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Frombe Steering - Ackerman e duvidas!

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  • 23/03/2009, 11:20
    rubensx
    Citação:

    Postado originalmente por fabiano carraro Ver Post
    :putz:relendo oque escrevi, realmente errei na explicaçao......

    ficou misturado CASTER com o resto.....:concordo:

    e ai meu??? vc montou o esquema? tem fotos? eheheheheh:pipoca::pipoca::pipoca:
  • 25/03/2009, 21:22
    MRaizer
    Isso tá parecendo quando meus primos trocaram a tubulação de esgoto lá da "casinha"...
    rs

    Quanto ao Dragster: Bem, o bicho é feito para andar em linha "reta". Que se dane o Arckman...
    Quanto ao Jipe alongado: Sim, deve ter alterado alguma coisa. Só que as vezes a diferença é tão pouca que nem precisa se preocupar.
    Quanto às bitolas alteradas: É exatamente o que foi dito. Se são instalados espaçadores ou rodas com afastamento diferente não precisa se preocupar. Mas se o EIXO dianteiro é alongado ou reduzido... Ai tem de compensar nos braços. E é nos braços da direção e não no braço do motorista não, viu? rs
    Pronto, agora volto para Arkan... :smile::mrgreen:
  • 27/03/2009, 15:44
    WOT
    1 Anexo(s)
    Citação:

    Postado originalmente por Fabil Ver Post
    povo..

    no meu entendimento, o fato de alterar o off-set das rodas ou uso de espacadores influencia diretamente no angulo de hackerman? ou seja.. ao afastar o centro da roda em relacao ao centro de giro do munhao, no invez da roda girar sobre seu proprio eixo vertical ela vai ser "arrastada" p/ frente e p/ tras, o que isso inplica no comportamento do carro nas curvas?

    T+

    Fabil, a influência que o uso de espaçadores ou de rodas com offset negativo é outra coisa, tem ligação com o ângulo de inclinação do "Kingpin".
    Veja na figura.
    A roda vai virar ao redor do eixo (imaginário) em vermelho, formado pelos dois pontos onde a roda articula.
    O ponto 1 é o ponto onde o eixo de rotação das rodas encontra o solo, o ponto 2 é o centro da roda, onde atuam as forças.
    Quanto maior a distância entre os pontos 1 e 2, mais "arrasto" vai ocorrer quando vc girar o volante, ou seja, mais pesado fica para virar as rodas.
    A situação na qual ocorre o menor esforço no volante é quando os dois pontos se situam no mesmo lugar, o ponto 1 se encontra no centro do pneu (ponto 2).

    Porém, existe outro problema, explicado no próximo post...
  • 27/03/2009, 16:11
    WOT
    1 Anexo(s)
    O próximo problema é o chamado "Torque steer", e ocorre quando as rodas que dão direção ao veículo (geralmente as dianteiras) recebem tração, ou seja, em veículos de tração dianteira, veículos 4x4 e porque não veículos com direção no eixo traseiro como visto em alguns rock crawlers.
    Enfim, suponhamos que no desenho anexo, o ponto azul seja o ponto 1 do desenho anterior, onde o eixo de rotação das rodas encontra o solo. O ponto vermelho é o centro dos pneus, onde atua a força de tração.
    Quando as rodas estão sob tração, força é aplicada nos pneus no sentido para onde eles estiverem apontados (flecha vermelha). Como há uma distância entre os pontos azul e vermelho, ocorre a criação de um momento, ou seja, uma força que empurra as rodas ao longo do trajeto em amarelo ao invés de forçá-las em linha reta.
    Em um terreno acidentado, quando uma roda tem maior tração que a outra a tendência é de as rodas virarem e girarem o volante, causando um certo descontrole.
    Portanto, nessa situação de rodas com offset negativo ou com uso de espaçadores, é esse o problema que pode surgir.
    O problema pode se mostrar maior ou menor dependendo da força do motor e da distância entre os pontos 1 e 2.

    Espero ter ajudado.
    Abraços
  • 27/03/2009, 16:36
    Fabil
    aahhh bom... entendido... entao me leva a crer que rodas com offset muito negativo pode causar shimmy tb... ( isso até já me haviam falado mas nunca conseguiram me explicar o pq)

    interessante.. valeu!!
  • 27/03/2009, 17:37
    rubensx
    caramba o topico ficou CULT eheheheheh
    :shock:

    heheeh mas agora entendi certas coisas que ocorrem com offset muito negativo.. caracoles!
  • 27/03/2009, 20:38
    MRaizer
    Muito bom MESMO! Isso tá melhor que minhas aulas na faculdade...
  • 02/04/2009, 23:13
    fabiano carraro
    1 Anexo(s)
    HÃAAAAAAAAAAAA ENTA TÁ NÉ SE É ASSIM TA BOM ENTAO TÁ:concordo:

    perguntinha besta meio fora do contesto de akerman mas totalmente dentro????



    to achando que os gringos escrevem que:

    a PANHARD é a TRACK BAR :pensativo:

    e as outras de DRAG LINK E TIEROAD :pensativo:

    BILL SE TA POR AQ HOMI EXPLICA PRO BURRO AQ ISTO QUE TO MEIO PERDIDO
  • 03/04/2009, 01:06
    MRaizer
    Citação:

    Postado originalmente por fabiano carraro Ver Post
    HÃAAAAAAAAAAAA ENTA TÁ NÉ SE É ASSIM TA BOM ENTAO TÁ:concordo:

    perguntinha besta meio fora do contesto de akerman mas totalmente dentro????



    to achando que os gringos escrevem que:

    a PANHARD é a TRACK BAR :pensativo:

    e as outras de DRAG LINK E TIEROAD :pensativo:

    BILL SE TA POR AQ HOMI EXPLICA PRO BURRO AQ ISTO QUE TO MEIO PERDIDO

    Pelo que entendi no desenho que vc mesmo enviou, drag link é a barra que liga da caixa de direção até uma das rodas e tireroad é aquela que liga uma roda à outra (como nas Land)
  • 03/04/2009, 11:08
    billj
    Isso.

    Abraços,

    Bill
  • 21/02/2011, 09:12
    4X4GARAGE
    revivendo o tópico,o ackerman é medido pelo pivo superior ou inferior em uma suspensão duplo ''a''?pois avera uma grande diferença no seu angulo de acordo com o king pin de cada manga de eixo!!!
    alguem pode dar uma luz?
    []s
    edison
  • 21/02/2011, 09:53
    Marcelo A. Marchiodi
    Citação:

    Postado originalmente por 4X4GARAGE Ver Post
    revivendo o tópico,o ackerman é medido pelo pivo superior ou inferior em uma suspensão duplo ''a''?pois avera uma grande diferença no seu angulo de acordo com o king pin de cada manga de eixo!!!
    alguem pode dar uma luz?
    []s
    edison

    Como assim, pivôs? :pensativo:
    O ackerman num duplo A é medido pelo braço de direção, não pivôs, é o ângulo formado "direcionando" os braços para o centro do eixo traseiro, tem outras geometrias que causam cetos efeitos, mas aí complica demais, nesses casos é melhor fazer a coisa mais simples possível.
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