Costumo dizer que lista ou forum sem (boa) discussão não tem graça nenhuma e quando o assunto esquenta na pior das hipóteses ganhamos com prática de digitação! :lol:Citação:
Postado originalmente por Maciel
Deixando de lado algumas "afirmações de orelha" (do tipo "sei porque ouvi dizer") acho que o problema maior foi a confusão entre aplicação e função.
A função de um conjunto gerador/bateria é bem determinada, e deixando de lado alguns "detalhes" (segurança, durabilidade, confiabilidade) pouco importa se estão instalados em um jipe, barco ou até avião, o funcionamento será sempre o mesmo, embora possam existir diferenças de gerenciamento. A coisa começa a mudar de figura quando ao invés de chamarmos o dito de gerador passamos a chamá-lo de alternador, especificando assim um determinado tipo de gerador, e como a lista é sobre Off Road torna-se desnecessário dizer que o tópico principal é por alternadores de uso automotivo, o mesmo ocorrendo com a bateria (chumbo/acido, com ou sem manutenção).
Evidente que exemplificações que extrapolam o tópico principal são importantes desde que não se tornem objeto de confusão, caso contrário vamos discutir sobre as vantagens de uma bateria de ion de lítio ou sobre as características de um gerador de motor turbo-hélice e esquecer a origem da questão.
Considerando um alternador de uso automotivo e uma bateria idem, podemos ter aplicações que embora semelhantes na função são distintas em algumas particularidades de uso, e é justamente este o cerne da questão: alternador automotivo + bateria automotiva + guincho elétrico.
Este tipo de aplicação envolve VIA DE REGRA o esgotamento completo da bateria e o desejável é obter uma carga com a maior brevidade possível.
Como a função de um conjunto alternador/bateria é de conhecimento de todos e como a aplicação está bem clara, resta apenas detalhar o que é possivel e suas eventuais implicações.
Sobre a bateria ratifico todas as minhas considerações anteriores, resumindo da seguinte forma: baterias de mesma capacidade podem ser configuradas em paralelo, a auto-descarga é minimizada quando são idênticas; carga rápida, fator de descarga elevado e alta temperatura influenciam negativamente na durabilidade das mesmas. Pode-se utilizar diodos para "isolar" baterias de mesma capacidade desde que observadas as caracteristicas do alternador.
Todas estas afirmações podem ser fácilmente comprovadas junto a qualquer fabricante de bateria.
Sobre o alternador também ratifico o que já foi exposto: todos possuem capacidade de carregar efetivamente a bateria (100%) uma vez que fornecem o limiar de tensão necessário para tal. Embora semelhantes no funcionamento existem alternadores com características bem distintas (configuração do campo, ausência de estator, etc.) e outras mais sutís (corrente do indutor, forma e tipo de enrolamento, etc.) e cada qual faz uso de um regulador especifico que leva em conta estas características. Convém lembrar que "regulador de alternador" não é o mesmo que "gerenciador de carga". Embora existam reguladores que além de efetuarem o controle básico do alternador também efetuam o gerenciamento de carga, um gerenciador de carga "puro e simples" não controla o funcionamento do alternador e sim o controle de demanda.
Isto também pode ser comprovado junto a qualquer fabricante de alternadores.
Abraços,