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  • #157



    Pois é.....esse da mangueira do Radiador eu era mais parceiro para comprar, evita ter que tirar o carter da caixa auto. acho que na mangueira com um "T" fica mais aparente.

    Agora eu to achando estranho o relato do pessoal em trilhas esquentar o oleo do cambio, eu até gostaria que o Cesar explicasse melhor a situação.

    Pois eu vejo muita XJ, Nissan, entre outras com cambio auto, na trilha e não encomodam. Eu tenho o TJ a quase 3 anos e nunca me preocupei com temperatura de oleo. Será que o pessoal está na marcha correta?
    Claro se forçar por muito tempo com certeza vai esquentar, mas acho dificil o cara ficar com o pé grudado no fundo do acelerador por muito tempo. A pessoa tem que ter um pouco de noção também.

    Mas enfim, decidam ai e qualquer decisão que tomarem sou parceiro.

  • #158
    Vamos pesquisar este outro que é instalado para fora do Carter, me parece mais apropriado.

    O conjunto inteiro trabalha muito quente (motor e câmbio), 100º aproximadamente, com o uso frequente em trilhas que normalmente enche o radiador de barro ele esquenta ainda mais, adicionado ao fato que pode entrar barro no sistema, com o tempo ele começa a emperrar o governador e aí tem que fazer manutenção, que nos EUA custa aproximadamente R$400 a R$500, por aqui custa R$4.000,00 .

    No meu caso Luchesi, eu venho usando o carro em trilhas de médias p pesadas, abuso da viatura para chegar em seu limite, fiquei 4 anos sem precisar abrir o câmbio, esta hora esta chegando .

    Valeu.

  • #159
    Usuário Avatar de Jeanilson
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    Povo,

    Pesquisando mais na internet sobre os marcadores de temperatura do CA, achei algumas informações sobre o local ideal da instalação, principalmente um post do JK-Forum, que coloco aqui embaixo:

    This is what my research has revealed about trans temp probes located in the various points on the 42RLE transmission.
    The following is what I have concluded based on my best effort to get the facts.

    Line out to the cooler:
    This will show temperature of fluid coming out of the trans, but it will be variable with short term spikes as the TC locks and unlocks. Short term temp spikes are normal and not detrimental to transmission fluid life. A probe in this location can lead to unnecessary anxiety.

    Line from cooler to transmission:
    This will show the fluid after cooling, and will be lower than what the pump picks up from the pan.

    In one of the many pressure ports on the side of the transmission:
    This will show temp of the fluid only when the particular circuit is in operation. You would have to choose which port to monitor. They are torque converter clutch on, torque converter clutch off, reverse, low/reverse, 2/4, underdrive, overdrive.

    This brings us to the pan:
    This will show temp of fluid the pump picks up and sends through the transmission. The sump is sort of a "dampener" for fluid temperatures. It reflects the steady state temperature of the fluid. Long term temp rise, which is what degrades the transmission and fluid, will show in the sump. As mentioned above, short spikes in temp as the fluid leaves the transmission are not a factor.
    The transmission's factory temp sensor monitors the fluid in the sump. The normal programs in the tranny controller respond to sump fluid temperatures.
    The troubleshooting charts and operational limits are based on sump temps.
    Some brands of transmission temp gauges recommend an inline probe location IF installing it in the pan is not possible for some reason.
    Several local transmission shops recommend the pan location. However, they say most people choose one of the inline locations for ease of installation.

    Based on what I have learned, I will be installing the temp sensor in the pan.
    Resumindo:

    É normal a saída de óleo superaquecido para o radiador em certas situações, pois como diz no post o importante é a temperatura do óleo na entrada do sistema de transmissão, e não na saída do sistema. A instalação do sensor na mangueira do radiador fará o marcador ter "picos" de temperatura que poderá causar a falsa idéia de um superaquecimento geral do câmbio.

    O ideal mesmo é a instalação do sensor do cárter, já que o cárter funcionaria como um "mediador" da temperatura, filtrando eventuais "picos" e mostrando a temperatura média do óleo, e é nesse reservatório que a bomba pega o óleo para o sistema de transmissão, onde a temperatura inicial é mais importante.

    Então, vamos fechar nesse kit da Quadratec mesmo?

    []'s
    4X4 Brasil

  • #160

  • #161
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    Fala, Povo!

    Atualizando o tópico, vou ter que levar a viatura de volta para a oficina que refez o CA para eliminar um vazamento de óleo que apareceu logo após o conserto .

    No início era só uma gotinha que ficava no fundo do CA, perto da junção do câmbio com o motor. Estava até pensando em rodar mais algum tempo assim para mexer só quando chegasse o marcador de temperatura, mas quando o problema aumentou a ponto de formar uma poça considerável no chão, vi que não dava mais para adiar.

    Nesse meio tempo troquei o conjunto da bomba de combustível, usando a bomba de combustível mais viajada do mundo . O lado bom que o marcador de combustível finalmente está funcionando direiro, mas o lado chato que o problema da demora da viatura pegar, que tinha sido resolvido na troca da bomba, voltou à alguns dias atrás .

    Em uma nota mais pessoal, A grande novidade é que, após muita procura e negociação, posso finalmente dizer qua a minha viatura está de garagem nova, e finalmente própria .

    E a idéia da compra conjunta do marcador de temperatura do CA, morreu ?

    []'s

  • #162
    Esse vazamento provavelmente é o retentor do Conversor de torque. Eu tive o mesmo problema em um Suzuki Viatara Auto. Na verdade no caso do Vitara esse retentor ficava na Capa seca e o conversor era encaixado nele" Paguei 14,00 reais pelo retentor, mas em compensação a mão de obra para tirar a caixa R$ 200,00! e Realmete foi uma mão de obra e tanto. Se o mecanico não te cobrar nada para baixa-la e recoloca-la está no lucro!

    Quanto ao Relogio eu to por vocês, por mim não tenho pressa, eu modero o pé em alguns momentos na trilha. E nunca deixei ferver o oleo da caixa e estou dividindo as trilhas com o quadri tb!

    Agora adquiri um bloqueio selecionavel para a dianteira e conto depois como ficou.

  • #163
    Usuário Avatar de Jeanilson
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    Citação Postado originalmente por MARCELOLUCHESI Ver Post
    Esse vazamento provavelmente é o retentor do Conversor de torque. Eu tive o mesmo problema em um Suzuki Viatara Auto. Na verdade no caso do Vitara esse retentor ficava na Capa seca e o conversor era encaixado nele" Paguei 14,00 reais pelo retentor, mas em compensação a mão de obra para tirar a caixa R$ 200,00! e Realmete foi uma mão de obra e tanto. Se o mecanico não te cobrar nada para baixa-la e recoloca-la está no lucro!
    ...
    Fala, Marcelo!

    Realmente o problema deve ser no retentor do Conversor de Torque, mas não devo pagar nada porque o Câmbio está na garantia (pelo menos isso, né ?).

    O meu único receio é que essa parte (acoplamento do conversor com a bomba de óleo) se aqueceu muito o travamento do Conversor, e espero que não tenha acontecido nada com essa parte da carcaça que esteja causando esse vazamento.

    []'s

  • #164
    Usuário Avatar de Natanael Junior
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    Trilha nele, Jean!!!
    Natanael Jr.
    SamuKong 4.3V6 CA ZF4HP22+Tcase Hilux com Mkrawler 4-link/2-link, 285/75R16, D44.

  • #165
    Usuário Avatar de Jeanilson
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    Citação Postado originalmente por Natanael Junior Ver Post
    Trilha nele, Jean!!!
    Fala, Natanael!

    O trabalho está pegando nesses dias, mais vou ver se arranjo alguma coisa para fazer após a viatura sair da oficina, nem que seja levá-lo para pescar também .

    []'s

  • #166
    Citação Postado originalmente por MARCELOLUCHESI Ver Post

    Agora adquiri um bloqueio selecionavel para a dianteira e conto depois como ficou.


    Que bloqueio vc colocou Luchesão?

  • #167
    Comprei o eaton elocker eletrico. Aqui no sul o pessoal ta usando direto em troller e estão contente. Vou instalar semana que vem.

  • #168
    Usuário Avatar de Jeanilson
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    Citação Postado originalmente por MARCELOLUCHESI Ver Post
    Comprei o eaton elocker eletrico. Aqui no sul o pessoal ta usando direto em troller e estão contente. Vou instalar semana que vem.
    Marcelo,

    Já instalou o bloqueio? Como ficou?

    E aproveitando, já peguei a viatura de volta da oficina . O vazamento acontecia pelo retentor do conversor de torque e pela junta da bomba de óleo. Retentor e junta trocados, parece que o problema foi finalmente resolvido.

    []'s estanques.

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