x
Convex Datacenter
Página 3 de 8 PrimeiroPrimeiro 12345678 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 90

Unimog

Tempos atras, tb já tive pensando nesta idéia...

Pra ajudar, aí vai os esquemas dos eixos do Unimog, com duas engrenagens.

A[]'s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -x_ray_151_196.jpg   -axles_mog_2_211.jpg  

Wallace,
    Porque 3 engrenagens?
    Vira o eixo e usa só duas... de quebra pode ganhar um pinhão alto
    Só tem eu de engenheiro aqui é
    Wallace, girar simplesmente acho que teria um problema quanto a bolota do diferencial, que em alguns jipes não são centralizados ... mas ainda sim, acho que o trabalho de deslocar a bolota seja mais interessante que usar 3 engrenagens na ponta de eixo... ou não

A[]s
    Márcio

reducao final

Entre no site www.jacto.com.br eles tem u pulverizador agricola Uniport que tem mecanica de D20 e altura livre de +-1,5m e nao quebra as correntes
    quanto a engrenagens tente achar engrenagens padronizadas de alguma caixa de trator pois sao bem baratas

Usuário
    Entrada
    20/09/2004
    Local
    Bauru/SP
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Sandro Tannuri
    Afonso,

Porque voce não compra eixos de Unimog nos leilões militares e modifica eles para que a caixa portal caiba nos eixos nacionais. Usar o eixo do Unimog inteiro tem o problema do "torque tube" que deixaria o cardan inviavel alem do peso é claro. Mas usar só as caixas portais do Unimog pode dar certo, os gringos fazem eixos hibridos assim com a parte central do D60 ou Ford 9".
    Outro problema do seu sistema é que a bolota(cabeça de gato, munhão interno) vai ter que suportar forças laterais muuuuito maiores por causa da alavanca feita pela caixa. Elas as vezes não resistem nem na forma original imagina assim, com rolamentos não vai aguentar mesmo.

Abraços,
    OK, Sandro a idéia do Unimog é valida, mas eu gostaria de ter um produto que não dependese de outros carros principalmente de leilôes.

Quanto a resistencia da esfera acredito possa dar problema, mas só testando mesmo para saber. Se não suportar mesmo, ai parto para outro projeto, que o de munhão aberto e maior (Modelo CBT Javali) para os dana 44.

Um abraço Afonso Carlos.

Usuário
    Entrada
    20/09/2004
    Local
    Bauru/SP
    Citação Postado originalmente por Wallace
    Porque 3 engrenagens?
    Vira o eixo e usa só duas... de quebra pode ganhar um pinhão alto
    Só tem eu de engenheiro aqui é
    Ok, Wallace vou começar a pensar de novo na engrenagens.

Um abraço Afonso Carlos.

Usuário
    Entrada
    20/09/2004
    Local
    Bauru/SP
    Citação Postado originalmente por Marcelo A. Marchiodi
    Também não entendo muito dessa "engenharia" e já pensei muito também em fazer estas caixas, então me surgiram algumas dúvidas:

Afonso,
    E quanto ao cáster??? Como vai ficar? Afinal o pino mestre "aponta" para um centro imáginário no meio do pneu, fato responsável pela facilidade em esterçar, certo!? E como você vai modificar profundamente esta parte (inclusive com pneus grandes), este "centro de giro" vai ser modificado, será que não vai atrapalhar muito!??? Você já pensou em fazer uma caixa de ferro-fundido ao invés de chapa de aço???
    Fiz um desenho simples pra mostrar melhor o que quero dizer sobre o cáster.

Wallace,
    Virar o eixo não prejudicaria a lubrificação? O ideal seria que eles fossem como o diferencial do Fusca, onde a coroa pode ser montada tanto de um lado como o outro. Aí daria para montar com as engrenagens, no caso com 2 pois com 3 engr. o negócio teria que ficar meio robusto demais...!

Aliás: em algumas Kombis antigas existiam essas caixas, creio que elas sejam pequenas/frágeis para se montar num eixo de Jeep, mas elas poderiam ser "copiadas" dimensionando-as (aumentando tamanho da caixa, rolamentos e engrenagens) para o uso no eixo do Jeep, o único inconveniente seria mesmo a inversão de rotação... me corrijam se estiver falando besteira...
    Ok, Marcelo.

1- Isto pode ser facilmente corrigido com a correta angulação dos eixos.

2- O projeto preve o uso de aço fundido, as chapas estão sendo utilizadas apenas no prototipo.

3- Virar o eixo em tese prejudicaria a lubrifivação sim, mas existem várias formas de se resolver: aumentando o nivel, contruindo um defletor, etc...

Um abraço Afonso Carlos.

Usuário
    Entrada
    20/09/2004
    Local
    Bauru/SP
    Citação Postado originalmente por Marcio
    Wallace, girar simplesmente acho que teria um problema quanto a bolota do diferencial, que em alguns jipes não são centralizados ... mas ainda sim, acho que o trabalho de deslocar a bolota seja mais interessante que usar 3 engrenagens na ponta de eixo... ou não

A[]s
    Márcio
    OK, Marcio garanto a vc que é muito mais fácil e barato girar os eixos do que utilizar 3 engrenagens.

Um abraço Afonso Carlos.

Usuário
    Entrada
    20/09/2004
    Local
    Bauru/SP
    Citação Postado originalmente por lassis
    Sou o que menos entende do assunto aqui, mas uma curiosidade, numa inclinação lateral estrema, a alavanca feita sob o conjunto, que teria que suportar o peso todo do jipe, não seria muito alto, e faria ele quebrar ou desalinhar?? Ele suportaria tal alavanca??
    []´s
    Gustavo
    Ok, Gustavo essa é outra preucupação minha, mas.....

Um abraço Afonso Carlos.

Usuário Avatar de equipeminas4x4
    Entrada
    24/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Afonso,

Essa corrente parece ser bem resistente, com uns cálculos vc consegue resolver esse problema. Essa caixa em aço é muito mais barata que uma em fundida. Faça ela com faces ao invés do perfil arredondado e solde uma chapa dobrada ao redor. Isso é muito utilizado nos EUA inclusive em diferenciais.
    PS.: Não esquece de deixar uma tampa de acesso para manutenção.
    Outra vantagem é a redução que vc pode conseguir a mais no conjunto.

O que vejo de preocupante é o seguinte:
    1- Alavanca muito grande sobre os eixos, acho que eles não vão aguentar.
    2- A alavanca no eixo dianteiro sobrecarrega demasiadamente a cúpula, essa não aguenta mesmo.
    3- O axle wrap é bruto. Os links terão que ser reforçados e reposicionados o que acarreta mais esforços sobre os D44.

No amis a idéia é muito boa, acho que devíamos limitar isso no Trial também..... hehehehe

[]´s

Citação Postado originalmente por Marcelo A. Marchiodi
    Também não entendo muito dessa "engenharia" e já pensei muito também em fazer estas caixas, então me surgiram algumas dúvidas:

Afonso,
    E quanto ao cáster??? Como vai ficar? Afinal o pino mestre "aponta" para um centro imáginário no meio do pneu, fato responsável pela facilidade em esterçar, certo!? E como você vai modificar profundamente esta parte (inclusive com pneus grandes), este "centro de giro" vai ser modificado, será que não vai atrapalhar muito!??? Você já pensou em fazer uma caixa de ferro-fundido ao invés de chapa de aço???
    Fiz um desenho simples pra mostrar melhor o que quero dizer sobre o cáster.

Wallace,
    Virar o eixo não prejudicaria a lubrificação? O ideal seria que eles fossem como o diferencial do Fusca, onde a coroa pode ser montada tanto de um lado como o outro. Aí daria para montar com as engrenagens, no caso com 2 pois com 3 engr. o negócio teria que ficar meio robusto demais...!

Aliás: em algumas Kombis antigas existiam essas caixas, creio que elas sejam pequenas/frágeis para se montar num eixo de Jeep, mas elas poderiam ser "copiadas" dimensionando-as (aumentando tamanho da caixa, rolamentos e engrenagens) para o uso no eixo do Jeep, o único inconveniente seria mesmo a inversão de rotação... me corrijam se estiver falando besteira...
    Marcelo,

Acredito que vc esteja falando da própria inclinação do pino mestre, e não do caster certo? Nesse caso temos que lembrar que estamos adicionando uma peça que vai jogar os pneus mais pra fora... cabe ao Afonso fazer essa caixa para considerar as distâncias relacionadas.

Afonso, acho que vale a pena tentar partir para engrenagens (de preferencia alguma já usada no mercado que atenda as necessidades de esforços), mas o munhão sinceramente acredito que não vai aguentar....

Talvez uma saída seria de fazer outro munhão, e provavelmente outro pino mestre, sendo que vc só aproveitaria o tubo do eixo, que provavelmente teria que ser reforçado.

Abraços

Usuário
    Entrada
    20/09/2004
    Local
    Bauru/SP
    Citação Postado originalmente por equipeminas4x4

O que vejo de preocupante é o seguinte:
    1- Alavanca muito grande sobre os eixos, acho que eles não vão aguentar.
    2- A alavanca no eixo dianteiro sobrecarrega demasiadamente a cúpula, essa não aguenta mesmo.
    3- O axle wrap é bruto. Os links terão que ser reforçados e reposicionados o que acarreta mais esforços sobre os D44.

No amis a idéia é muito boa, acho que devíamos limitar isso no Trial também..... hehehehe

[]´s
    OK, Marcel suas preucupações, são identicas as minhas.

Solução: estou pensando em baixar de 6 ´´ para 5´´ o comprimento das caixas.

Quanto a construção da caixa, este é só um modelo para desemvolvimento.

Um abraço e muito obrigado Afonso Carlos.

Usuário
    Entrada
    20/09/2004
    Local
    Bauru/SP
    Citação Postado originalmente por regis
    Afonso, acho que vale a pena tentar partir para engrenagens (de preferencia alguma já usada no mercado que atenda as necessidades de esforços), mas o munhão sinceramente acredito que não vai aguentar....

Talvez uma saída seria de fazer outro munhão, e provavelmente outro pino mestre, sendo que vc só aproveitaria o tubo do eixo, que provavelmente teria que ser reforçado.

Abraços
    Ok, Regis estou começando a me entusiamar com a ideia do Wallace de usar 2 engrenagens, com os eixos invertidos.

Quanto ao munhão, antes de tudo quero por um Jeep para testes e confirmar ou não nossas preucupações.

Agradeço a colaboração e peço que continue.

Um abraço Afonso Carlos.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem