Já li alguma vez que se um pilantra estiver interessado em um carro de marca e modelo tal, se deparar com dois iguais, vai tentar levar aquele que não tem alarme ou travas aparentes. Isso é meio óbvio. Mas aí, fico pensando se o melhor caminho não seria deixar alguma trava aparente no estepe, que seja vista com facilidade. Isso certamente vai desencorajar o ladrão ou pelo menos vai mostrar prá ele que não será lá tão simples. Por isso, embora as soluções apresentadas como o uso de três tipos de travas diferentes num mesmo estepe sejam ótimas, há sim o risco, como comentou bem o "jeb" de, percebendo que tá cheio de cadeados atrás do estepe, o meliante parta para a "ignorância" e acabe provocando um dano muito maior no carro. Enfim, qualquer um que tomar alguma providência está certo em fazer e com certeza, é melhor que nada, mas para quem ainda não tomou providências, por que ainda vai ter o TR4 (meu caso), é muito bom ter a oportunidade de refletir bastante antes de tomar alguma atitude em relação ao assunto. Confesso que só me alertei para o problema depois que li o tópico, nem tava pensando nisso. Talvez seja por que o meu carro atual, de passeio, tenha o estepe embaixo do carro, que é uma "merda" para retirar até para calibrar, daí, nunca nem me preocupei, por que um ladrão vai ter tanto trabalho para retirar, que talvez desista antes de começar.
Uma idéia, muito interessante é o alarme com algum sensor na capa. Lógico que se disparar quando alguém for remover a capa, não vai dar muito ânimo para o gatuno continuar a ação, se o local não for muito isolado. É um caso a se estudar ...
Na dúvida, penso que a melhor pedida seria mesmo um seguro para o estepe ou deixar o carro apenas em estacionamentos ...
Abraços,