x
Convex Datacenter
    Usuário Avatar de Supercharger
    Entrada
    20/05/2004
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Agradecimentos: 16

Das inúmeras dúvidas de newbie sobre câmbio automático que inundam diversos tópicos, nunca vi a seguinte sendo perguntada:

- Está numa estrada, a mais de 100 Km/h e o motor morre. Digamos assim, morre mortinho de tudo mesmo, hehehe. Em um carro com câmbio manual você pode ir freiando normal ainda contando com o auxílio do freio motor até parar em segurança, ou então, pode também debrear e usar apenas os freios. Agora, e no caso de um câmbio automático? Ele continuaria auxiliando com o ainda que pouco freio motor que proporciona? Sua lubrificação e fluxo de óleo ainda estariam a contento?

Saudações,
    Gustavo.

Usuário
    Entrada
    26/06/2011
    Agradecimentos: 0
    o cambio só vai entrar em neutro se o motor parar de girar caso contrario mesmo sem responder ao acelerador mas com rotação que vem nesse caso em especifico do sentido das rodas para o motor manterá o cambio engrenado e motor girando, só entrará em neutro efetivamente quando o motor baixar sua rotação a ponto de não haver pressão hidraulica suficiente para manter o cambio automatico acoplado, aí sim nesse momento o carro estará completamente solto, mas nesse caso a velocidade ja deve estar bem baixa, a lubrificação nao ficará comprometida nesse caso, ela só fica em caso de rebocar o carro com rodas girando e motor desligado, por esse motivo usa-se a reduzida em posição "N" não haverá transmissão de rotação para a caixa, meu ponto de vista é que a direção hidraulica provoca situação mais complicada do que o cambio automatico ja que após o motor parar de girar efetivamente, seu carro com freio perfeito ainda te dará 3 chances de freiar com atuação do hidrovácuo, depois disso babau. ja no caso da direção um carro a 30 por hora sem direção hidraulica fica bem dificil de segurar, que dá dá mas é duro demais, um abraço

Usuário Avatar de Zepi
    Entrada
    24/05/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 2
    Bem, agora já posso dizer que minha rural troca as marchas de forma bem suave...só percebo pelo barulho do escapamento aberto!
    Muito gostos dirigir o veículo!Mas no meu caso ela estica um pouco mais as marchas...Se pisar fundor o motor bilisca mesmo!!!!
    Muito bom mesmo!!!mesmo sem escapamento, o CA traz um grande conforto acústico interno e a rura deixa de ser desengonçada, sem tranco algum nas trocas!Agora o que está gritando é uma suspa bem macia e direção hidro!!

Abraços

Usuário Avatar de pedro bonadio
    Entrada
    26/06/2009
    Local
    Interior/SP
    Boa tarde pessoal!!

Estou precisando saber uma coisa, qual é o torque máximo que o ZF4HP22 aguenta? Pode ser em kgfm, N/m, lbs/ft.

Abraços
    Willys CJ5 '57
    Troller T4 '11

Usuário Avatar de CAVESO
    Entrada
    04/10/2005
    Local
    Muriaé/MG
    E a temperatura do óleo do CA, como está zepi?

Usuário Avatar de Zepi
    Entrada
    24/05/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Caveso, a ultima que sei é da temperatura do óleo do câmbio!!
    Porque está tão preocupado com isso???

Abraços

Usuário Avatar de CAVESO
    Entrada
    04/10/2005
    Local
    Muriaé/MG
    Porque o único medo da minha adaptação é da temperatura não se manter no nível recomendado....

Foi o problema que o Walter catista teve com o 4l60e no maxion 2.8..

Usuário Avatar de Zepi
    Entrada
    24/05/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Bem, acho que o projeto do Walter não serve como parâmetro, pois era totalmente diferente do nosso!Outro câmbio, outro motor, mas mesmo assim eu penso em colocar um ventilador no radiador, ou um radiador maior pensando também em durabilidade do câmbio!
    E pensando nisso qual seria o melhor lugar para medir a temperatura?Imagino no cárter, certo?

Abraços

Usuário Avatar de fugger
    Entrada
    27/03/2003
    Local
    CWB/PR
    Agradecimentos: 6
    Citação Postado originalmente por Zepi Ver Post
    ... qual seria o melhor lugar para medir a temperatura?Imagino no cárter, certo?
    Eu pretendo montar um sensor de temp na linha de saída do radiador.

[]´s
    __________________________________________________ ___
    Meu Jeep - Pronto....
    Japinha - Em processo

Usuário Avatar de CAVESO
    Entrada
    04/10/2005
    Local
    Muriaé/MG
    Bem, acho que o projeto do Walter não serve como parâmetro, pois era totalmente diferente do nosso!Outro câmbio, outro motor, mas mesmo assim eu penso em colocar um ventilador no radiador, ou um radiador maior pensando também em durabilidade do câmbio!
    E pensando nisso qual seria o melhor lugar para medir a temperatura?Imagino no cárter, certo?

Abraços
    Então, como o primeiro conjunto 4hp22 + sprint que vejo rodando é o seu, perguntei a respeito da temperatura pois é o único medo que tenho da minha adaptação....

Com você e o xavier rodando, teremos parâmetros para avaliar.

Espero que a temperatura fique bem baixinha..rssss

Abs

Usuário Avatar de elcio
    Entrada
    23/03/2004
    Local
    Cianorte/PR

Abraços

o lugar correto e adequado para colocar sensor de temperatura é na saida do radiador, pois mede a temperatura real, apos resfriado.
    se mesmo assim ainda estiver fora das especificações do fabricante, algo tera que ser reavaliado, como tamanho do radiador, posição onde este se encontra, instalação de ventuinha auxiliar, etc.

Usuário Avatar de Jeanilson
    Entrada
    30/11/2004
    Local
    Brasília/DF
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por elcio Ver Post
    o lugar correto e adequado para colocar sensor de temperatura é na saida do radiador, pois mede a temperatura real, apos resfriado.
    se mesmo assim ainda estiver fora das especificações do fabricante, algo tera que ser reavaliado, como tamanho do radiador, posição onde este se encontra, instalação de ventuinha auxiliar, etc.
    Elcio e All,

Também tinha pesquisado sobre o local para o sensor de temperatura e o consenso que tive que o melhor local é mesmo no cárter, pois é no cárter que o CA "puxa" o óleo, e a temperatura na entrada do sistema é o mais importante.

A medição na entrada do radiador pegaria temperaturas mais altas, e na saída pegaria temperaturas mais baixas do que no cárter, e ambos os casos levaria à leituras equivocadas sobre a situação do CA.

A conversa toda pode ser lida aqui.

[]'s

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem