x
Convex Datacenter
Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 51
    Usuário
    Entrada
    28/02/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 3

Frombe Steering - Ackerman e duvidas!

Pessoal

Conversando com o Elmer... eu estava pensando se seria possivel passar a barra de direção do jeep pra trás do diferencial (também pra tentar jogar a caixa de direção dentro do cofre) mas para proteger esses braços e caixa, eis que o Elmer me mostrou um kit:

http://4x4labs.com/steering.shtml

fotos diretas:

http://4x4labs.com/galleries/steerin...eringarms.html

Specs:

http://4x4labs.com/productspecs/steeringarms.html

e parece que pode ajudar a acertar o Ackerman

PS - ACKERMAN é (segundo explicação do forum decarrinho de Radio Controle):

Como nos carros grandes 1/1, na maioria dos carros de RC tanto elétricos como de combustão o sistema de direção destes carros é concebido de tal forma para que quando se está em linha reta as rodas dianteiras fiquem paralelas e quando se faz uma curva a roda interna esterce mais do que a externa progressivamente. O posicionamento da barra de direção no salva servo e no braço de direção formam um ângulo chamado de ângulo de Akerman.

Este ângulo pode ser mudado, isto altera o posicionamento das rodas internas em relação às rodas externas no momento em que se faz uma curva. Este afeito na geometria foi criado para que as rodas dianteiras acompanhem o raio da curva, a roda interna percorre um raio mais fechado; deve esterçar mais, a roda externa percorre um raio mais aberto; deve esterçar menos.

O correto ângulo de Akerman torna o comportamento do carro neutro na curva, porque as rodas neste caso teriam um perfeito posicionamento em relação ao raio da curva. Por si só este efeito na geometria da suspensão faz com que as rodas divirjam uma em relação à outra, tornando desnecessário dar divergência nas rodas dianteiras (toe out) no momento de se fazer o set-up, mas como nem sempre é possível construir um carro de RC com a geometria perfeita e a maioria dos componentes de suspensão são de plástico e por mais firmes que sejam, sempre há folgas ou torção no conjunto de suspensão, acaba sendo preciso dar um pouco de divergência nas rodas dianteiras ( carros 4X4 ), como também um pouco mais de cambagem do que seria necessário.

Isto porque na curva o atrito antre o pneu e o chão faz a roda externa dobrar para dentro, perdendo cambagem e a divergência entre as rodas dianteiras ocasionadas pelo ângulo de Akerman. Também do meio da curva para a saída da curva, sob potência a força de tração para a frente faz as rodas puxarem os braços da suspensão para a frente, também diminuindo a divergência.

Em inglês: http://www.rctek.com/technical/handl...principle.html
    Bom... depois dessa aula de nossos amigos de carrinhos de Rádio Controle (resolvi explicar o ackerman pois eu tb não sabia direito o que era) e agora vem as perguntas:

1- Será que com SPUA (pois a foto é SPOA) funcionaria o mesmo esquema (o site diz que sim mas não tem fotos)? (tem carter do motor apesar do meu ser um OHC 4cc e etc).
    2- colocar a caixa dentro do cofre e fazer virar o pitman pelo lada da barra tb seria viável? (estou com a caixa do landau e queria não deixar rpa fora do cofre e não usar uma caixa inversora, logicamente isso é só suposição).

Logo, pros mestres de plantão (finalmente resolvi colocar duvidas pertinentes) no aguardo de idéias!
    4X4 Brasil
    Jeep Cherokee SPORT 2000

Usuário Avatar de GuTo_Cerulli
    Entrada
    14/08/2004
    Agradecimento: 1
    PQP!

Isso não é dúvida, exige reflexão! Posso citar duas coisas de bate pronto:
    1- a posição da caixa de direção afeta diretamente na dirigibilidade do carro (sobre ou sub esterço) vou olhar em uma apostila de dinâmica veicular que tenho em casa(professor Frederico Barbieri - curso da SAE)...o que posso dizer por experiência é que seu jeep vai passar de sub para sob esterço o que é muito melhor em manobras, mas muito mais arisco em velocidades mais elevadas, tal comportamnto pode ser resolvido com camber, cáster setup de suspensão etc uma fonte beeeem legal são as publicações da www.sae.org
    - vou fazer uma pergunta meio idiota, mas...você já verificou se a caixa cabe na posição no caso do Jeep não ser spoado? Meu palpite é não...tem coisa pra caceta no meio
    2- já cogitou usar uma caixa de Dodge? ela cabe no cofre (eu instalei com um Opala 6 e uma porrada de coisas) ficou apertada, mas beleza.

[]'s e tô pensando aqui
    4X4 Brasil

Usuário
    Entrada
    28/02/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Citação Postado originalmente por GuTo_Cerulli Ver Post
    PQP!

Isso não é dúvida, exige reflexão! Posso citar duas coisas de bate pronto:
    1- a posição da caixa de direção afeta diretamente na dirigibilidade do carro (sobre ou sub esterço) vou olhar em uma apostila de dinâmica veicular que tenho em casa(professor Frederico Barbieri - curso da SAE)...o que posso dizer por experiência é que seu jeep vai passar de sub para sob esterço o que é muito melhor em manobras, mas muito mais arisco em velocidades mais elevadas, tal comportamnto pode ser resolvido com camber, cáster setup de suspensão etc uma fonte beeeem legal são as publicações da www.sae.org
    - vou fazer uma pergunta meio idiota, mas...você já verificou se a caixa cabe na posição no caso do Jeep não ser spoado? Meu palpite é não...tem coisa pra caceta no meio
    2- já cogitou usar uma caixa de Dodge? ela cabe no cofre (eu instalei com um Opala 6 e uma porrada de coisas) ficou apertada, mas beleza.

[]'s e tô pensando aqui
    Ueh num era pra ser HARDCORE???

então eu até pensei se num for SPOA... mas nada que eu num possa SPOAR a historia toda jah que o jeep está totalmente desmontado, mas a caixa de dodge pelo que vi no olhômetro mesmo com SPUA vai sim, a minha preocupação seria o carter do motor algo asism, mas no site pelo que vi os caras fazer pra SPUA tb... e nada me proibe de fazer a caixa fora pra frente mas manter a barra atrás pra resolver o ackerman

a caixa do dodge eu pensei, mas queria hidraulica e tá dificil de achar e a do landau tá na mào (seguindo o projeto ford completo ehuehueuh)

mas ai é que está, será que num dá aind apra tentar a caixa por dentro do cofre??? se conseguem fazer em SPUA num toyota (apesar de usarem o pitman pela frente)

vamos ver o que mais alguém tem a dizer derepente algum maluco já o fez e agente quebrnado a cabeça a toa
    Jeep Cherokee SPORT 2000

Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Bem, minhas divagações...

Olhem as fotos da Rural 4x2 com caixa da MB sprinter e OHC.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...4&postcount=36

Tem o problema dos munhões, que tem vários fatores, mais não seria simples, colocar o conjunto da direita na esquerda e vice-versa, aí os braços dos terminais ficariam na parte traseira do eixo.

O problema do diferencial e cardam...

Teria que pensar em algo para ficar muito próximo ao chassis para não haver problema, a ligação com as rodas se daria por braços articulados, acho que de quebra, amenizaria o problema de bumpster (eu acho!)

Bem, são divagações...

Abraços.

Kim.

Usuário
    Entrada
    28/02/2005
    Local
    São Paulo/SP
    aeee valeu kim queria ver algo do tipo... pois eh se vc ver no projeto dos caras apesar de SPOA num bate no diferencial, acho que no SPUA me preocupa o carter apenas...

vc acha que tiraria o bumpster?

a idéia seria trabalhar a caixa de landau de forma que fosse igual no landau mesmo (que tem os braços atrás)
    4X4 Brasil
    Jeep Cherokee SPORT 2000

Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    rubensx!

O problema do bumpster, seria amenizado se a caixa for parecida com a que postei.

A linha GM usa o mesmo sistema, onde os braços articulados saem da cremalheira.

Agora, tanto no modo convencional, ou no que você mostro nas fotos, o bumpster continua, pois o raio que se forma entre a caixa de direção e o terminal da roda continua.

Agora
    a idéia seria trabalhar a caixa de landau de forma que fosse igual no landau mesmo (que tem os braços atrás)
    Então faz semelhante o da D20/S10 na parte da frente e opala/niva na parte traseira, com pitman auxiliar. (formado com 3 barras)

Acaba com o bumpster, não bate no diferencial e fica resistente, mais tem o problema que mencionei dos munhões, teria que saber se a inversão funcionaria (retirando no eixo, não somente a parte externa)

Lembrando, são divagações...
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Agradecimentos: 2
    Eu pensei nessa possibilidade, recentemente, mas desisti porque não cabia.Num jeep SPUA com motor opala não cabe.O diferencial atropela.Tenta uma caixa de ranger.

[]'
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

Usuário
    Entrada
    28/02/2005
    Local
    São Paulo/SP
    pois eh mas a caixa da ranger (aquela parecida das fotos do kim) aguentam a porrada?

num sei se cabe ali não heim?
    Jeep Cherokee SPORT 2000

Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Agradecimentos: 2
    Tanto quanto a do opala.Até pneus 37 ela vai.

[]'
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

Rubens,

Acho que tudo se resume a distâncias. Se vc mantiver iguais as distâncias do meio do munhão à barra que os liga, por ex., não importa se ela vai ser pra frente ou pra trás do eixo (Lógico que deve ser alta pra não pegar no diferencial, como nas fotos que postou).

Vc tb pode conseguir colocar a caixa pra dentro sem mexer em muita coisa como falaram aí.

Abs

Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Agradecimentos: 50
    Valeu Rubens, só faltou anexar as ilustrações [img] [/img]

[]'s

Usuário
    Entrada
    28/02/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Citação Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    Valeu Rubens, só faltou anexar as ilustrações [img] [/img]

[]'s
    poxa jah fiz bastante em colocar os links... eheheheh

então estou ainda pensnado nas possibilidades, eu já até tneho uma caixa inversora pra por mas ainda queria facilitar mais (ou complicar depende do pontod e vista eheheh)

mas como exercício já foi bem legal, só faltou o bill comentar (ou me matar no topico hehehe)
    Jeep Cherokee SPORT 2000

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem