e ai meu??? vc montou o esquema? tem fotos? eheheheheh:pipoca::pipoca::pipoca:
Versão Imprimível
Isso tá parecendo quando meus primos trocaram a tubulação de esgoto lá da "casinha"...
rs
Quanto ao Dragster: Bem, o bicho é feito para andar em linha "reta". Que se dane o Arckman...
Quanto ao Jipe alongado: Sim, deve ter alterado alguma coisa. Só que as vezes a diferença é tão pouca que nem precisa se preocupar.
Quanto às bitolas alteradas: É exatamente o que foi dito. Se são instalados espaçadores ou rodas com afastamento diferente não precisa se preocupar. Mas se o EIXO dianteiro é alongado ou reduzido... Ai tem de compensar nos braços. E é nos braços da direção e não no braço do motorista não, viu? rs
Pronto, agora volto para Arkan... :smile::mrgreen:
Fabil, a influência que o uso de espaçadores ou de rodas com offset negativo é outra coisa, tem ligação com o ângulo de inclinação do "Kingpin".
Veja na figura.
A roda vai virar ao redor do eixo (imaginário) em vermelho, formado pelos dois pontos onde a roda articula.
O ponto 1 é o ponto onde o eixo de rotação das rodas encontra o solo, o ponto 2 é o centro da roda, onde atuam as forças.
Quanto maior a distância entre os pontos 1 e 2, mais "arrasto" vai ocorrer quando vc girar o volante, ou seja, mais pesado fica para virar as rodas.
A situação na qual ocorre o menor esforço no volante é quando os dois pontos se situam no mesmo lugar, o ponto 1 se encontra no centro do pneu (ponto 2).
Porém, existe outro problema, explicado no próximo post...
O próximo problema é o chamado "Torque steer", e ocorre quando as rodas que dão direção ao veículo (geralmente as dianteiras) recebem tração, ou seja, em veículos de tração dianteira, veículos 4x4 e porque não veículos com direção no eixo traseiro como visto em alguns rock crawlers.
Enfim, suponhamos que no desenho anexo, o ponto azul seja o ponto 1 do desenho anterior, onde o eixo de rotação das rodas encontra o solo. O ponto vermelho é o centro dos pneus, onde atua a força de tração.
Quando as rodas estão sob tração, força é aplicada nos pneus no sentido para onde eles estiverem apontados (flecha vermelha). Como há uma distância entre os pontos azul e vermelho, ocorre a criação de um momento, ou seja, uma força que empurra as rodas ao longo do trajeto em amarelo ao invés de forçá-las em linha reta.
Em um terreno acidentado, quando uma roda tem maior tração que a outra a tendência é de as rodas virarem e girarem o volante, causando um certo descontrole.
Portanto, nessa situação de rodas com offset negativo ou com uso de espaçadores, é esse o problema que pode surgir.
O problema pode se mostrar maior ou menor dependendo da força do motor e da distância entre os pontos 1 e 2.
Espero ter ajudado.
Abraços
aahhh bom... entendido... entao me leva a crer que rodas com offset muito negativo pode causar shimmy tb... ( isso até já me haviam falado mas nunca conseguiram me explicar o pq)
interessante.. valeu!!
caramba o topico ficou CULT eheheheheh
:shock:
heheeh mas agora entendi certas coisas que ocorrem com offset muito negativo.. caracoles!
Muito bom MESMO! Isso tá melhor que minhas aulas na faculdade...
HÃAAAAAAAAAAAA ENTA TÁ NÉ SE É ASSIM TA BOM ENTAO TÁ:concordo:
perguntinha besta meio fora do contesto de akerman mas totalmente dentro????
to achando que os gringos escrevem que:
a PANHARD é a TRACK BAR :pensativo:
e as outras de DRAG LINK E TIEROAD :pensativo:
BILL SE TA POR AQ HOMI EXPLICA PRO BURRO AQ ISTO QUE TO MEIO PERDIDO
Isso.
Abraços,
Bill
revivendo o tópico,o ackerman é medido pelo pivo superior ou inferior em uma suspensão duplo ''a''?pois avera uma grande diferença no seu angulo de acordo com o king pin de cada manga de eixo!!!
alguem pode dar uma luz?
[]s
edison
Como assim, pivôs? :pensativo:
O ackerman num duplo A é medido pelo braço de direção, não pivôs, é o ângulo formado "direcionando" os braços para o centro do eixo traseiro, tem outras geometrias que causam cetos efeitos, mas aí complica demais, nesses casos é melhor fazer a coisa mais simples possível.