Isso daí que eu ia perguntar : porque a substituição do servo alterou no fadding ?? E o pior ; Se o carro dá fadding é sinal que usa bastante o freio, certo ?? E como que a pastilha dura quase 1 ano ??? Tô ficando doido mesmo...
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rapaziada, "nao"havia certeza sobre se o que estava ocorrendo era fadding gente(revejao o topico ) + ainda esquenta tanto que chega a fritar a sola do tenis.....só que agora para!!!!!
40% pra algo que nao parava,é uma melhoria e tanto :shock:
GENTE vou contar uma verdade pra vçs....
O CARRO PARA PRA KCT ,e usando cobre e pastilhas de kombao e etc.....entao nao gastem um fortuna a toa ta bom.....:concordo:
e nao permitam que seus mecanicos (pra quem nao faz por conta) troquem peças a toa daq pra frente com disculpa que gastou tudo ou trincou a tubulaçao de cobre,que ai sobra grana pra up grades mais nervosos onde realmente precisar :pipoca:
e quem quiser confirmar é só me mandar um jogo de 40" pra deixarmos eles quadrados aq na frente da oficina num testinho basico :dance:
Fabiano,
Na boa, vc está levando os comentários para o lado pessoal, vamos separar as coisas:
1. Vc parece ser um cara empenhado e tem conhecimento técnico para discutir os assuntos de off-road
2. O off-road nacional está engatinhando e são poucas pessoas que arriscaram e fizeram as coisas na cara e na coragem
3. Sem a menor dúvida, a maior e melhor fonte de informações sobre off-road nacional está nesse fórum. É formado pela opinião de alguns conhecedores, como o Bill, Marcel, Leo (pilotando principalmente), Ramiro(s), Tannuri, Rodrigo, Samukanvas, Eu e o brother (batendo cabeça), etc etc...
4. Infelizmente os carros de off-road nacionais são montados para aguentar tudo, são exagerados e não no limite para o uso, como os carros de corrida, garantindo desempenho e eliminando peso inútil. Ex: Vou usar eixos de um caminhão de 2 1/2 ton em um carro que vai pesar menos da metade de um caminhão desses (eu espero), mas que usam pneus 44" originais de fábrica. Estou exagerando? Provavelmente sim. Tenho outras opções nacionais? Sim, um D60, mas não usam pneus 44" originais de fábrica, mas custam o dobro dos Rockwells.
Seja lá o que for, continue contribuindo para o fórum e pensando fora do quadrado.
[]'s usando todo o conteúdo do fórum!
Moçada,
Bom, sei que o hardcore não é muito a minha área (ainda), mas entrei nesse topico pois havia pesquisado sobre freios para o projeto do baja que desenvolvo na faculdade.....
Posso até estar escrevendo besteira, mas acho que desde o princípio o problema aí não era um subdimensionamento da bagaça ou coisa do tipo, e sim falha de algum componente... sei lá, servo inoperante, mestre com vazamento... enfim, n hipóteses
Mas de boa negada, aliviem aí ... pensei que aqui era um lugar legal pra aprender e etc mas tá ficando dificil com essa porradas que um fica dando no outro ... Não sei se eu que tô chato, mas a área de Cj tá meio sem sal e aqui desse jeito, não sobra nada no fórum então...
Abraços
Bom, eu to por aqui. As vezes postando, as vezes apenas lendo. E que os cachorros fiquem roucos.
Voltando ao tópico, se eu entendi direito, os discos da Kombi são enormes (o que permitiria a instalação de pinças e pastilhas grandes, o que resulta em maior área de atrito com menor pressão no pedal (lembrem-se que eles foram dimensionados para freios sem auxílio de hidrovácuo). Mas isso não quer dizer que dissipem melhor o calor que um disco menor, porém duplo. Os de Corsa, mensionados em algum canto do tópico, me parecem ser discos simples, sem ventilação. Não seria o caso de se trocar as pinças e os discos por outros, ventilados? Não estou falando de discos com ranhuras, mas sim daqueles que, mais grossos (e ditos duplos), possuem canaletas para passagem de ar por dentro de sua estrutura.
CARLOS foi ele que escreveu que ficou bem fundo nao eu que afirmei ,só diçe pra colocar uns flexiveis speciais que talves melhore.,pra GOODZILA a HILUX mais a LOST e outros e resolveu,coloquei o hidrovacuo da DAKOTA V-8 (duplo)e estes flexiveis ,em conjunto com as pinças da kombi e kadett e pra nós ta bom assim.
o RENATO ESCREVEU.....
(o que me fez notar que o freio "ficou bem fundo" e meio sem sensibilidade):pensativo:
Pois bem Fabiano
O motivo da minha indagação à sua solução de colocar os flexíveis logo na saída do cilindro sob a justificativa de deixar o freio mais sensível foi pelo fato de eu precisar ter colocado um flexível bem mais longo em minha Dakota, o que me fez observar exatamente o contrário do que você disse ser um benefício.
No caso do freio da minha pick up, que não está ruim e nem transmitindo insegurança, mas sim com um curso de pedal diferente, e totalmente sem feedback, dando uma impressão de estar borrachudo, estou atribuindo ao fato de ter aumentado em mais de tres veses o tamanho dos componentes flexíveis. Veja que todos os outros componentes permanecem os mesmos, desde cilindro mestre até as pinças, bem como as rodas e pneus.
Portanto foi providenciado uma modificação com a finalidade de diminuir estes componentes, e fiquei surpreso quando você mostra uma foto de um serviço feito e justifica que tal solução trouxe benefícios para a tarefa de frenagem.
MAs não estou duvidando do resultado que você relata ter conseguido, apenas questionando.
Abraços
hhummmm entendi
bom antigamente aq acontecia assim tambem,mas de uns 4anos pra ká ......
coloco sempre pedaleira do carro da GM OPALA,em jeep/rural e f 75, (pois sao as mais faceis,simples,e baratas e deixam os pedais com uma altura do assoalho razoavelmente baixa pois detesto ter que ficar erguendo demais a perna pra acionar algo, gosto de "ergonometria" no que faço,entao as coisas tem que estar "na mao".
acontece que esta pedaleira bate num cantinho vivo da lataria do lado direito de qualquer um destes carros ai obriga ou a cortar a lata(ñ faço isto nem a pau)em parede de fogo,ou a ajustar ela de acordo com o desenho da lataria (faço isto)....
ai que entra um pequeno detalhe:dance:
ja que vou mexer nela,peço pra cortar a plasma dois novos pedais praticamente iguaizinhos aos originais ,só que "mais compridos",ai arrumo 2 coisas ao mesmo tempo ,NAO SE ERGUE MAIS TANTO A PERNA PRA ACIONAR OS PEDAIS,E GANHO MAIS ALAVANCA DE ACIONAMENTO.
ou seja aumento em +-15% a alavanca que aumenta em +- em 20% a força com que o cilindro mestre é empurrado ,bom só ai eu ja ganho bastante em freio.:concordo:
ta mas isto nao justificou o curso do pedal baixo ou borrachudo:pipoca:
certo nao justifica,mas ajuda, entao vamos combatendo o resto da deficiencia......
quando erguemos os carros somos obrigados a aumentar os flexiveis pra que acompanhem o novo curso,e é ai que a coisa se desestrutura:
pois se colocarmos mais flexiveis como eu tambem fazia antigamente o freio realmente emborracha pois como falei os fexiveis "dilatam"muito mais que os canos (sejam de cobre ou ferro),mas entao onde esta a soluçao?
em mandar confeccionar "flexiveis especiais",com alma "interna" de manta de aço em maior numero e rigidez,boas casa de hidraulica fazem isto como pé nas costas.:concordo:
sim eu sei que os originais tambem sao assim,sim mas nao sao o suficiente!!!!
