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  • #1
    Usuário Avatar de Kim
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    Motor elétrico automotivo.




    Caros amigos!

    Em conversa com outro forista, este está com a idéia de colocar um motor elétrico em seu jipe.

    O motor do linck, dispensa cambio, já vem com a luva para colocar no cardam.

    Segundo ele, existe a opção de motores com cambio automático.

    Achei uma idéia interessante para discutirmos.

    Segue o linck:
    http://www.electricvehiclesusa.com/p...o-00-08711.htm

    Abraços.

    Kim.

  • #2
    Alô, Kim...
    Interessante, não.
    SUPERINTERESSANTE.
    Ainda há alguns dias eu comentava com o colega de fórum praiasecacustom4x4 a minh aintenção de deixar oManoel, o Audaz, meu CJ, para o meu filho. Bem, ele hoje tem 4 aninhos somente, e quando estiver em idade de dirigir, provavelmente essa idéia de motor elétrico já vai estar bem mais evoluída, e provavelmente veremos CJ's elétrico, sim... porque não. Não imaginava entretanto que isto já fosse viável nos dias de hoje. Provavelmente a idéia será muito atacada pelo pessoal da trilha pesada, centenas de cavalos, etc e tal. Mas que é uma discussão interessante... AH, isso não se pode negar. Vou dar uma passeada nesse link que você enviou... parabéns pela proposta de discussão !
    Abraços a todos...

  • #3
    Banido Avatar de ojaneri
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    Andei pensando em fazer uma gaiola elétrica. Um veiculo mais leve, com um motor desse, mesmo mais fraco, seria interessante. Além do custo ser menor...o lance é só achar esses motores no Brasil. Mas algumas observações:

    * Como o motor elétrico você pode variar o giro do jeito que você quiser, não precisaria caixa de marchas.
    * Teria que ter espaço para levar pelo menos umas 10 baterias de caminhão (150a/h cada), e uma formação em série para termos maior voltagem.
    4X4 Brasil

  • #4
    Banido Avatar de ojaneri
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    Algumas rangers elétricas:

    http://home.pacbell.net/evranger/evranger.htm

    http://www.evalbum.com/236 - motor siemens 3 fases - AC - 300volts

    http://www.herelectricvehicle.com/fordranger.html - Essa é elétrica original.

  • #5
    Existe algo similar para venda no .br ?

    Imaginei um "carro" leve (um Br-800?) assim...

  • #6
    Usuário Avatar de Kim
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    Bem, o forista é o Flávio haudrish, lá dos engesas.

    segundo ele, é 100cv de pique com 48kgf se não me engano.

    Logo ele aparecerá.

    Abraços.

    Kim.

  • #7
    Citação Postado originalmente por umberto xxxrrr Ver Post
    Existe algo similar para venda no .br ?

    Imaginei um "carro" leve (um Br-800?) assim...
    http://www.gurgel800.com.br/adaptaco...rminieletrico/
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #8
    Usuário Avatar de haundrich
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    Citação Postado originalmente por Kim Ver Post
    Caros amigos!

    Em conversa com outro forista, este está com a idéia de colocar um motor elétrico em seu jipe.

    O motor do linck, dispensa cambio, já vem com a luva para colocar no cardam.

    Segundo ele, existe a opção de motores com cambio automático.

    Achei uma idéia interessante para discutirmos.

    Segue o linck:
    http://www.electricvehiclesusa.com/p...o-00-08711.htm

    Abraços.

    Kim.

    E aeh Kim

    Esse motor foi projetado, segundo o site, de substituir o motor a combustão e o câmbio também. Bastando para isso, conectar o cardãn ao diferencial.

    Esse motor eu gostei, penso em colocar 2 desses, um no diferencial dianteiro e outro no diferencial traseiro. Nessa configuração, posso ter mais de 150CV de pico, com torque variando entre 30 kgfm, dependendo dos motores usados. Mais do que suficiente para ultrapassagens. As baterias, bem, ainda tenho que pesquisar muito.

    Só que falta RPM nele. Basta ver que o torque máximo ficou em 18kgfm, mas a 1442 RPM. Vi outros motores que atingem 6000 RPM, com torque apreciável. O diferencial, eu calculei, para 6000 RPM, daria para colocar um dana 9/46 ou até mesmo um 7/46 (existe isso mesmo?)
    Mas isso é estudo ainda, pretendo fazer um VE menor, antes de resolver desembolsar dinheiro nesse projeto.

    Outro detalhe que tem de ser resolvido. Fazer uma caixa de reduzida, que seja eficiente e não roube potência,... afinal não quero perder a capacidade de subir barranco....
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

  • #9
    Usuário Avatar de Ronaldo Petri
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    Muito interessante a discussão.
    Qual o tamanho destes motores? Pois levando em consideração o que você falou sobre precisarmos de pouca potência quando estamos a 100 km/h, vamos considerar que precisamos de pouca potência não só quando estamos a 100 km/h, mas sim quando estamos em velocidades estáveis em retas por exemplo. Seria possível adaptações com esses motores, sem termos que nos desfazer dos nossos potentes ficando com 2 motores? Dessa forma o motor elétrico entraria em ação em momentos que não precisamos de potência ficando o motor a combustão em stand by e vice versa. Assim gastaria uma quantidade mínima de combustível e ainda contribuiria para a luta contra o aquecimento global. Ou será que viajei demais?

    Um abraço

  • #10
    Usuário Avatar de haundrich
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    Citação Postado originalmente por Ronaldo Petri Ver Post
    Muito interessante a discussão.
    Qual o tamanho destes motores? Pois levando em consideração o que você falou sobre precisarmos de pouca potência quando estamos a 100 km/h, vamos considerar que precisamos de pouca potência não só quando estamos a 100 km/h, mas sim quando estamos em velocidades estáveis em retas por exemplo. Seria possível adaptações com esses motores, sem termos que nos desfazer dos nossos potentes ficando com 2 motores? Dessa forma o motor elétrico entraria em ação em momentos que não precisamos de potência ficando o motor a combustão em stand by e vice versa. Assim gastaria uma quantidade mínima de combustível e ainda contribuiria para a luta contra o aquecimento global. Ou será que viajei demais?

    Um abraço
    Fala Ronaldo

    As medidas desses motores são realmente pequenas. Estão em polegadas. Esse motores são menores que um balde plástico de cozinha.
    Vai exigir um pouco de criatividade para acoplar, fazendo um sistema híbrido.
    Penso em testar primeiro ligando um motor elétrico ao cardãn dianteiro, mesmo perdendo alguma característica off-road, mas mantendo o motor combustão. Mas o ideal é tirar todo o conjunto combustão.
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  • #11
    tem um tempo q venho imaginando um esquema desses, to procurando aki mais nao to achando, tinha a materia de um samurai com um motor desses q o kim posto, o q o cara fez foi simplesmente cortar o motor original....isso mesmo...cortar! rs ele deixou meio cilindro só....isso ele usou pra ser ligado na trasmissao e botou o motor eletrico ligado direto nesse meio cilindro...com isso ele "mantem" o motor original(cortado) rodando ligado direto na caixa de marcha sem muita magica.....vou procurar melhor aki e posto...

    vlwww

  • #12
    um esquema bom para o problema de autonomia é o uso de geradores....se quer fazer um hibrido....é o melhor passo....usar geradores gasolina ou diesel....os geradores atuais de gasolina tao bem silenciosos e eficientes e sendo usado para carregar as baterias.....

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