Não vou entrar em mérito algum, so vou dar minha opinião pessoal: Não gosto de câmbio automático, dirigir pra mim é um prazer, e sem passar marcha e como dirigir pela "metade". Gosto de sentir que o carro esta totalmente sob o meu controle.
Versão Imprimível
Não vou entrar em mérito algum, so vou dar minha opinião pessoal: Não gosto de câmbio automático, dirigir pra mim é um prazer, e sem passar marcha e como dirigir pela "metade". Gosto de sentir que o carro esta totalmente sob o meu controle.
Simples. Acertou na veia.Citação:
Postado originalmente por Klendatu
Não insisto. Expliquei porque comparo jipes (os daqueles que navegam neste fórum) a veículo esportivo. Eu contra-argumentei as citações. Quem trouxe à presença deste tópico exemplos de Porsches e Ferraris, foi você. Não lembra.Citação:
Postado originalmente por Wallace
Definição? On-road? Alta aderência? Cuidado, "rally" é esporte.Citação:
É. Só faltou o tempo do Enzo e do Carrera GT na lista. Vamos aguardar. E este Mercedes, ao contrário dos outros veículos da lista, ainda não tá dormindo na garagem de ninguém.Citação:
Luca,Citação:
Postado originalmente por Luca
Vamos deixar claro duas coisas:
1ª. O que você havia argumentado é que se errar de marcha nas situações que descreveu, nada acontece. O que não é verdade. É claro, o que presenciei e descrevi não ocorre toda hora, mas que pode acontecer, não tenha a menor dúvida.
2ª. Eu nenhum momento declarei qual minha preferência sobre tipo de câmbio nesse tópico. Então, por que você está colocando palavras em minhas afirmações???? :evil: :evil: :evil:
[s] irritados,
Luca qualquer um que leia o tópico deste o inicio vai ver que é você que cita e inicia coisas sem sentido.
Você fica falando que jipe é veiculo esportivo, mas não é não, é um veiculo utilitário. Tem a utilidade de passar por terrenos difíceis.
Você fica falando em eficiência etc e tal... mas esquece que um veiculo fora de estrada vai andar num piso que por si só vai resultar em grandes perdas devido ao deslizamento do pneu com o piso. Assim qualquer outra perda (se existir) é irrelevante, pois o importante é a eficiência da aderência dos pneus.
Pelo que você escreve fica claro que você não conhece o que é um fora de estrada, principalmente um fora de estada mais pesado. Minha sugestão é que você conheça um pouco mais sobre as situações fora de estrada. Uma sugestão que pode ser interessante é você ir assistir o Trail em Nova Lima neste final de semana.
Birita,Citação:
Postado originalmente por Birita
O que estou falando não é freio motor, e sim uma entrada de marcha errada causando uma elevação ANIMAL no RPM do motor. :wink: O Leandro e o Pedro estão corretos sobre minhas afirmações, beleza?! :wink: :wink:
[s] concluindo,
"Nada acontece" com o câmbio. Foi isso que eu escrevi. Era a esse "nada" que eu me referia.Citação:
Postado originalmente por Marcelo
Todos sabemos que se errar marcha prá cima pode atropelar válvula. A discussão não está se dando com ênfase em quebras possíveis, mas em quebras de câmbio. A referência é quebrar câmbio "NORMALMENTE" por errar marcha. Portanto quem escreveu isso é que falou besteira. Não eu. Eu disse que EVENTUALMENTE pode quebrar câmbio.Citação:
Por que se eu nego a afirmação de que errar marcha "normalmente quebra câmbio mecânico", e você retruca dizendo que eu falei besteira e que teve atropelamento de válvula em dois casos de amigos por erro de passagem de marcha, a conclusão lógica de seu caso é: colocar câmbio automático evita o atropelamento de válvula. Lógico, porque não tem mais "erro" de marcha. E é verdade. Não nego. Então, se é prá evitar "atropelamento" de válvula, coloque câmbio automático. Mas não prá NORMALMENTE evitar quebra de câmbio. Captou?Citação:
Mas eu não recomendo isso, não. Automático, somente prá´s aplicações já citadas.
Luca,
Se insiste tanto em dizer que não quer ofender ninguém, apesar de eu não acreditar nem um pouco, um bom começo era mudar o nome desse tópico.. afinal, ao falar que "câmbio auto é coisa de ...", está ofendendo entre outras "figuras", os maiores entendidos em off-road que fazem parte do fórum, como o Leopoldo, Bill, Wallace e Sandro, pra não mencionar muitos, que usam esse tipo de câmbio.
IMHO, acho que devia rever seus conceitos.
PS: Por acaso tu não é parente de algum David? :twisted:
Cuidado com afirmação, novamente. Carece de exemplo.Citação:
Tem razão. É mesmo.Citação:
Você fica falando que jipe é veiculo esportivo, mas não é não, é um veiculo utilitário.
Com o que eu concordo, aliás afirmei isso ao Bill, depois da explicação dele, e ao Sandro.Citação:
Você fica falando em eficiência etc e tal... mas esquece que um veiculo fora de estrada vai andar num piso que por si só vai resultar em grandes perdas devido ao deslizamento do pneu com o piso. Assim qualquer outra perda (se existir) é irrelevante, pois o importante é a eficiência da aderência dos pneus.
Erradíssimo.Citação:
Pelo que você escreve fica claro que você não conhece o que é um fora de estrada
De fato. Ponto prá você. Comparando às encrencas, atoleiros e paredes das fotos publicadas, realmente ainda não vi o diabo de perto. Mas meu carro não é prá procurar encrenca, é prá sair delas quando aparecem no meio do caminho. Acho que me viro bem.Citação:
, principalmente um fora de estada mais pesado.
Agradeço o convite. Mesmo. Mas sair de SP e ir até Nova Lima, num fim de semana, é um pouco muito. Ao menos prá mim, não dá. Agradeço, de qq forma.Citação:
Minha sugestão é que você conheça um pouco mais sobre as situações fora de estrada. Uma sugestão que pode ser interessante é você ir assistir o Trail em Nova Lima neste final de semana.
[]´s
Realmente luca, tu ta com uma grande responsabilidade!!! Tu ta discutindo com os maiores entendidos do fórum!!!Citação:
Postado originalmente por Keko - CJ5
hahahahaha, últimamente o david ta cheio de parentes aqui no fórum!!!hahahaha, pelo jeito a família dele está crescendo!!! :lol: :twisted: :lol:Citação:
Postado originalmente por Keko - CJ5
bom ja andei em carros automaticos, e com certeza no meu ponto de vista hoje nao compraria nem a pau... como já foi dito nao tem graça dirigir... tenho saude para trocar as marchas e minha cabeça ta boa ainda, entao sempre olho no contagiros e nao eskeco de trocar a marcha quando precisa... o carro com cambio automatico é mais lento, mais fraco e bebe mais... por beber eu nem ligo... se andar forte pode fazer 1 por 1 q eu to feliz...
Mas nao despreso carros com cambio aut., tem gente q precisa... o proximo carro da minha mae vai ser aut. por que ela na estrada anda na quarta marcha com o motor "gritando" e nao percebe... ou por um shift light grandão no carro, com beep ainda...
Luca,
Procure prestar um um pouco mais de atençãoo no que vocë escreve... :?
Não vou ficar discutindo com você o que eu disse e o que você falou. Está escrito ali, é só ler. :?
Galera.... esse fórum da começando a ficar chato, cada tópico que se abre é do pessoal discuntindo, isso é no mínimo lamentável.