar ou desalinhar?? Ele suportaria tal alavanca??
[]´s
Gustavo
olá Afonso, dá uma olhada nas fotos do esquema hummer, dá para tirar algumas idéias, apesar da concepção da suspensão do Hummer ser bem diferente do feixe de molas do jeep (não sei se vc pretender utilizar feixes).
um abraço.
Interessante o Hummer, usa apenas duas emgrenagens e não a corrente, se conseguir inverter a rotação do eixo, virando ele, como o wallace falou, seria ideal, se bem que a altura seria menor...
Também não entendo muito dessa "engenharia" e já pensei muito também em fazer estas caixas, então me surgiram algumas dúvidas:
Afonso,
E quanto ao cáster??? Como vai ficar? Afinal o pino mestre "aponta" para um centro imáginário no meio do pneu, fato responsável pela facilidade em esterçar, certo!? E como você vai modificar profundamente esta parte (inclusive com pneus grandes), este "centro de giro" vai ser modificado, será que não vai atrapalhar muito!??? Você já pensou em fazer uma caixa de ferro-fundido ao invés de chapa de aço???
Fiz um desenho simples pra mostrar melhor o que quero dizer sobre o cáster.
Wallace,
Virar o eixo não prejudicaria a lubrificação? O ideal seria que eles fossem como o diferencial do Fusca, onde a coroa pode ser montada tanto de um lado como o outro. Aí daria para montar com as engrenagens, no caso com 2 pois com 3 engr. o negócio teria que ficar meio robusto demais...!
Aliás: em algumas Kombis antigas existiam essas caixas, creio que elas sejam pequenas/frágeis para se montar num eixo de Jeep, mas elas poderiam ser "copiadas" dimensionando-as (aumentando tamanho da caixa, rolamentos e engrenagens) para o uso no eixo do Jeep, o único inconveniente seria mesmo a inversão de rotação... me corrijam se estiver falando besteira...