Caramba!!! Não sabia que a discussão ficaria tão acalorada.
Costumo dizer que lista ou forum sem (boa) discussão não tem graça nenhuma e quando o assunto esquenta na pior das hipóteses ganhamos com prática de digitação!
Deixando de lado algumas "afirmações de orelha" (do tipo "sei porque ouvi dizer") acho que o problema maior foi a confusão entre aplicação e função.
A função de um conjunto gerador/bateria é bem determinada, e deixando de lado alguns "detalhes" (segurança, durabilidade, confiabilidade) pouco importa se estão instalados em um jipe, barco ou até avião, o funcionamento será sempre o mesmo, embora possam existir diferenças de gerenciamento. A coisa começa a mudar de figura quando ao invés de chamarmos o dito de gerador passamos a chamá-lo de alternador, especificando assim um determinado tipo de gerador, e como a lista é sobre Off Road torna-se desnecessário dizer que o tópico principal é por alternadores de uso automotivo, o mesmo ocorrendo com a bateria (chumbo/acido, com ou sem manutenção).
Evidente que exemplificações que extrapolam o tópico principal são importantes desde que não se tornem objeto de confusão, caso contrário vamos discutir sobre as vantagens de uma bateria de ion de lítio ou sobre as características de um gerador de motor turbo-hélice e esquecer a origem da questão.
Considerando um alternador de uso automotivo e uma bateria idem, podemos ter aplicações que embora semelhantes na função são distintas em algumas particularidades de uso, e é justamente este o cerne da questão: alternador automotivo + bateria automotiva + guincho elétrico.
Este tipo de aplicação envolve VIA DE REGRA o esgotamento completo da bateria e o desejável é obter uma carga com a maior brevidade possível.
Como a função de um conjunto alternador/bateria é de conhecimento de todos e como a aplicação está bem clara, resta apenas detalhar o que é possivel e suas eventuais implicações.
Sobre a bateria ratifico todas as minhas considerações anteriores, resumindo da seguinte forma: baterias de mesma capacidade podem ser configuradas em paralelo, a auto-descarga é minimizada quando são idênticas; carga rápida, fator de descarga elevado e alta temperatura influenciam negativamente na durabilidade das mesmas. Pode-se utilizar diodos para "isolar" baterias de mesma capacidade desde que observadas as caracteristicas do alternador.
Todas estas afirmações podem ser fácilmente comprovadas junto a qualquer fabricante de bateria.
Sobre o alternador também ratifico o que já foi exposto: todos possuem capacidade de carregar efetivamente a bateria (100%) uma vez que fornecem o limiar de tensão necessário para tal. Embora semelhantes no funcionamento existem alternadores com características bem distintas (configuração do campo, ausência de estator, etc.) e outras mais sutís (corrente do indutor, forma e tipo de enrolamento, etc.) e cada qual faz uso de um regulador especifico que leva em conta estas características. Convém lembrar que "regulador de alternador" não é o mesmo que "gerenciador de carga". Embora existam reguladores que além de efetuarem o controle básico do alternador também efetuam o gerenciamento de carga, um gerenciador de carga "puro e simples" não controla o funcionamento do alternador e sim o controle de demanda.
Isto também pode ser comprovado junto a qualquer fabricante de alternadores.
Acredito que o grande vilão é o guincho elétrico... com alto consumo em pouco tempo.
Acho que sempre vamos ter tempo para uma recarga razoável da bateria.
No entanto sempre recomendo levar uma bateria de reserva quando se sabe que se pode fazer uso do guincho.
Olá Wallace.
Concordo. Apesar de ter guinccho no DYNAMIC, provavelmente não instalarei duas baterias mas certamente levarei uma reserva bem carregada para emergência!!!
Analisando o que você escreve, fica claro que você conhece do assunto e tem uma boa experiência com o sistema alternador/regulador/bateria em automóveis. Concordo com a grande maioria do que você escreveu, descordo em pouquíssimas coisas e fico preocupado com algumas informações. O uso de diodos é uma delas. Por experiência própria, não uso diodos isoladores no sistema de carga. Uso sim no sistema de descarga.
Os reguladores que uso (que você não conhece como afirmou) não funcionariam corretamente com diodos isoladores na carga. Não me refiro a reguladores mecânicos ou eletromecânicos como você se referiu pq são muito antigos, baratos e ineficientes!! Não sei quais são os automóveis que ainda utilizam estes reguladores mas o último que me lembro era o saudoso FUSCA!!!
De qualquer forma, acho que já falamos muita coisa e continuar seria ser redundante.
Convido a todos para visitarem esta página e obterem boas informações sobre o assunto. Eles são um dos melhores fabricantes de alternadores/reguladores.
Tenho outras fontes de informação que só para ilustrar, publicarei mais tarde.
De qualquer forma, as teorias, na prática, podem ser diferentes!!
Existe no mercado americano diversos equipamentos que são maravilhosos e perfeitos para todas as aplicações mas o custo as vezes, é impraticável, especialmente para um Jipe!
Tenho tentado obter soluções nacionais usando idéias internacionais para conseguir o mesmo efeito, de forma mais econômica. Depois de quebrar muito a cabeça acho que tenho opções muito eficientes com custo em reias. Como já dito, estas soluções não usarei no meu Jipe pq acho que não precisa, apesar de ter um guincho instalado.
Na minha opinião, baterias, alternadores e reguladores não são os itens que devem tomar nossa grande atenção uma vez que podemos levar uma bateria reserva quando estivermos no caminho de uma trilha.
Quem realmente pretende instalar duas baterias e tiver alguns US$ disponíveis para gastar, este é o "stage of art" em sistema de carga!!! Vale a leitura.
heehe.... está ficando longo o assunto. Não entendo nada desses trem, mas não seria mais facil levar uma reserva ou mesmo instalando as duas, mas separando elas com chaves e contorlando na hora de carregar e pronto?? Acho que estão complicando demais, p/ nós simples amante do barro.....
Obs. ficaria bom colocando as duas e dividindo seu uso por chave, uma hora usa uma e depois usa a outra? Qdo. vc. ver que a que está usando está com carga baixa, passa p/ outra , usa o guincho e depois carrega as duas conforme vai andando até o proximo atoleiro??? Seria um bom jeito de levar uma bateria reserva, sem ter tirar uma e colocar a outra e podendo dar carga nelas no proprio carro.
Desculpem se eu estiver falando besteira, mas acho que é o jeito mais simples de talvez mais barato e pratico.