Postado originalmente por
dudas_308w
Vou dar a minha contribuiçao ao topico, pois acho que tirando um ou outro, as soluções estão "viciadas" no nosso mundo 4x4 padrão...
Explico...
Hoje pensamos em diferenciais blocantes, caixas de reduzida, cardãs, R/Ls, embreagens ou conversores de torque... tudo isso por conta das limitaçoes dos motores a combustao. Independente de ser a gasolina/alcool/diesel, nada funciona abaixo de 450-500 RPM.. alem disso, usamos caixas de cambio para adequar a velocidade do carro a curva de torque do motor.
Ocorre, que em um motor que produz traçao a partir do zero RPM, e a curva de torque é plana, entao nada disso é preciso. Alem do que, ao inves de diferencial, eu usaria 2, ou 4 motores, fazendo a vez do diferencial via circuito eletronico.
A minha receita seria mais ou menos essa:
- 1 motor eletrico por roda, acoplamento direto para regime 4x2 e RL automatica para 4x4. Motor entre 10-15hps, CC.
Sem diferencial, distribuiçao de força 50/50 p/ cada lado, sensor de velocidade abrindo o circuito da roda que patinasse.
Dessa forma, todos as possibilidades de traçao que temos hj estariam cobertas.
- motor diesel pequeno acoplado direto ao gerador, rodando em regime ideal.
Alguma coisa perto de 1,6L ou 1,5L, alimentando o gerador com a RPM travada no torque maximo (2300-2500 rpm?). A ideia de ter o diesel travado em uma certa RPM, é que se obtenha o ponto ideal entre combustivel fornecido e potencia entregue, que na curva do motor convencional esta entre o RPM de potencia maxima e torque maximo. Aqui teria uma engenharia boa, pois precisa casar a potencia e RPM do motor com o ponto ideal do gerador/alternador, entao talvez tenha uma caixa de reduçao.
- banco pequeno de bateria, suficiente para 1-2hs regime de cruzeiro, andar 1h no transito sem o motor diesel. + 1 bateria isolada para arranque do motor diesel.
A eletronica nao é muito complexa, pois basicamente mede a voltagem do banco de bateria ligando o diesel caso abaixe. Os 4 motores sao controlados por chaveamento simples entre cabos de alimentaçao, inversão para a ré.
Essa receita, se nao me engano, é a linha que a Audi esta adotando nos prototipos.
sds