Postado originalmente por
Ramiro Cruz Jr.
Bom, galera, estou estreando nesse tópico e vou expor o que estou montando. O pessoal que frequenta a OFF já sabe pois andei falando algo por lá. Vamos lá:
A carroceria é a do Commando M-4, que não é o Predator pois o predator nada mais é do que a cópia do Hummer H-1.
A carroceria do M-4 tem 4,30m de comprimento por 1,98m de largura por 1,99m de altura (altura considerada com pneus 35"). O entre-eixos original é 3,05m mas pro meu projeto estou fazendo com 2,90m, para melhorar a performance off-road sem sacrificar o conforto e propósito de levar as crianças nas trilhas e viagens. Esse será o uso da viatura: civil e preparado pra trilha, ainda que eu perca um pouco no civil... Estou com os seguintes componentes, que juntos pretendo que resultem na viatura:
- chassis Zero Km de P.up JPX, com 4,52m de comprimento e entre-eixos original de 2,90m, com espaço interno entre as longarinas de 55cm e posicionamento do motor originalmente atrás do eixo dianteiro 9pretendo manter este esquema de posicionamento do motor atrás do eixo, para equilibrar os pesos traseiro e dianteiro);
- motor V8 Diesel 7.3 Big Block International-Ford 1992 180cv a 2.700rpm e 52kgfm de torque á 1.300rpm;
- transmissão Allison (não sei o modelo mas estava acoplada num motor idêntico á esse, ou seja, tenho a flange) Automática 4 marchas, com saída para PTO;
- eixo traseiro Dana 70 da F-250 com freios á disco relação 3,73 blocante de fábrica (não sei quantos % ele é blocante). A bitola é 1,73m;
- eixo dianteiro não-identificado (alguns falam em Dana 46, outros em Dana 50), com freios á disco e cruzetas BEM parrudas, parecidas com as do F-600 (comprei esse eixo do Ângelo Meliani, que por sua vez havia comprado da massa falida da Engesa. O eixo é zero e estava numa prateleira. segundo o que ele me falou, esse eixo seria usado num protótipo que a Engesa estava projetando, á qual usaria a base da F-1000 4x4). A bitola é 1,53m e a bola fica á esquerda. A relação tá diferente mas encomendei um jogo de 3,73 trac-lok;
- jogo de pneus 1.100x16 Titan (agrícolas, comprados do Edu da 3K), com desenho Guerra;
- jogo de rodas Mangels 16x10 com miolo trocado pelos das rodas originais de aço da F-250.
- amortecedores: pretendo usar os Rancho mas aceito sugestões de amortecedores que dêem o curso que pretendo e tenham opção de regulagem.
- t-case: á princípio eu pretendia usar a T-case da F-1000 4x4, porém temo que ela não tenha resistência mecânica suficiente para segurar a potência do conjunto.
Pretendo fazer suspensão semelhante ao do Troller (braços paralelos com barras panhard e barras estabilizadoras), porém ao invés de usar molas helicoidais, pretendo usar airbags de três estágios, com curso de 44cm.
Pretendo também cortar as travessas transversais que travam as longarinas do chassis e aumentar a largura entre as mesmas para 75cm, com a finalidade de eu colocar caso necessário uma t-case de caminhão engesa militar. Um amigo me falou de uma t-case engesa com duas velocidades, muito robusta. Alguém já viu ou ouviu falar á respeito?
Tinha uma t-case Dana 300 mas recebi uma proposta muito boa e a vendi. Mas não está descartada a hipótese de importar uma, se for o caso. Também penso em recorrer ao mercado de implementos off-road (construção) e comprar algo de trator ou retroescavadeira, caso necessário.
Acredito que a viatura pronta chegue aos 2.000kg de peso, e não pretendo passar disso.
Gostaria de alguns conselhos e sugestões do pessoal que frequenta este tópico, á fim de que eu consiga uma viatura com potência para empurrar tudo isso Camel acima e também proporcionar 100~110km/h de velocidade média nas estradas.
Abraço, pronto pras pedradas!