x
Convex Datacenter
Página 6 de 9 PrimeiroPrimeiro 123456789 ÚltimoÚltimo
Resultados 61 a 72 de 104

mudança de Paradigma

Vou dar a minha contribuiçao ao topico, pois acho que tirando um ou outro, as soluções estão "viciadas" no nosso mundo 4x4 padrão...
    Explico...

Hoje pensamos em diferenciais blocantes, caixas de reduzida, cardãs, R/Ls, embreagens ou conversores de torque... tudo isso por conta das limitaçoes dos motores a combustao. Independente de ser a gasolina/alcool/diesel, nada funciona abaixo de 450-500 RPM.. alem disso, usamos caixas de cambio para adequar a velocidade do carro a curva de torque do motor.
    Ocorre, que em um motor que produz traçao a partir do zero RPM, e a curva de torque é plana, entao nada disso é preciso. Alem do que, ao inves de diferencial, eu usaria 2, ou 4 motores, fazendo a vez do diferencial via circuito eletronico.

A minha receita seria mais ou menos essa:

- 1 motor eletrico por roda, acoplamento direto para regime 4x2 e RL automatica para 4x4. Motor entre 10-15hps, CC.
    Sem diferencial, distribuiçao de força 50/50 p/ cada lado, sensor de velocidade abrindo o circuito da roda que patinasse.
    Dessa forma, todos as possibilidades de traçao que temos hj estariam cobertas.

- motor diesel pequeno acoplado direto ao gerador, rodando em regime ideal.
    Alguma coisa perto de 1,6L ou 1,5L, alimentando o gerador com a RPM travada no torque maximo (2300-2500 rpm?). A ideia de ter o diesel travado em uma certa RPM, é que se obtenha o ponto ideal entre combustivel fornecido e potencia entregue, que na curva do motor convencional esta entre o RPM de potencia maxima e torque maximo. Aqui teria uma engenharia boa, pois precisa casar a potencia e RPM do motor com o ponto ideal do gerador/alternador, entao talvez tenha uma caixa de reduçao.

- banco pequeno de bateria, suficiente para 1-2hs regime de cruzeiro, andar 1h no transito sem o motor diesel. + 1 bateria isolada para arranque do motor diesel.

A eletronica nao é muito complexa, pois basicamente mede a voltagem do banco de bateria ligando o diesel caso abaixe. Os 4 motores sao controlados por chaveamento simples entre cabos de alimentaçao, inversão para a ré.

Essa receita, se nao me engano, é a linha que a Audi esta adotando nos prototipos.

sds

Perfeito!
    Concordo com a receita, mas acredito que usando um motor pequeno 1.0, conseguria uma economia muito interessante. O diesel é legal pela invunerabilidade de água...mas em função de torque, nao seria mais necessário...alem de mais caro e maior ruido.

Com certeza tendo 4 motores independentes o controle de tração seria o melhor possivel e o uso de suspensão sem diferencial abriria vão livre jamais antes visto, fora a redução de peso considerável.

Esqueceu de um motor eletrico no guincho mecanico...ou tocando a bomba hidraculica...risos
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

Vao livre

Nava,
    curioso vc falar em vao livre... quando eu pensei nisso a primeira vez (um motor por roda) logo me veio a ideia de acoplar a uma "panela de freio" com cremalheira, ou seja, tangencial. Bem ao estilão Unimog... Isso seria vão livre de gente grande.

Depois fiquei preocupado com o peso "em balanço" sobre a suspençao, principalmente no tocante a vida util de mola e amortecedor. Ae pensei em algo como as bandejas do hummer (mcpherson) com o motor no meio, eixo inclinado e uma cruzeta só (ou homocinetica) proxima a roda, ja que o lado do motor eletrico nao precisa. Ae os motores ficariam posicionados bem proximos do centro.

Quanto ao motor diesel, 1.5, 1.0 ou 800ml, o que manda nisso é a conta autonomia X potencia X consumo X tempo de carga...
    Variando-se cada um, reflete o resultado do outro.

abs

Puxa... isso seria um sonho... mas esse é memso o caminho.

Abraços a todos...

Citação Postado originalmente por dudas_308w Ver Post
    Vou dar a minha contribuiçao ao topico, pois acho que tirando um ou outro, as soluções estão "viciadas" no nosso mundo 4x4 padrão...
    Explico...

Hoje pensamos em diferenciais blocantes, caixas de reduzida, cardãs, R/Ls, embreagens ou conversores de torque... tudo isso por conta das limitaçoes dos motores a combustao. Independente de ser a gasolina/alcool/diesel, nada funciona abaixo de 450-500 RPM.. alem disso, usamos caixas de cambio para adequar a velocidade do carro a curva de torque do motor.
    Ocorre, que em um motor que produz traçao a partir do zero RPM, e a curva de torque é plana, entao nada disso é preciso. Alem do que, ao inves de diferencial, eu usaria 2, ou 4 motores, fazendo a vez do diferencial via circuito eletronico.

