O local estava vazio. Estava apenas meu carro, uma pickup GM e um Nissan fora da área de testes, no estacionamento. A pickup entrou e saiu e não fez o teste, portanto vou falar apenas do meu teste.
Ao chegar, a primeira coisa que fazem é medir a temperatura do motor e o nível do óleo. Meu carro estava com 78o (usam termômetro digital para certificar que o carro está acima de 60o segundo o que o técnico me informou). Depois pediram que eu acelerasse o carro. Não fui até o final, pediram que eu pisasse até o fundo. Aí eles deixam o carro ligado e fazem a inspeção visual. No meu carro não usaram um espelho que vi lá, para ver o escapamento. Depois um supervisor vem explicar como será feito o teste. Ele disse que serão feitas 3 acelerações e será medido o nível de ruído e o índice da fumaça do escapamento. Meu carro foi levado por um ajudante e lá começaram a fazer os testes. Não pude ficar próximo. Devem ter dado umas 20 aceleradas. Depois veio o assistente como um papel dizendo que meu carro não tinha passado nos testes. Fizeram kick-down, onde saiu fumaça, mantiveram acelerado, deixaram em marcha lenta (o minimo para o meu carro era de 780 rpm). O meu estava na marca.
Saí de lá e falei com o meu mecânico que disse que eu teria que ver os bicos injetores, pois normalmente ele não mexe na regulagem. Eu já tinha feito isto há uns 2 anos atrás. Será que desregulou tanto? Justo agora que o carro está bem acertado, vou ter que mexer e talvez perder rendimento, mbora no uso normal eu não veja fumaça preta, apenas no kick down.
Como última observação, o atendimento foi muito bom e cortês. O supervisor parece ser competente, mas o assistente, era bem fraquinho. Ao medir o nível do óleo, fez um movimento rápido com a vareta e voou óleo para os lados, caindo nele. Não tinha cuidado. O supervisor pediu para que ele limpasse o óleo que caiu no parachoque do carro, mas ele esqueceu.