x
Convex Datacenter
Página 7 de 14 PrimeiroPrimeiro 1234567891011121314 ÚltimoÚltimo
Resultados 73 a 84 de 166

Tópico: Lanterna LED

Por isso mesmo, os resistores estavam omitidos na placa de circuito impresso e não seria uma boa idéia colocar um resistor pra vários LEDs. Caso algum LED parasse de funcionar por um defeito de fabricação ou um simples mau contato, os outros ficariam sobrecarregados e poderiam queimar em cascata.
    Mesmo assim, resistores nesse tipo de aplicação, não são usados. Basta você optar por uma outra configuração, por exemplo ligando grupos de LEDs em série de modo que soma das tensões dos LEDs resultem na tensão da bateria (13,5V) e ai sim poderia ligar os grupos em paralelo.
    Se quiser posso desenhar um esquema, mas precisa me dizer quantos e qual o LED pretende usar.
    L200 Triton AT 3.2 2010

Usuário Avatar de haundrich
    Entrada
    21/12/2003
    Local
    GoioCity/PR
    Agradecimentos: 0
    Sérgio e Walter

Já existe LEDs super bright , de 10 e 15 mm , que funcionam diretamente em 12 Vcc, sem necessidade de resistores.
    Tem na rua 24 de maio, em Curitiba. Em Sampa, deve ter mais barato ainda, na Santa Efigênia.
    Estes Leds, senão me engano, possuem regulador interno. E na hora de comprar, vc tem que checar a tensão especificada pelo fabricante.
    Outra coisa importante: Existem Leds de intensidade luminosa de 5.000, 7.000...até 16.000 mcd ou mais (micro candelas). Peça para testar no balcão.
    Os 16.000 mcd ainda são caríssimos, mas sempre tem uns que vendem gato por lebre...
    Falouws

Flávio
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

Usuário Avatar de Sergio Antunes
    Entrada
    21/04/2003
    Local
    Guarulhos/SP
    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta
    Por isso mesmo, os resistores estavam omitidos na placa de circuito impresso e não seria uma boa idéia colocar um resistor pra vários LEDs. Caso algum LED parasse de funcionar por um defeito de fabricação ou um simples mau contato, os outros ficariam sobrecarregados e poderiam queimar em cascata.
    Mesmo assim, resistores nesse tipo de aplicação, não são usados. Basta você optar por uma outra configuração, por exemplo ligando grupos de LEDs em série de modo que soma das tensões dos LEDs resultem na tensão da bateria (13,5V) e ai sim poderia ligar os grupos em paralelo.
    Se quiser posso desenhar um esquema, mas precisa me dizer quantos e qual o LED pretende usar.
    Caro Walter.

Quanto à omissão dos resistores na placa e verdade até ai concordo com você, mas e obvio que existe a necessidade deles, mas mesmo assim você só soube criticar, mas não chegou a dar solução ou pelo menos dizer o porque não funcionaria, mas percebi logo que você queria se referir aos resistores.

Quanto Algum led parar de funcionar, o maximo que poderia acontecer, seria os resistores aquecerem menos, já que a resistência ôhmica seria a mesma, mas a corrente diminuiria.

Caso seja um dos quatro resistores que venha a queimar, o que poderia acontecer é o brilho dos leds diminuir, pois os mesmos estariam em paralelo.

Quanto à ligação em serie... Bem para quem não souber que existe a necessidade dos resistores, vai ser difícil saber qual led queimou, pois com a queima de um, todos os outros deixaram de acender e provavelmente essa pessoa não vai nem saber usar um multímetro.

Quanto a você me passar o esquema... Não é necessário, mas agradeço assim mesmo (caso alguém queira fique a vontade).

Finalmente a não colocação de resistores nesse tipo de aplicação...Com certeza para quem vende e melhor que todos os leds apaguem e que uma nova lanterna seja vendida, mas nem por isso a maneira como eu fiz vai deixar de funcionar desde tenha os resistores. Mesmo assim, se você observar a primeira foto deste tópico, poderá ver que a lanterna da foto, na parte superior possui dois diodos (não leds) e um resistor pelo menos.

Abraços.

Sergio Antunes.

Entrada
    21/04/2003
    Local
    Guarulhos/SP
    Oi, Flavio.

Eu não sabia da existência desses leds, mas esses sim podem ser uma boa sem resistores.
    Existe também a opção de se colocar um regulador só para cada lanterna que agüente o consumo de corrente de todos os leds, ou ate o funcionamento por varredura, mas isso já chega a ser absurdo para uma lanterna.

Abraços.

Sergio Antunes.