A minha receita seria mais ou menos essa:

- 1 motor eletrico por roda, acoplamento direto para regime 4x2 e RL automatica para 4x4. Motor entre 10-15hps, CC.
    Sem diferencial, distribuiçao de força 50/50 p/ cada lado, sensor de velocidade abrindo o circuito da roda que patinasse.
    Dessa forma, todos as possibilidades de traçao que temos hj estariam cobertas.

- motor diesel pequeno acoplado direto ao gerador, rodando em regime ideal.
    Alguma coisa perto de 1,6L ou 1,5L, alimentando o gerador com a RPM travada no torque maximo (2300-2500 rpm?). A ideia de ter o diesel travado em uma certa RPM, é que se obtenha o ponto ideal entre combustivel fornecido e potencia entregue, que na curva do motor convencional esta entre o RPM de potencia maxima e torque maximo. Aqui teria uma engenharia boa, pois precisa casar a potencia e RPM do motor com o ponto ideal do gerador/alternador, entao talvez tenha uma caixa de reduçao.

- banco pequeno de bateria, suficiente para 1-2hs regime de cruzeiro, andar 1h no transito sem o motor diesel. + 1 bateria isolada para arranque do motor diesel.

A eletronica nao é muito complexa, pois basicamente mede a voltagem do banco de bateria ligando o diesel caso abaixe. Os 4 motores sao controlados por chaveamento simples entre cabos de alimentaçao, inversão para a ré.

Essa receita, se nao me engano, é a linha que a Audi esta adotando nos prototipos.

sds

Usuário
    Entrada
    09/05/2009
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por dudas_308w Ver Post
    AFS, vc começou bem, mas deu uma derrapada..rs.rs..

No caso do ferroviario, o que ocorre é o seguinte:
    como a massa a ser movimentada (cada vagão pode ter 150t) é gigantesca, seria impossivel um conjunto de embreagem que desse conta, e o comboio nunca sairia da imobilidade. Alem disso, como "dosar" simultaneamente 4 locomotivas na mesma tirada de pé?
    A soluçao, foi motor eletrico, que produz trabalho a partir do 0 RPM. Dessa forma, conecta-se 4 locomotivas, dá-se partida em todos os grupos geradores, e a locomotiva lider comanda toda a entrega de potencia eletrica aos varios motores. Ae o conjunto anda!

Onde mesmo que eu falei alguma coisa sobre embreagem ?
    Eu disse que o contrôle é totalmente eletrico/eletrônico !

Revivendo o tópico (que anda meio parado), só me resta concordar plenamente com a "receita" do dudas_380w ! o lance é utilizar um motorzinho bem eficiente em determinado RPM para tocar um gerador e utilizar a bateria como acumuladores de energia!

Colocar motores "dentro" dos aros as rodas é a melhor pedida! ainda que a suspensão trabalhe um pouco mais (amortecedores principalmente), nada que um bom trabalho de dimensionamento não resolva! o benefício do "vão" em contrapartida com o peso do conjunto certamente compensa mais que as perdas de transmissão do trabalho gerado do motor até as rodas. Cardãns, engrenagens, rolamentos... tudo isso consome energia! Prender as rodas direto no motor reduz tudo para o minimo de perda e máximo de eficiência!

Vejam alguns links interessantes! o duro é o talz de INGLES.... mas dá pra ver que é divertido brincar com estas coisas....

[ame]www.youtube.com/watch?v=3IcwiDHTADE[/ame] - ENERTIA - Sistema comercial... à venda em lojas da Europa...
    [ame]www.youtube.com/watch?v=MlUkA_Hmsrs&NR=1[/ame] - Esta daqui tem que trocar a corrente... muito barulhenta....
    [ame]www.youtube.com/watch?v=V6tIMPYMJLw&NR=1[/ame] - É pra vc ver que o motorzinho dá pro gasto...
    [ame]www.youtube.com/watch?v=VQZPy-XWzbs&NR=1[/ame] - Isso daqui eu acho q é mais "sua praia"...
    [ame]www.youtube.com/watch?v=RLZ68I2NeRg[/ame] - Tá certo.. com estes pneus, tá parecendo uma bicicleta elétrica.. mas....
    [ame]www.youtube.com/watch?v=Sz7-ex7QYlQ[/ame] - Este daqui é um dos melhores vídeos.. tem bastante coisa...

Agora, vamos às Home-Pages de empresas que transformam e vendem Kits para transformar veículos convencionais em veículos elétricos....

http://www.e-volks.com/ - Muito interessante! o Fusca Elétrico do inicio é bem legal.. mas existem outros modelos para venda!
    http://www.electroauto.com/index.html - Nao é tao boa quanto a primeira página, mas tbem tem vários kits...
    http://www.canev.com/KitsComp/S10Kit/S10-Kit.html - MUITO BOM! Kit de conversão Canadense para pick-up S-10
    http://www.panhandleev.org/eaaflyer-evconversions.pdf - este daqui é um "PDF" com um monte de páginas de fornecedores...
    http://www.electro-vehicles.eu/shop/...ANG=PT&FLAG=BR - Excelentes fornecedores de kits!!!

Bom, é isso.. .divirtam-se!!!
    4X4 Brasil

Usuário Avatar de Cavalcante
    Entrada
    31/01/2005
    Local
    Mairiporã/SP
    Agradecimento: 1
    Sonho nada, é muito mais fácil, e factível, do que tudo que se apresentou antes. Só tem de jogar todo o trem de força fora, o que, aliás, pode representar um bocado de baterias. Mantém-se o motor a combustão, só pra acoplá-lo a um gerador. O resto é por conta dos motores elétricos, coordenados. Vale pra veículo esportivo (imagina um Subaru com um 4x4 desses, os motores Porsche iam pro saco) e pra off-road, muito melhor.

Há tempos penso em uma gaiolinha desse tipo. 1 motor por eixo, acoplamento direto, sem perdas (significativas) de potência na transmissão.
    Citação Postado originalmente por Julinot Ver Post
    Puxa... isso seria um sonho... mas esse é memso o caminho.

Abraços a todos...

Usuário Avatar de CAVESO
    Entrada
    04/10/2005
    Local
    Muriaé/MG
    Galera,

Aproveitando o papo de vocês: qual a melhor motos elétrica que temos à venda no Barsil?

Perguntou pois andei numa scooter elétrica 2x2, mas achei muito fraquinha para minha cidade cheia de morros.

E os jipes elétricos, alguém aqui do fórum com projeto avançado?

Usuário Avatar de inaciocm
    Entrada
    13/06/2008
    Local
    Jataí/GO

essa scooter eu já vi em uma revista, se não me engano uma Duas Rodas do ano passado... Achei interessante, mas pra que mora em cidades com muitas ladeiras fica difícil...
    Agora jipe elétrico acho que ngn ainda não fez não...
    Mas para o jipe elétrico ficar ágil, acho que teriamos que mudar algumas coisas:
    1º: carroceria de fibra (aliviar peso)
    2º: pneus "racionais" com o tipo de piso que vai rodar (borrachudos de 33" não seriam os mais adequados para ir comprar pão na esquina)
    3º: retirar alguns mimos que roubam força (AC, DH, farois de milha...)

Um conjunto gerador deverá ser instalado para casos de emergencia, isso se o veiculo for 100% elétrico.

Mas o certo é um modelo hibrido (combustão/elétricos).
    Eles unem o melhor dos dois mundos. O motor a combustão ainda pode desfrutar do uso de hidrogenio, que tbm pode ser usado para gerar energia elétrica para o elétrico. O problema do hidrogenio é que para gerar ele tbm precisa de energia. E para armazenar, tecnologia$$$.
    CJ5 76 OHC + CL2205D + SuspToy + R15 31 - http://www.4x4brasil.com.br/forum/fr...j5-1976-a.html

Talking

estou pensando em montar uma gaiola com 2 motores, um por eixo... alguem já tentou isso?

Usuário Avatar de Jeanilson
    Entrada
    30/11/2004
    Local
    Brasília/DF
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por degfreitas Ver Post
    estou pensando em montar uma gaiola com 2 motores, um por eixo... alguem já tentou isso?
    Dois motores elétricos?

Lendo esse tópico fiquei pensando nessa possibilidade, de instalar um motor elétrico por eixo, com o motor encaixado onde era o focinho do diferencial.

Acredito que seria uma solução muito mais viável de adaptar do que um motor elétrico por roda.

[]'s

... na verdade, quatro motores, um por RODA já foi usado várias vezes! o exemplo mais "recente" (é de 2008) que eu me lembro agora é um protótipo da FIAT, veja:

http://carsale.uol.com.br/noticias/ed101not9988.shtml

até que o bicho é bunitim....

A desvantagem de se adaptar um motor elétrico por eixo frente à possibilidade de montar um motor por roda é a perda mecânica havida na redução entre coroa e pinhão do diferencial, além do peso desnecessário do conjunto do diferencial + semi-eixos + tubo do eixo + etc + etc.... ou seja, você tem perda mecânica, mais manutenção e mais peso... Colocando um motor em cada roda, você elimina tudo que é relativo à transmissão, aumenta o vão central (nao tem mais "eixo") e ainda pode usar uma unidade controladora que pode desviar a tração para até 100% em uma única roda sem necessitar de um bom, mas arcaico, diferencial auto-blocante... com a vantagem que usando mais motores, você pode dispor de mais potência. Desvantagem? bom, mais motores consomem mais carga, porém, se você dimensionar bem, pode ser até mais economico, pois em vez de usar dois motores de 20.000w, pode optar por quatro de 10.000w e selecionar se vai usar todos, apenas dois ou qualquer outra configuração pré-programada na central de distribuição de energia...

Lembre-se que para um veículo elétrico, o peso é sempre um problema devido ao banco de baterias! então, nao compensa você manter partes desnecessárias de transmissão que além de aumentarem ainda mais o peso, forçam os motores a consumir mais para compensar a perda havida no atrito das partes internas de transmissão (além da inércia das peças, peso agregado das peças, lubrificação das peças, etc...)

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem