Citação:
Quanto à omissão dos resistores na placa e verdade até ai concordo com você, mas e obvio que existe a necessidade deles, mas mesmo assim você só soube criticar, mas não chegou a dar solução ou pelo menos dizer o porque não funcionaria, mas percebi logo que você queria se referir aos resistores.
Disse sim. Que não funcionaria sem os resistores. Mesmo porque 61 LEDs comuns de 2V/10mA ligados em paralelo e pra serem ligados em 12V, necessitam de um resistor: 16,4 ohms e capacidade prara dissipar 6.1W de potência. Acontece que ninguém vai perder tempo colocando LEDs comuns, colocando sim os LEDs automotivos. Por exemplo se fossem utilizados LEDs iguais ao do brake light do Tempra que é de 3V/40mA o resistor teria de ser de 21W. Para que esses resistores não aqueçam a ponto de fundir a solda e ser tornarem uma fonte de mau contato, deveriam ser usados resistores de pelo menos com o quádruplo da potência mínima.
Já viu um resistor de 20W? Imagina o tamanho de um 80W. Suficiente pra inviabilizar o projeto.
Citação:
Quanto Algum led parar de funcionar, o maximo que poderia acontecer, seria os resistores aquecerem menos, já que a resistência ôhmica seria a mesma, mas a corrente diminuiria.
Caso seja um dos quatro resistores que venha a queimar, o que poderia acontecer é o brilho dos leds diminuir, pois os mesmos estariam em paralelo.
Isso vai acontecer mas não da maneira que você imagina: Vamos supor que você ligue 4 LEDs de 3V/40mA em paralelo e coloque um resistor em série para poder ligar em 12V.
Então 12V-3VLEDS=9VResistor. 9VResistor/160mA(4 LEDs em paralelo) = Resistor de 56ohms.
Suponhamos agora que um LED parou de funcionar e o que acontece: 56ohms x 120mA(3 LEDs funcionando) = 6,72V. A tensão que era de 9V no resistor, agora é de 6,72V. 6,72V-12V sobram 5,28 pra os LEDs que foram feitos para trabalhar com tensão nominal de 3V. Assim que queimar o segundo os outros vão imediatamente em cascata.
Citação:
Quanto à ligação em serie... Bem para quem não souber que existe a necessidade dos resistores, vai ser difícil saber qual led queimou, pois com a queima de um, todos os outros deixaram de acender e provavelmente essa pessoa não vai nem saber usar um multímetro.
Quanto a você me passar o esquema... Não é necessário, mas agradeço assim mesmo (caso alguém queira fique a vontade).
Fiquem a vontade se precisarem...
Citação:
Finalmente a não colocação de resistores nesse tipo de aplicação...Com certeza para quem vende e melhor que todos os leds apaguem e que uma nova lanterna seja vendida, mas nem por isso a maneira como eu fiz vai deixar de funcionar desde tenha os resistores. Mesmo assim, se você observar a primeira foto deste tópico, poderá ver que a lanterna da foto, na parte superior possui dois diodos (não leds) e um resistor pelo menos.
Se o que tem ali dentro é um resistor mesmo, com certeza não está ligado em série com os 61 LEDs, ele não tem nem tamanho pra isso.
A forma correta de ligar, seria através se uma associarão serie e paralelo, assim se um LED apagar, só um grupo apagaria Como se pode ver em alguns semáforos quando isso acontece. Alem do mais um LED automotivo tem uma vida útil estimada de 11000 horas. Mesmo assim, quando se usa em grandes quantidades, a possibilidade de algum ter um defeito de fabricação é maior.
Mais uma vez como exemplo o brake light do Tempra, foram usados 16 LEDs. Cada 4 LEDs foram ligados em paralelo formando 4 grupos de 3V. Esses 4 grupos de LEDs então foram ligados em série totalizando 12V e são ligados diretamente sem a necessidade de resistores.