Quanto à omissão dos resistores na placa e verdade até ai concordo com você, mas e obvio que existe a necessidade deles, mas mesmo assim você só soube criticar, mas não chegou a dar solução ou pelo menos dizer o porque não funcionaria, mas percebi logo que você queria se referir aos resistores.
    Disse sim. Que não funcionaria sem os resistores. Mesmo porque 61 LEDs comuns de 2V/10mA ligados em paralelo e pra serem ligados em 12V, necessitam de um resistor: 16,4 ohms e capacidade prara dissipar 6.1W de potência. Acontece que ninguém vai perder tempo colocando LEDs comuns, colocando sim os LEDs automotivos. Por exemplo se fossem utilizados LEDs iguais ao do brake light do Tempra que é de 3V/40mA o resistor teria de ser de 21W. Para que esses resistores não aqueçam a ponto de fundir a solda e ser tornarem uma fonte de mau contato, deveriam ser usados resistores de pelo menos com o quádruplo da potência mínima.
    Já viu um resistor de 20W? Imagina o tamanho de um 80W. Suficiente pra inviabilizar o projeto.

Quanto Algum led parar de funcionar, o maximo que poderia acontecer, seria os resistores aquecerem menos, já que a resistência ôhmica seria a mesma, mas a corrente diminuiria.
    Caso seja um dos quatro resistores que venha a queimar, o que poderia acontecer é o brilho dos leds diminuir, pois os mesmos estariam em paralelo.
    Isso vai acontecer mas não da maneira que você imagina: Vamos supor que você ligue 4 LEDs de 3V/40mA em paralelo e coloque um resistor em série para poder ligar em 12V.
    Então 12V-3VLEDS=9VResistor. 9VResistor/160mA(4 LEDs em paralelo) = Resistor de 56ohms.
    Suponhamos agora que um LED parou de funcionar e o que acontece: 56ohms x 120mA(3 LEDs funcionando) = 6,72V. A tensão que era de 9V no resistor, agora é de 6,72V. 6,72V-12V sobram 5,28 pra os LEDs que foram feitos para trabalhar com tensão nominal de 3V. Assim que queimar o segundo os outros vão imediatamente em cascata.

Quanto à ligação em serie... Bem para quem não souber que existe a necessidade dos resistores, vai ser difícil saber qual led queimou, pois com a queima de um, todos os outros deixaram de acender e provavelmente essa pessoa não vai nem saber usar um multímetro.

Quanto a você me passar o esquema... Não é necessário, mas agradeço assim mesmo (caso alguém queira fique a vontade).
    Fiquem a vontade se precisarem...

Finalmente a não colocação de resistores nesse tipo de aplicação...Com certeza para quem vende e melhor que todos os leds apaguem e que uma nova lanterna seja vendida, mas nem por isso a maneira como eu fiz vai deixar de funcionar desde tenha os resistores. Mesmo assim, se você observar a primeira foto deste tópico, poderá ver que a lanterna da foto, na parte superior possui dois diodos (não leds) e um resistor pelo menos.
    Se o que tem ali dentro é um resistor mesmo, com certeza não está ligado em série com os 61 LEDs, ele não tem nem tamanho pra isso.
    A forma correta de ligar, seria através se uma associarão serie e paralelo, assim se um LED apagar, só um grupo apagaria Como se pode ver em alguns semáforos quando isso acontece. Alem do mais um LED automotivo tem uma vida útil estimada de 11000 horas. Mesmo assim, quando se usa em grandes quantidades, a possibilidade de algum ter um defeito de fabricação é maior.
    Mais uma vez como exemplo o brake light do Tempra, foram usados 16 LEDs. Cada 4 LEDs foram ligados em paralelo formando 4 grupos de 3V. Esses 4 grupos de LEDs então foram ligados em série totalizando 12V e são ligados diretamente sem a necessidade de resistores.
    L200 Triton AT 3.2 2010

Entrada
    21/04/2003
    Local
    Guarulhos/SP
    Oi, Walter.

Como já tinha dito antes, o principal objetivo de ter enviado o desenho, era à disposição dos leds na placa, pois eu nunca tive a intenção de fazer.

Uma das coisas que mais detesto, é uma pessoa que se julga dona da verdade e por isso mesmo, antes continuar batendo boca com você, resolvi parar e analisar a questão, chegando a seguinte conclusão:

Realmente você está absolutamente certo com relação à ligação de apenas dois resistores em serie com os leds ligados em paralelo. Minhas sinceras desculpas. (Realmente com a queima de cada led os outros iriam ficar sobrecarregados).

Eu particularmente ainda prefiro colocar um resistor para cada led, do que fazer a ligação em serie, mas assim como admito ter errado, nada impede que eu reveja meus conceitos e dependendo do caso e mude de opinião.

Espero que essa questão esteja resolvida e não fiquem ressentimentos.

Abraços.

Sergio Antunes.

Entrada
    21/12/2003
    Local
    GoioCity/PR
    Para o pessoal que se animar de fabricar a lanternas Led em casa, vai algumas idéias (qualquer coisa de errado é só dar o pitaco)

1. Leds comuns de 5 e 10mm, são muito fracos para serem visíveis durante o dia, mesmo se colocar 60 leds. Senão me falha a memória, são de apenas 4 ou 8 mcds.
    Tem que ser especificado Leds Ultra Brilho, com o maior capacidade de mili candelas possível (mcd) e que podem se apresentar como leds de 10mm. Ex:Led Branco Ultra brilho - 60.000 mcds (só não testei isso ainda)

2. Esses Leds já vem com reguladores internos de tensão, então não precisa se preocupar com resistores. Alguns, porém, necessitam de dissipadores de calor (Ex. Led branco UB de 20.00mcds que vi na 24 de maio em curitiba)

3. Usar placa de fibra, e trilhas mais largas possível, com boas ilhas. Não sei se já existe algo para fazer transposição de trilha nas placas, se não houver, mesmo assim já é o suficiente.

4. Se houver mesmo assim possibilidade de trinca, acredito que uma gota de super-bonder, fixando o componente antes de soldar, possa ser uma boa solução. Ou preencher com silicone dos bons. O Led OBRIGATORIAMENTE tem que estar bem sentado sobre a placa, para evitar ressonâncias e quebra nos terminais por fadiga.

5. Uma boa soldagem , sem calor excessivo (solda de 5s) pode ser o suficiente para evitar trinca por vibração do veículo.

flaouws tenho que sair agora
    Flávio Schurt
    Engesa F2 - EE12: mwm2.8, 34 pols, 4 BD, E-Locker diant/tras, molas +2,5 pols, HS, guincho work 12000 lbs

Para evitar a quebra das soldas não tem como fabricar em casa deve-se fazer a placa de fibra e com furo metalizado de dupla face não tem como soltar, uma placa dessa com 8cm de diametro sai por volta de R$ 8,00 para pouca qt. (50pç)

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    A placa não é complicado, mas calcular a quantidade de resistores para reduzir a voltagem e dar diferença quando pisa no freio é mais complicado. eu estou fazendo uma para pôr na minha moto com iluminação para a placa com 4 leds brancos. Os leds brancos acenderão juntamente com 8 leds vermelhos. Quando eu pisar no freio acenderão mais 8 leds vermelhos com mais resistores em paralelo para reduzir a resistência da voltagem e manterem maior brilho para indicar freio. Esse acerto é mais difícil. A placa tem para vender essas casas de material eletrônico e para riscar o cobre eu usei uma faca, furei a placa com um prego na furadeira e depois é só soldar tudo. A placa de resistores é mais fácil fazer separada e unir por fios.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Vc pode usar led's bi-color e para regular o brilho, trabalhe com reguladores de tensão ( 7805, 7803 ou mesmo até diodos zener) e não com resistor limitador, será bem mais facil de fazer.

Entrada
    21/12/2003
    Local
    GoioCity/PR
    Muito bem lembrado, Palito

Usar placas de fibra de dupla face.

Eu percebi que o pessoal usa mais a placa de fenolite ou de fibra, do modelo universal, se não estou enganado (aquela toda cheia de furinhos).

Mas nada como fazer o desenho das trilhas, como o Sérgio Antunes fez no pcad ou outro programa e encomendar para uma daquelas empresas que confeccionam protótipos..

Eu mesmo, anos atrás, fazia com transfer de ilhas e caneta especial (e quando estava sem paciência, ia na mão livre mesmo, não ficava ruim não he he he) e comprava aquele kit de percloreto de ferro para fazer a corrosão e usava a furadeirinha. Ficava bão também.

Falouws

Flávio Schurt

Entrada
    21/12/2003
    Local
    GoioCity/PR
    Não sei se fica bom, mas imaginei também o seguinte:
    Fazer dois tipos de trilhas (ligações), em que quando lanterna ligada, energiza apenas metade do conjunto de Leds (50%), sem precisar de resistores.
    Quando pisa no Freio, energiza a segunda trilha de leds + a primeira trilha da lanterna (50% + 50 %).

Não conheço ainda o funcionamento das lanternas led das carretas rondon e automotivas, se estão usando resistores ou reguladores de tensão ou simplesmente diodos em série. O problema do regulador de tensão é que vai precisar de dissipador, por acredito que o bicho esquenta.

Flaouws

Flávio Schurt

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Lanterna e Pisca Dianteiros Samurai
      Por C_Bacci no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 14
      Última resposta: 09/12/2009, 09:18
    2. Lanterna Maglite 6 pilhas D.
      Por mauromosc no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 10
      Última resposta: 10/11/2009, 14:39
    3. Lanterna Traseira Reta da Rural.
      Por ivan.silva no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 3