Abrir na bomba? Bicos? Pressão no Turbo? TGV? o que fazer?
Citação:
Postado originalmente por Afonso Carlos
Desculpe a demora em me pronunciar, estava enrrolado.
Concordo com quase tudo o que foi dito após minha mensagem, mas discordo em um ponto.
É comum as pessoas dizerem que é seguro aumentar o débito de combustivel, em motores diesel afim de se obter mais potencia, o que não é totalmente verdade:
A grande diferença entre motores diesel e gasolina é a combustão de ambos, enquanto um motor a gasolina necessita de centelha para obter ignição (Taxa de compressão em média 10:1), nos motores diesel o que proporciona a mesma é a compressão extrema (Taxa de compressão em média 19:1) a qual gera altas temperaturas possibilitando a queima.
O que permite estas altas taxas de compressão não é o combustível (como a maioria pensa) mas o sincronismo entre bomba, bicos e seus embolos (Cilindro /pistão).
Se o motor diesel que funciona por compressão admiti-se combustivel como os demais ou seja aspira-se mistura pronta para queima seu pistão não chegaria a metade de seu curso de levante (PMS) (Ponto Morto Superior), devido a ignição espontânea (mais conhecia como pré ignição batida de pino etc..), causando então o derretimento do embolo que de fato ocorreria devido as altas taxas de compressão e quantidades de calor que se tem em motores diesel.
No entanto isto não ocorre porque em motores diesel o combustivel é injetado e não aspirado, no momento máximo de compressão ou seja no PMS, o que permite o seu funcionamento, dai a necessidade da bomba injetora trabalhar com pressões altissimas (Em média 200 Bar ou 1900 libras) esta pressão se faz necessária pelo combustivel ter que primeiro vencer a taxa de compressão e também de se pulverizar ao máximo afim de obter uma queima mais homogênea.
Assim sendo um aumento de débito de combustível em motores diesel não é tão seguro como a maioria imagina.
Aumentando o débito vc está tambem aumentando a força da explosão o que trás mais potencia ao motor, mas nada vem de graça.
Este aumento de potencia tem efeitos colaterais tais como: Aumento da temperatura da camara e suas partes (Embolo, camisa, cabeçote valvulas), o que na maioria das vezes não se reflete de imediato, mas diminui em muito a vida do motor. A também que se falar na lavagem de cilindros, ou seja mais combustivel entrando menos lubrificação para os anéis. Sem dizer na emissão de gases principalmente os não queimados, que aumentam drásticamente.
Para tanto as bombas mais modernas se utilizam do sistema de débito automático mais conhecido como LDA, que permite maior admissão de ar proporcionando mais combustivel na exata necesidade do motor.
Se vc tem um motor diesel turbo com LDA de fábrica, pode-se dar um pequeno aumento na pressão da turbina sem grandes consequencias pois o LDA tem uma folga de trabalho que pode ser utilizada para tanto, manterá a dosagem correta sem as consequencias ácima descritas.
Um abraço Afonso Carlos.
Caro Afonso,
Sou novato aqui no forum, e também comprei minha viatura a menos de um mês, (Ranger 2005 XLS com motor PS de 132CV) bem.. lendo os Posts de vcs já ví a cagada que fiz em economizar 8.000 na compra da XLT que alem de muitas coisas vinha com o TGV.
Tá.. mas agora cagada feita, tô sentindo as consequencias, tinha antes um astra de 135CV a gasolina que andava um horror.. agora com a Ranger me sinto de pés atados.
O que eu poderia fazer para andar um pouco mais sem prejudicar a vida util do motor? mesmo sacrificando um pouco o consumo?
Desculpa fazer a pergunta novamente (que vários já fizeram neste tópico) mas é que cada um diz uma coisa.. TGV.. pressão na turbina.. abrir a bomba.. trocar os bicos... tô mais perdido que quando começei a ler esse tópico. O que fazer? Se vc Antonio e o outros amigos do Forum tiverem opiniões.. ou já mexeram no Power Stroke sem TGV...
Um abraço
Fabricio Soares