x
Convex Datacenter
Página 2 de 8 PrimeiroPrimeiro 12345678 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 101

Hybrid View

  • #1
    Administrador Administrador Avatar de Luis Assis
    Entrada
    03/03/2003
    Idade
    51
    Posts
    2,156
    Agradecimentos: 3



    Mas como que fica a questão de recarregar???
    Sei que é complicado, por que eu gosto muito de som Automotivo, e nos carros mais preparados, onde duas ou mais baterias se fazem necessário, eles alem de comprar um baita de um alternador de alta capacidade, eles ainda precisam colocar um equipamento, uma especie de um isolador... Nao faço a menor idéia do que ele faz... Mas não me parece tão simples quanto colocar uma chave tiupo switch...
    []'s
    Gustavo

  • #2
    Moderador Avatar de du
    Entrada
    05/03/2003
    Local
    Ribeirão Preto/SP
    Idade
    58
    Posts
    1,120
    Agradecimentos: 0
    Gustavo,

    Repare que na Chave tem uma posição ALL onde as 2 baterias funcionam juntas ou seja, gastam e ou carregam juntas.

    Na prática acho que o ideal é usar sempre as 2, em uma situação especial, escutar música em churrasco, lanternas no camping, etc, vire a chave para uma delas, então vai ter a outra como BackUp e serve também com chave geral, vamos supor que vai ficar um bom tempo sem usar o Jeep, vire a chave para o Off.

    Abraços Du.

  • #3
    Moderador Avatar de du
    Entrada
    05/03/2003
    Local
    Ribeirão Preto/SP
    Idade
    58
    Posts
    1,120
    Agradecimentos: 0
    Mais um detalhe,

    As bateria automotivas são projetadas para ficar sempre carregadas, nunca devemos descarregar mais de 50%, sob pena de afetar a vida útil da bateria, existem baterias chamadas de "Ciclo Profundo" que não tem esta limitação, lógico que são bem mais caras, se usa muito em veleiros.

    Em veleiros, onde se usa as baterias até o limite e depois se liga geradores para regarregar as baterias, estas chaves são usadas para ir dosando as baterias, de tempos em tempos muda de bateria, então, todas elas terão a capacidade de carga parecida, assim facilita o trabalho de coordenar o gerador.

    Abraços Du.

  • #4
    Usuário Avatar de Cícero Franco
    Entrada
    09/06/2003
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    69
    Posts
    1,437
    Agradecimentos: 0
    É bom colocar dois voltímetros, um para cada bateria, de modo que se possa acompanhar a carga das mesmas. Tb pode-se colocar um amperímetro na chave, de modo que mostre a corrente que está saindo da bateria.

    []s eletrificados
    Cícero Franco
    Floripa, SC
    Petiço: Jimny 4sport 2022

  • #5
    Acho mais fácil comprar baterias especiais para som automotivo.

    Existem de 250 Ah, 400Ah e 750Ah. Nacionais.

    Encontrei um fabricante que vende por 200,00 a de 950Ah. Para quem não tem referência, note que a normal para virar um motor seis bocas a álcool é a de (se não me engano) 70 Ah.

    São de dimensões normais, ou seja, duram três vezes mais e ocupam o mesmo peso e espaço de uma só.

    Assim que eu instalar uma eu posto aqui os resultado!!!

    site: www.raiolaserbaterias.com.br
    abs

  • #6
    Citação Postado originalmente por Marcelo Fuka
    Acho mais fácil comprar baterias especiais para som automotivo.

    Existem de 250 Ah, 400Ah e 750Ah. Nacionais.

    Encontrei um fabricante que vende por 200,00 a de 950Ah. Para quem não tem referência, note que a normal para virar um motor seis bocas a álcool é a de (se não me engano) 70 Ah.

    São de dimensões normais, ou seja, duram três vezes mais e ocupam o mesmo peso e espaço de uma só.

    Assim que eu instalar uma eu posto aqui os resultado!!!

    site: www.raiolaserbaterias.com.br
    abs
    Marcelo / ALL
    Apenas tomem o cuidado para não confundir Amperagem/hora com Amperagem/Pico....
    Os valores 250 / 400 / 450 são amperagem de pico! Tenho uma de 725Ah/Pico, ou seja, a bateria pode fornecer até 725A/Pico se exigida severamente (som automotivo / partida), mas a sua Amperagem/Hora é de 80A/h...
    As vezes se a pessoa não sabe isso, o cara dono de loja de bateria pode passar a perna, sendo que muitas baterias "normais" passam de 400A/Pico facinho... Marcelo, esta bateria de 200A/Pico que te mostraram deve ter no máximo 55A/h...

    []'s

  • #7

    Respondendo para o Edu

    Edu, só a titulo de esclarecimento, quando falamos em descarga profunda se refere a uma descarga de até 10,50v, ou seja, não se pode ultrapassar 10,50 em qualquer tipo de bateria, se fizer isso voce estará assinando o atestado de obto da bateria, outra coisa, uma bateria automotiva conseguimos usar somente 30% da sua capacidade total pois é uma bateria projetada para ser usada com um alternado e se poder dar somente 10 descarga profunda até 10,50, já a bateria estacionária é uma bateria que foi projetada para uso em serviço, tem um aproveitamente de 80% da sua amperagem total e permite até 60 descargas profundas até 10,50, com tudo esta bateria não pode virar motor de arranque e nem dar grande solavancos, penso que para voces a melhor opção e a bateria optima Yelloow que é de 75Ah e aquivale a uma bateria de 150Ah automotiva, permite 360 descarga profundas em até 10,50v, 90% do aproveitamente total da bateria, tamanho menor e tem 1000Ah de partida fria para virar motor de arranque e é preparada para levar grande solavancos, ou seja, ela sozinha é capaz de ligar um motor diesel de caminhão 6cc.
    Ass. André Pereira

  • #8

    Uma solução prática

    Sr.s, tópico é de fato engrandecedor, e fornece inúmeras opções e possibilidade de testes a serem realizados, porem no meio de todas essas informações estou tentando vislumbrar um solução prática e barata para implantar em nossas viaturas, ai vai:

    Segundo os posts anteriores é consenso que podemos ligar duas baterias em paralelo, desde que quando o alternado parar de atuar as mesmas sejam desconectadas uma da outra.

    Sendo assim o uso de um Rele entre as duas baterias e que se feche quando se aciona a chave do veículo e abra quando a mesma for desligada seria uma solução para o tema.

    Agora vem minha dúvida, qual rele seria indicado para juntar duas baterias, por exemplo de 75A? Isso em um veículo com guincho de +ou- 10.000lbs.

    Os reles que são utilizados em guinchos são suficientes?

    Alem de falar de modelos podemos também falar em valores e revendedores.

    Um abraço a todos.
    VAREJERA -J-AP-X Flex

  • #9
    Eu usei uma bateria de 80A comum e guincho Pitbull 12K. durou 3 meses a bateria. Uso pouco cabo no guincho e sempre com motor ligado e tracionando.
    Comprei uma bosch silver 90A e ficou excelente. Toca o guincho muito bem, vira o motor com muita facilidade e paguei apenas 300 reais. Alternador original 80A.

    Pesquisei bastante e nao vale a pena por duas baterias. Mais desvantagens do que vantagens. Se for para por diodo, duas baterias, rele etc e tal, o sistema começará a ter baixa confiabilidade e é tudo o que não precisamos no off-road. Tem de ser simples.

    Tenho amigo usando 2 baterias e amigo usando uma unica, a vários anos, todo tipo de trilha, alternador original. E a diferença entre sistemas não compensa o investimento.

    Sem duvida a bateria de gel é ótima mas 1000 reais dá para colocar uma bosch a cada ano...
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #10
    Verdade Walter....

    Se fosse assim, com uma bateria dessas vc. poderia deixar um guincho elétrico funcionando por quase duas horas sem ligar o motor!!

  • #11
    Usuário Avatar de Marcio Vargas
    Entrada
    30/09/2003
    Local
    Sem Cidade/RS
    Idade
    44
    Posts
    488
    Agradecimento: 1
    ALLzão

    Adaptei duas baterias no porcão. Fiz da seguinte forma.

    Fixei a 2º bateria do lado oposto da 1ª dentro do capo. A 1ª bateria (original) continuou com suas ligações originais, apenas desconectei o radio dela.

    A 2ª bateria foi ligada diretamente no alternador, liguei apenas o radio e uma tomada com 5 bocas nela. Essa tomada é estilo acendedor de cigarros.

    Meu unico problema com bateria era em acampamentos quando ficava com o radio muito tempo ligado, alem disso as lampadas tb eram ligadas na bateria, pq onde acampo não tem eletricidade, e tenho 3 lampadas estilo aquelas de macanico.

    Desta forma utilizo somente a bateria sobresalente, se terminar a carga estou tranquilo pois ainda tenho a outra pra ignição.

    Não é uma solução tão boa como as que foram apresentadas acima, mas é uma boa dica pra quem não quer gastar muito e quer uma adaptação boa e funcional.

    []'s esperando dar alguma luz (ops) pra alguem

  • #12
    Fiz o seguinte esquema pra tentar ilustrar a minha idéia.

    O diodo é um componente que só permite a passagem de corrente em um sentido (o sentido da seta)
    Colocando-se os diodos, cada bateria fica independente uma da outra, e o alternador carrega as duas simultâneamente

    Outra vantagem é que não necessita chaves pra escolher qual bateria quer usar ou carregar.

    Mas existem desvantagens: O diodo deve ter no mínimo a capacidade do alternador. Achar diodos de 100A ou 120A não é fácil muito menos barato.
    Outra, a tensão de carga nas baterias seria 0,7V menor do que o normal. Isso é causado pela barreira de potencial que cada diodo tem.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -esquema1_235.jpg  

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade