Tempos atras, tb já tive pensando nesta idéia...
Pra ajudar, aí vai os esquemas dos eixos do Unimog, com duas engrenagens.
A[]'s
Versão Imprimível
Tempos atras, tb já tive pensando nesta idéia...
Pra ajudar, aí vai os esquemas dos eixos do Unimog, com duas engrenagens.
A[]'s
Wallace,Wallace, girar simplesmente acho que teria um problema quanto a bolota do diferencial, que em alguns jipes não são centralizados ... mas ainda sim, acho que o trabalho de deslocar a bolota seja mais interessante que usar 3 engrenagens na ponta de eixo... ou não :?: :!:Citação:
Porque 3 engrenagens?
Vira o eixo e usa só duas... de quebra pode ganhar um pinhão alto
Só tem eu de engenheiro aqui é
A[]s
Márcio
Entre no site www.jacto.com.br eles tem u pulverizador agricola Uniport que tem mecanica de D20 e altura livre de +-1,5m e nao quebra as correntes
quanto a engrenagens tente achar engrenagens padronizadas de alguma caixa de trator pois sao bem baratas
OK, Sandro a idéia do Unimog é valida, mas eu gostaria de ter um produto que não dependese de outros carros principalmente de leilôes.Citação:
Postado originalmente por Sandro Tannuri
Quanto a resistencia da esfera acredito possa dar problema, mas só testando mesmo para saber. Se não suportar mesmo, ai parto para outro projeto, que o de munhão aberto e maior (Modelo CBT Javali) para os dana 44.
Um abraço Afonso Carlos.
Ok, Wallace vou começar a pensar de novo na engrenagens.Citação:
Postado originalmente por Wallace
Um abraço Afonso Carlos.
Ok, Marcelo.Citação:
Postado originalmente por Marcelo A. Marchiodi
1- Isto pode ser facilmente corrigido com a correta angulação dos eixos.
2- O projeto preve o uso de aço fundido, as chapas estão sendo utilizadas apenas no prototipo.
3- Virar o eixo em tese prejudicaria a lubrifivação sim, mas existem várias formas de se resolver: aumentando o nivel, contruindo um defletor, etc...
Um abraço Afonso Carlos.
OK, Marcio garanto a vc que é muito mais fácil e barato girar os eixos do que utilizar 3 engrenagens.Citação:
Postado originalmente por Marcio
Um abraço Afonso Carlos.
Ok, Gustavo essa é outra preucupação minha, mas.....Citação:
Postado originalmente por lassis
Um abraço Afonso Carlos.
Afonso,
Essa corrente parece ser bem resistente, com uns cálculos vc consegue resolver esse problema. Essa caixa em aço é muito mais barata que uma em fundida. Faça ela com faces ao invés do perfil arredondado e solde uma chapa dobrada ao redor. Isso é muito utilizado nos EUA inclusive em diferenciais.
PS.: Não esquece de deixar uma tampa de acesso para manutenção.
Outra vantagem é a redução que vc pode conseguir a mais no conjunto.
O que vejo de preocupante é o seguinte:
1- Alavanca muito grande sobre os eixos, acho que eles não vão aguentar.
2- A alavanca no eixo dianteiro sobrecarrega demasiadamente a cúpula, essa não aguenta mesmo.
3- O axle wrap é bruto. Os links terão que ser reforçados e reposicionados o que acarreta mais esforços sobre os D44.
No amis a idéia é muito boa, acho que devíamos limitar isso no Trial também..... hehehehe :lol: :lol:
[]´s
Marcelo,Citação:
Postado originalmente por Marcelo A. Marchiodi
Acredito que vc esteja falando da própria inclinação do pino mestre, e não do caster certo? Nesse caso temos que lembrar que estamos adicionando uma peça que vai jogar os pneus mais pra fora... cabe ao Afonso fazer essa caixa para considerar as distâncias relacionadas.
Afonso, acho que vale a pena tentar partir para engrenagens (de preferencia alguma já usada no mercado que atenda as necessidades de esforços), mas o munhão sinceramente acredito que não vai aguentar....
Talvez uma saída seria de fazer outro munhão, e provavelmente outro pino mestre, sendo que vc só aproveitaria o tubo do eixo, que provavelmente teria que ser reforçado.
Abraços
OK, Marcel suas preucupações, são identicas as minhas.Citação:
Postado originalmente por equipeminas4x4
Solução: estou pensando em baixar de 6 ´´ para 5´´ o comprimento das caixas.
Quanto a construção da caixa, este é só um modelo para desemvolvimento.
Um abraço e muito obrigado Afonso Carlos.
Ok, Regis estou começando a me entusiamar com a ideia do Wallace de usar 2 engrenagens, com os eixos invertidos.Citação:
Postado originalmente por regis
Quanto ao munhão, antes de tudo quero por um Jeep para testes e confirmar ou não nossas preucupações.
Agradeço a colaboração e peço que continue.
Um abraço Afonso Carlos.