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  • #1
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    Citação Postado originalmente por billj
    Bom, acho que deveria re-fazer seus cálculos aí.......

    Considerando uma engrenagem de 300 mm de diâmetro na ponta de eixo, o motorzinho do meu Samurai conseguiria aplicar mais de 8.700 kg de tração naquela corrente......

    Abraços,
    Ok, Bill vc está coberto de razão, eu é qie digitei errado na realidade onde se-le 2.500 Kgf leia-se 25.000 Kgf.

    Abraços Afonso Carlos.

  • #2
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    Citação Postado originalmente por Marcelo
    Grande Afonso,

    Antes de mais nada, parabéns pela iniciativa!! :P :P

    O ponto negativo que notei foi o pouco espaço que ficou entre o pneu e o suporte superior (aquele que vem do eixo). Pelo menos pela foto parece que ficou muito próximo, e o pneu está sem carga.
    Depois de montado o pneu vai fazer aquela "barriga" que pode raspar no suporte, ainda mais quando estiver com baixa calibragem, ou pegar uma pedra e deformar, ou as duas coisas juntas. Dai acontece o que aconteceu com o pneu do Spider.

    [s] observadores,
    Marcelo este é sim um dos problemas sim, talves para resolver eu diminua a altura da peça de 6 Pol, para 5,.

    Por favor continuem comentando, e desde já agradeço sua observação.

    Abraço Afonso Carlos.

  • #3
    Citação Postado originalmente por Afonso Carlos

    Ok, Bill vc está coberto de razão, eu é qie digitei errado na realidade onde se-le 2.500 Kgf leia-se 25.000 Kgf.

    Abraços Afonso Carlos.

    Mesmo assim, o meu cálculo não considere choque. Creio que facilmente a tração iria ultrapassar estes 25.000 kg........

    Vale lembrar que este produto, por sua natureza, vai ser comercializado quase exclusivamente para jipeiros como eu...........

    Abraços,

  • #4
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    Citação Postado originalmente por billj
    Mesmo assim, o meu cálculo não considere choque. Creio que facilmente a tração iria ultrapassar estes 25.000 kg........

    Vale lembrar que este produto, por sua natureza, vai ser comercializado quase exclusivamente para jipeiros como eu...........

    Abraços,
    OK, concordo que em um choque, a carga ultrapassaria este limite mesmo, mas vamos pesquisar mais.

    Quanto ao publico deste produto, concordo que também é outro problema

    Um abraço Afonso Carlos.

  • #5
    Usuário Avatar de elcio
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    Prof.Pardal, ops, digo Afonso:
    o custo de se colocar 3 engrenagens aumentaria muito em detrimento da corrente?
    ai nao precisaria de espaçador e talvez resistisse mais ao torque.
    tambem observei essa caracteristica comentada pelo Marcelo, talvez alterando o off-set da roda resolveria. mas com beadlock iria complicar.
    o Bill falou sobre axle wrap, mas com barras anti-torçao bem feitas nao resolveriam esse problema?ou nao se aplicam nessa situaçao?

    []´s

  • #6
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    Citação Postado originalmente por elcio
    Prof.Pardal, ops, digo Afonso:
    o custo de se colocar 3 engrenagens aumentaria muito em detrimento da corrente?
    ai nao precisaria de espaçador e talvez resistisse mais ao torque.
    tambem observei essa caracteristica comentada pelo Marcelo, talvez alterando o off-set da roda resolveria. mas com beadlock iria complicar.
    o Bill falou sobre axle wrap, mas com barras anti-torçao bem feitas nao resolveriam esse problema?ou nao se aplicam nessa situaçao?

    []´s
    Ok, Elcio seja bem vindo ao tópico.
    1- O custo com engrenagens se torna praticamente invialvel algo na casa dos R$ 9.000,00.

    2- Não vai precisar de espaçador, em teoria.

    3- Barras anti-torção seriam obrigatorias.

    4- Pneus raspando, este problema ja está quase resolvido.

    Continuem comentando por favor.


    Um abraço a todos Afonso Carlos.

  • #7
    Usuário Avatar de Sandro Tannuri
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    Afonso,

    Porque voce não compra eixos de Unimog nos leilões militares e modifica eles para que a caixa portal caiba nos eixos nacionais. Usar o eixo do Unimog inteiro tem o problema do "torque tube" que deixaria o cardan inviavel alem do peso é claro. Mas usar só as caixas portais do Unimog pode dar certo, os gringos fazem eixos hibridos assim com a parte central do D60 ou Ford 9".
    Outro problema do seu sistema é que a bolota(cabeça de gato, munhão interno) vai ter que suportar forças laterais muuuuito maiores por causa da alavanca feita pela caixa. Elas as vezes não resistem nem na forma original imagina assim, com rolamentos não vai aguentar mesmo.

    Abraços,
    Sandro Tannuri - Rio de Janeiro-RJ
    Wrangler "ligeiramente" modificado para as trilhas
    Toyota SW4 original por enquanto para viagens e passeios.

  • #8
    Porque 3 engrenagens?
    Vira o eixo e usa só duas... de quebra pode ganhar um pinhão alto
    Só tem eu de engenheiro aqui é

  • #9
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    olá Afonso, dá uma olhada nas fotos do esquema hummer, dá para tirar algumas idéias, apesar da concepção da suspensão do Hummer ser bem diferente do feixe de molas do jeep (não sei se vc pretender utilizar feixes).

    um abraço.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -hummer_2_968.jpg   -hummer_123.jpg  

  • #10
    Administrador Administrador Avatar de Luis Assis
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    Sou o que menos entende do assunto aqui, mas uma curiosidade, numa inclinação lateral estrema, a alavanca feita sob o conjunto, que teria que suportar o peso todo do jipe, não seria muito alto, e faria ele quebrar ou desalinhar?? Ele suportaria tal alavanca??
    []´s
    Gustavo

  • #11
    Administrador Administrador Avatar de Luis Assis
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    Citação Postado originalmente por Rogervet
    olá Afonso, dá uma olhada nas fotos do esquema hummer, dá para tirar algumas idéias, apesar da concepção da suspensão do Hummer ser bem diferente do feixe de molas do jeep (não sei se vc pretender utilizar feixes).

    um abraço.
    Interessante o Hummer, usa apenas duas emgrenagens e não a corrente, se conseguir inverter a rotação do eixo, virando ele, como o wallace falou, seria ideal, se bem que a altura seria menor...

    []´s
    Gustavo

  • #12
    Usuário Avatar de Marcelo A. Marchiodi
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    Também não entendo muito dessa "engenharia" e já pensei muito também em fazer estas caixas, então me surgiram algumas dúvidas:

    Afonso,
    E quanto ao cáster??? Como vai ficar? Afinal o pino mestre "aponta" para um centro imáginário no meio do pneu, fato responsável pela facilidade em esterçar, certo!? E como você vai modificar profundamente esta parte (inclusive com pneus grandes), este "centro de giro" vai ser modificado, será que não vai atrapalhar muito!??? Você já pensou em fazer uma caixa de ferro-fundido ao invés de chapa de aço???
    Fiz um desenho simples pra mostrar melhor o que quero dizer sobre o cáster.

    Wallace,
    Virar o eixo não prejudicaria a lubrificação? O ideal seria que eles fossem como o diferencial do Fusca, onde a coroa pode ser montada tanto de um lado como o outro. Aí daria para montar com as engrenagens, no caso com 2 pois com 3 engr. o negócio teria que ficar meio robusto demais...!

    Aliás: em algumas Kombis antigas existiam essas caixas, creio que elas sejam pequenas/frágeis para se montar num eixo de Jeep, mas elas poderiam ser "copiadas" dimensionando-as (aumentando tamanho da caixa, rolamentos e engrenagens) para o uso no eixo do Jeep, o único inconveniente seria mesmo a inversão de rotação... me corrijam se estiver falando besteira...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -eixo_caster_912.jpg   -high_portal_axle_391.jpg  

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