Se saiu de um busão da Agrale, realmente tem diferença em relação aos outros MWM 2.8 (s10, frontier, etc).
Versão Imprimível
Acabei de ler tudo...
Eu tenho uma ranger 2.8 PS e gosto do desemepenho dela. A tgv enche rápido, 1400 e vc toma um solavanco. Ela tem bicos de ação dupla e qdo a pressão da turbina aumenta pro normal os bicos vão pro segundo estágio e se manter o pé no bucho ela cavoca sem parar!
Bem, outro dia fiquei olhando a ranger 3.0 de uma amigo. O intercooler dela é animal. O da ranger é ridiculo. Muito pequeno. Acho q daria pra adaptar o intercooler da 3.0 na 2.8 pois é tudo ford...mas enfim to sem grana pra isso.
Eu ainda rodo sem snorkel e fico preocupado com a compatibilidade entre boa eficiencia de filtragem e perda de carga na entrada do motor. Alguem tem dica pra isso?
A receita que eu quero fazer qdo puder:
intercooler da 3.0 com ventoinha para ligar durante a trilha
filtro baixa restrição com snorkel
bicos rasch
Não quero mais que 150/170 cv pq não quero enrolar cardã...só sentir o torque com toda a disposição. O q vcs acham?
Na minha Xterra, instalei um manometro de pressão antes e depois do intercooler e um medidor de temperatura antes e depois do intercooler.
A primeira conclusão que tirei é que há uma queda de pressão muito pequena no intercooler, em torno de 0,1 kg/cm². O intercooler da Xterra é pequeno, o do Troller e maiores há uma perda de pressão maior ainda, claro!
A segunda conclusão foi que o intercooler só tem alguma eficácia, notável, quando o motor está sobre forte demanda. Uma longa subida com pé trancado. Tirando as situações de alta rotação e demanda, o intercooler não faz muita diferênça. Ou melhor, em situações de baixa e média rpm e média demanda é melhor não ter intercooler.
Os grandes intercoolers são defendidos por muitos preparadores de motores diesel, mas na maioria das vezes, com a visão voltada para o rally, onde é pé trancado o tempo inteiro, ou para o pessoal que quer dá cacete em carro diesel. Em trilhas a rortação é muito baixa e as acelerações mais fortes duram pouco tempo, IMHO não justifica aumento de intercooler.
A modificação mais interessante seria a mudança dos bicos, por uns de maior vazão, Raush ou fretelli. E posteriormente, se os resultados não forem satisfatórios, uma turbina de geometria variável.
Valeu
Guilherme, para saber se seu motor saiu de uma aplicação agrale dá uma olhada na placa de identificação.
No local plano de compra deve estar 9.407.36.15.15X.9. Esse 36 em negrito se refere à aplicação mwm para a linha agrale e o X varia do número 1 ao 6 para saber qual modelo de veículo agrale. Pode ser o minibus volare, o volare, o lunar ou o caminhão 6.000D, com ar, sem ar ou com bomba de vácuo.
No mais esse mwm agrale é mais fraco que o das outras linhas: 125 cv a 3.500 rpm com rotação máxima a 4.250 rpm.
O ponto de injeção da B.I. também é diferente: 1,63. Da s10 é 1,60 mm. Alguém sabe a diferença prática nisso?
Existem muitas outras diferenças como coletor de admissão, coletor escapamento, carter, engrenagens da cx de transmissão e alguns periféricos. No meu o volante do mtr, carcaça da embreagem, arranque e bomba hidráulica vieram do mwm 6cc. Ainda, veio com turbo grande, GT25, que me obriga a ter que acelerar mais pra andar com a turbina cheia.
Penso em corrigir isso com novos bicos de maior vazão, ao menos acredito que melhore. Gosto do turbo grande e não pretendo trocá-lo.
O consumo é por aí mesmo, 7,5 km/l. O meu eu mesmo fucei a B.I., rodo com 1,5 na turbina e a bomba está desregulada, parece que solta diesel cru. Quando comprar novos bicos +20% mando alguém especializado fazer a regulagem correta.
Abs.
Trota, bem interessante seu post.
Vc comentou sobre a pressão in/out do intercooler. E as temperaturas, como ficaram?
Eu acho bastante improvavel que o ar resfrie suficiente com um intercooeler pequeno. Mesmo que esfrie, ele entra no coletor massudo de aluminio que está aquecido no motor...resolve qto isso?
DEve ajudar sim, pois nao estaria ali a toa...mas fico na duvida.
Olá Nava,
Respondendo seus questionamentos, veja os posts a seguir:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...ml#post1410286
e
http://www.4x4brasil.com.br/forum/su...ml#post1428287
Ok? O intercooler original consegue abaixar a temperatura de 34 a 40ºC. Conforme minhas medições.
Valeu
Não entendi. Esse delta 34/40 é iguala dizer que a temp de entrada seria de uns 120 graus e baixa pra 80 isso?
Em que posição vc colocou sensores?
Olá,
É isso mesmo! Em dias mais quentes o intercooler consegue abaixar cerca de 34 a 35ºC e em dias com temperaturas mais amenas consegue abaixar até 40ºC. É muita coisa!
Carros de rua não devem desenvolver temperaturas acima de 120ºC logo após o compressor. Já os de corrida, chegam fácil a 180ºC, dai os intercoolers grandes. Questão de necessidade.
75 a 85ºC é uma boa faixa de temperatura do ar no coletor de admissão (após o aftercooler).
Meus sensores estão na entrada do intercooler e na entrada da admissão(pós aftercooler).
Valeu
Léo, saudações,
Companheiro, na plaquinha não tem nenhum número gravado no campo "plano de compra".
Aliás, apenas este campo está em branco, não está raspado, ESTÁ EM BRANCO, todos os outros tem algo escrito.
No campo "modelo" tem 4.4ZTCA, e a série tem gravado 40704063.
Será que tem como identificar com essas informações?
[]ss
Boa noite a todos, tenhom uma frontier com motor MWM 2.8 turbo intercooler, posso aumentar a pressão da turbina até quanto Afonso Carlos, hoje original ele ta em torno de 1.1 perto do 1.2, pois coloquei um manometro de turbo nela, a bomba foi adiantada um pouco isso tirou o lag que tinha em baixa rotação, mais quando chega aos 3.500 RPM ela da falta de combustivel, ou algo do tipo não anda mais.
SÓ POR CURIOSIDADE
A 3.500 rpm qdo não anda mais ela esta a qtos KM/H ????
A experiencia que tenho em turbina em motor díesel MWM 2.8 e motores TOYOTA 2.8 a pressão da turbina não deve passar de 1,0kg , como a su FRONTIER esta originla com 1,1 a 1,2kg fico sem resposta pra vc , ACHO EU QUE É MUITA PRESSÃO NA TURBINA PARA ESTE MOTOR , mas não sou digno de falar muita coisa a este respeito não , não demora vai aparecer mais gente aqui para falar com mais embasamento do que eu .
DIESEL POWER cadê vc , da uma luz aqui .
Cuidado ao aumentar a pressão de turbina e da bomba desse sprint 2.8.
O eixo da bomba injetora não aguenta muita coisa...