bom só ai eu ja ganho mais um pouco de freio, qualidade em serviço ,durabilidade,confiança e acabamento
ou seja justifica demais gastar com isto:concordo:
ta mais e a rigidez, nao afetaria o vai e vem da suspa?
sim um pouco, mas eles nao ficam assim tao rigidos que nao permitao ou estraguem algo,quando novos sao um pouco rigidos demais, mas poucos dias depois a borracha e a trança interna se acomodao e fica um tesao:concordo:
ta mais e o volume,aq discutido?
simples, mando fazer eles praticamente na mesma "espessura" dos canos,mas ai entra um detalhe estas mangueiras nao existem assim tao finas a parte interna.(pelo menos eu nao achei,por isto diç que os freios ficaram bons e nao excelentes como eu gostaria que ficassem).
o cilindro mestre é maior (25,4mm):pipoca:
e o hidrovacuo é enorme e duplo, mas só faço isto em carros com pneu acima do 35"pra ajudar a parar um pouco mais desta enorme massa girante,nos outros uso do fiat 147 :shock:(é eu sei,mas sou meio doido mesmo.....).mas tem haver com o excesso de freio que poderia fazer os jeeps derraparem com facilidade em estradas de chao e descidas enlameadas.....mas tudo depende de carro pra carro e como eles ja estiverem montados,ou sao usados,como o dono o pilota,etc,etc,etc.... cada caso é um caso,assim como o seu.
quanto a flexiveis na saida do cilindro mestre é puramente pra "facilidade na manutencao,preventiva"pois me da maior velocidade no meu trabalho,trouxe isto a anos da arrancada pois la temos que retirar o motor vuando e fervendo muitas veses,e quanto menos as coisas atrapalharem melhor ou seja coisas de quem cuida de 27 carros sozinho.:pipoca:
EMBORA QUANDO COLOCADOS EM CARROS COM FREIO A DISCO NAS 4 RODAS MELHORE O CONFORTO AO PISAR NO FREIO,POIS "DILATAM UM POUCO MAIS QUE O RESTANTE DA LINHA"
e discos nas 4 deixam os freios atuando como se fossem "taquinhos de madeira se batendo"devido ao pouquissimo movimento que os embolos fazem pra atuar,pós pressao.
experimentem acionar o freio de uma moto grande e veram que a sensaçao é mais ou menos como esta dos taquinhos se batendo um contra o outro (batida seca),e por isto a inumeros ajustes nos manetes pra cada um achar o ponto ideal de sensibilidade....é mais ou menos isto que faço.:mrgreen:
UFA....:mrgreen:
ps:agora cada um que faça como bem entender o seu carro,mas entrou aq é assim que sera feito,pois até agora os clientes estao satisfeitos com meu trabalho e só mudo quando isto mudar,e olha que a eng°da volvo/caterpillar siemens/bosch etc.....entre meus clientes,ou seja devemos ser tudo maluco dançando a mesma musica.:pipoca:
Já viu as da Uno/Palio? Adoro a ergonomia delas, o chato é o acelerador que é "independente"...
Yesss, dai a apurrinhação com a pedaleira do Credicard. Que ao meu ver ficou uma bela... (deixa pra lá).Citação:
acontece que esta pedaleira bate num cantinho vivo da lataria do lado direito de qualquer um destes carros ai obriga ou a cortar a lata(ñ faço isto nem a pau)em parede de fogo,ou a ajustar ela de acordo com o desenho da lataria (faço isto)....
É, isso ajuda com o volume extra dos flexíveis.Citação:
ta mais e o volume,aq discutido?
simples, mando fazer eles praticamente na mesma "espessura" dos canos,mas ai entra um detalhe estas mangueiras nao existem assim tao finas a parte interna.(pelo menos eu nao achei,por isto diç que os freios ficaram bons e nao excelentes como eu gostaria que ficassem).
o cilindro mestre é maior (25,4mm):pipoca:
Nada a ver, se bem lembro pelo menos parte do freio da 147 é também utilizado no Monza, que é um carro bem maior e pesado. Só que gera mais vácuo, tem pastilhas maiores... essas coisas. Dai que no fim ficam elas por elas e a indústria de auto-peças economiza em escala de produção.Citação:
e o hidrovacuo é enorme e duplo, mas só faço isto em carros com pneu acima do 35"pra ajudar a parar um pouco mais desta enorme massa girante,nos outros uso do fiat 147 :shock:(é eu sei,mas sou meio doido mesmo.....).
