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Convex Datacenter
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Visão do Encadeamento

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    Frombe Steering - Ackerman e duvidas!




    Pessoal

    Conversando com o Elmer... eu estava pensando se seria possivel passar a barra de direção do jeep pra trás do diferencial (também pra tentar jogar a caixa de direção dentro do cofre) mas para proteger esses braços e caixa, eis que o Elmer me mostrou um kit:

    http://4x4labs.com/steering.shtml

    fotos diretas:

    http://4x4labs.com/galleries/steerin...eringarms.html

    Specs:

    http://4x4labs.com/productspecs/steeringarms.html


    e parece que pode ajudar a acertar o Ackerman

    PS - ACKERMAN é (segundo explicação do forum decarrinho de Radio Controle):

    Como nos carros grandes 1/1, na maioria dos carros de RC tanto elétricos como de combustão o sistema de direção destes carros é concebido de tal forma para que quando se está em linha reta as rodas dianteiras fiquem paralelas e quando se faz uma curva a roda interna esterce mais do que a externa progressivamente. O posicionamento da barra de direção no salva servo e no braço de direção formam um ângulo chamado de ângulo de Akerman.

    Este ângulo pode ser mudado, isto altera o posicionamento das rodas internas em relação às rodas externas no momento em que se faz uma curva. Este afeito na geometria foi criado para que as rodas dianteiras acompanhem o raio da curva, a roda interna percorre um raio mais fechado; deve esterçar mais, a roda externa percorre um raio mais aberto; deve esterçar menos.

    O correto ângulo de Akerman torna o comportamento do carro neutro na curva, porque as rodas neste caso teriam um perfeito posicionamento em relação ao raio da curva. Por si só este efeito na geometria da suspensão faz com que as rodas divirjam uma em relação à outra, tornando desnecessário dar divergência nas rodas dianteiras (toe out) no momento de se fazer o set-up, mas como nem sempre é possível construir um carro de RC com a geometria perfeita e a maioria dos componentes de suspensão são de plástico e por mais firmes que sejam, sempre há folgas ou torção no conjunto de suspensão, acaba sendo preciso dar um pouco de divergência nas rodas dianteiras ( carros 4X4 ), como também um pouco mais de cambagem do que seria necessário.

    Isto porque na curva o atrito antre o pneu e o chão faz a roda externa dobrar para dentro, perdendo cambagem e a divergência entre as rodas dianteiras ocasionadas pelo ângulo de Akerman. Também do meio da curva para a saída da curva, sob potência a força de tração para a frente faz as rodas puxarem os braços da suspensão para a frente, também diminuindo a divergência.


    Em inglês: http://www.rctek.com/technical/handl...principle.html
    Bom... depois dessa aula de nossos amigos de carrinhos de Rádio Controle (resolvi explicar o ackerman pois eu tb não sabia direito o que era) e agora vem as perguntas:


    1- Será que com SPUA (pois a foto é SPOA) funcionaria o mesmo esquema (o site diz que sim mas não tem fotos)? (tem carter do motor apesar do meu ser um OHC 4cc e etc).
    2- colocar a caixa dentro do cofre e fazer virar o pitman pelo lada da barra tb seria viável? (estou com a caixa do landau e queria não deixar rpa fora do cofre e não usar uma caixa inversora, logicamente isso é só suposição).


    Logo, pros mestres de plantão (finalmente resolvi colocar duvidas pertinentes) no aguardo de idéias!
    4X4 Brasil
    Jeep Cherokee SPORT 2000

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