Sim, dai reclamar-se tanto dos Palio 2007 que tinham um freio excessivamente assistido. Eu mesmo já travei as rodas de bobeira com um destes maleditos...Citação:
mas tem a ver com o excesso de freio que poderia fazer os jeeps derraparem com facilidade em estradas de chao e descidas enlameadas.....mas tudo depende de carro pra carro e como eles ja estiverem montados,ou sao usados,como o dono o pilota,etc,etc,etc.... cada caso é um caso,assim como o seu.
Eu gosto dos "taquinhos batendo". Aliás, acho que qualquer um que queira sensibilidade no freiar gosta assim. Me parece que na verdade você usa o volume variável dos flexíveis para compensar uma superassistência do hidrovácuo (enooorme e duplo, rs) ou como um "emulador" da compressão das lonas (haveria um fundo psicológico nisso, o reconhecimento do cérebro de algo já conhecido mesmo dentro de uma "roupagem" nova). Mas, como vc diz a seguir (e que tirei o texto para diminuir a maçaroca), cada caso é um caso. Num carro que teve o cilindro mestre aumentado e que tem uma superassistência do hidrovácuo talvez, e só talvez, a inclusão de mais flexíveis no circuito seja irrelevante. No entando, em carros que tem um sistema dimensionado (ou já sub-dimensionado) qualquer volume extra se torna uma grande dor de cabeça.:parede:Citação:
quanto a flexiveis na saida do cilindro mestre é puramente pra "facilidade na manutencao,preventiva"pois me da maior velocidade no meu trabalho,trouxe isto DE anos da arrancada (....)
EMBORA QUANDO COLOCADOS EM CARROS COM FREIO A DISCO NAS 4 RODAS MELHORE O CONFORTO AO PISAR NO FREIO,POIS "DILATAM UM POUCO MAIS QUE O RESTANTE DA LINHA"
e discos nas 4 deixam os freios atuando como se fossem "taquinhos de madeira se batendo"devido ao pouquissimo movimento que os embolos fazem pra atuar,pós pressao.
UFA....:mrgreen:
Agora podemos parar de bater a cabeça na parede?:odedo:
Bom, aparentemente todo mundo está falando a mesma língua finalmente, porém, ainda tem uma questão que tem que ser esclarecida:Citação:
Agora podemos parar de bater a cabeça na parede?
O diâmetro interno dos flexíveis ou mesmo da tubulação não tem influência nenhuma na atuação do sistema de freios. A única coisa que realmente influi é a diferença entre os diâmetros do cilindro mestre e dos cilindros escravos ou melhor dizendo, pinças e burrinhos.
A discussão a respeito dos flexíveis é que se o material permite uma certa deformação do seu volume ao receber pressão, isso interfere na atuação dos cilindros uma vez que "dissipa" a pressão aplicada no sistema hidráulico.
Portanto não "confundamos" as coisas. A solução de flexíveis muito longos realmente se baseia em utilizar produtos que ofereçam mais resistência a deformações, minimizando portanto a dissipação da força aplicada ao sistema hidráulico. O volume extra pelo seu diâmetro interno maior não afeta em nada o desempenho do freio.
Abraços a todos.
X2.......:concordo:
Mezzo... eu quis dizer (e acho que o Carraro tmb) que, ao se ter um diâmetro maior com um material "elástico" a deformação sob pressão é maior que usando-se o mesmo material só que com diâmetro menor.
Só que eu já tava cansado de escrever àquela hora e não me expressei bem... :D
Abraço e...
vamo em frente que... tô se freiooooooooo!!!:D