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  • #1
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    Cada qual, faça como bem lhe aprouver, sobre o " bio" combustível. Eu tenho carro há diesel, a quase 18 anos. Nunca coloquei nem vou colocar bio diesel. Nossos motores só funcionam bem e com a manutenção normal, com diesel puro. Alterando isto, começam problemas de entupimento de filtros, bomba injetora, bicos e excesso de carbonização na cabeça de cilindros e coletor de saída, cabeça de válvula,, tudo isto vai sofrer quebra ou manutenção precoce. E daí? O prejuízo vai compensar esta " pegada ambiental"??? Ou, quem defende esta idéia ridícula de " diesel ecológico" vai dizer que foi mau uso do veículo ? Por favor, não entrem neste Titanic.....A comparação com motor diesel de 1910, é ridículo! Pq ? Por uma simples razão: em 1910, em estradas sem pavimentação, quanto rodava por mês um veículo a diesel? 30...50 km ? Anualmente daria uns 500 km....ok. ocorre, que muitos de nós rodam esta km, por semana, ou o dobro disto, no mês. Usando biodiesel, VAI dar oficina com certeza, a desproporção de uso de 1910 pra hj, é descomunal. Aqueles motores tinham 8 CV, os motores de hoje nas camionetes possuem 120 CV e nos caminhões, na casa dos 400 CV......estes motores precisam de combustível de qualidade superior, que o biodiesel simplesmente NÃO entrega. Isto é fato. Todo o resto é falácia ambiental.

  • #2
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    são francisco de paula/RS
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    Claro que sim Elias, ninguém é obrigado a usar óleo vegetal no motor Diesel. Cada pessoa fará como desejar. Aqueles que quiserem usar encontram aqui material de estudo e prática comprovada. Existe diversos tipos de combustíveis no Brasil e cada um escolhe o seu. Abraço

  • #3
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    são francisco de paula/RS
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    No carro ou na panela - ((o))eco
    "Na Alemanha existem, atualmente, cerca de vinte mil veículos movidos a óleo vegetal circulando. Rudolf Diesel – o inventor dos motores diesel – rodava pelas ruas de Munique com um carro movido a óleo de amendoim já em 1897. Os carros de Fendel, portanto, não são nenhuma novidade. Mas, em tempos em que o seqüestro de carbono está na moda, seria interessante voltarmos a prestar atenção neles. Segundo Fendel – numa tese que ele mesmo afirma defender contra boa parte do mundo – as bioenergias são boas seqüestradoras de carbono e não neutras, como se costuma crer. Ou seja, elas efetivamente retiram dióxido de carbono da atmosfera.

    Restam, portanto, como sempre, muitas perguntas sem resposta. Se os carros movidos a óleo vegetal têm tantos benefícios, por que é impossível homologá-los? Por que ninguém fala deles como uma alternativa viável e ecologicamente melhor? Por que o governo não investe no seu desenvolvimento? Por que não criamos meios de ao menos permitir que alguém se interesse pelo assunto e o pesquise, desenvolvendo a tecnologia?"

  • #4
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    são francisco de paula/RS
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    Unhappy Óleo vegetal natural: um novo combustível?

    Josiane Correia de Freitas, de Curitiba

    "Que o biodiesel é um avanço tremendo no mundo dos combustíveis, ninguém duvida. Ao invés de perfurar um poço para retirar petróleo (a um custo altíssimo), pode-se simplesmente plantar a matéria-prima; ao invés de construir-se uma usina de refinamento (caríssima), extrai- -se o óleo da planta e monta-se uma usina que pode até ser pequena (e mais barata); além disso, o combustível resultante polui menos e ajuda no desenvolvimento da agricultura.

    Agora, imagine só se você pudesse pular a parte do processo em que você ainda precisa da usina. Se fosse possível pegar a planta, extrair o óleo e usá-lo assim mesmo. Seria ainda melhor, não? Pula-se uma etapa cara do processo, a transesterificação do óleo, e obtém-se o mesmo resultado. Apesar de não ser simples, isso é possível.

    O uso de óleo vegetal puro é defendido por muita gente. E não só por teóricos, mas também por pessoas que põem a mão na massa e fazem motores diesel funcionarem com material desse tipo. Agora, um projeto de lei em discussão no Congresso Nacional, de autoria do senador Gilberto Goellner (DEM-MT), prevê a liberação do uso do óleo vegetal em máquinas e equipamentos agrícolas, geradores de energia, veículos de transporte de pessoas, veículos do transporte rodoviário, hidroviário e ferroviário para produtos e insumos agropecuários e florestais, bem como no transporte público urbano. A proposta vai de encontro aos anseios de milhares de agricultores que já utilizam o óleo vegetal em veículos diesel, mas sem o respaldo legal que garantiria o aval da indústria de motores.

    Voltando no tempo, os defensores do uso do óleo vegetal tentam provar que desde o início os motores diesel estavam destinados a operar com produtos desse gênero. “Rudolf Diesel declarou em 1912 que no devido tempo os óleos vegetais teriam a importância que o petróleo e o carvão mineral tinham naquela época”, diz Sylmar Denucci, engenheiro agrônomo do Departamento de Sementes Matrizes e Mudas da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral de São Paulo.

    Os exemplos históricos são vários. Durante a Segunda Guerra Mundial, por exemplo, óleos vegetais chegaram realmente a ser usados em motores diesel. Mais tarde, testes de longa distância mostraram que era possível fazer longos trajetos com o combustível sem problemas. Viagens pelo Brasil, de Belo Horizonte ao Recife e ao Rio de Janeiro, por exemplo, demonstraram a viabilidade.

    Mais recentemente, houve quem defendesse a criação de um Pró-Óleo, nos mesmos moldes do Proálcool, do governo federal, que gerou todo o conhecimento sobre etanol que temos hoje no país. Mas a proposta não pegou e o programa foi por água abaixo. Agora, os defensores do óleo voltam à cena e pedem mais uma chance para o combustível.

    Quais seriam as vantagens de se usar o óleo puro, ao invés do biodiesel processado que conhecemos hoje? “É mais barato, mais eficiente e mais fácil de fazer”, afirma Thomas Renatus Fendel, um pesquisador que se apresenta dizendo que tem mais de 300 mil quilômetros rodados com óleo de fritura e com suas misturas.

    A parte do mais barato e mais fácil de fazer não exige muito esforço para ser entendida. Corta-se toda uma parte do processo que, embora esteja dominada tecnicamente no Brasil, é cara e exige conhecimento. A eficiência, diz Thomas, foi provada com os testes já realizados. Há motores adaptados, segundo ele, que consomem até 20% menos óleo vegetal do que diesel mineral para fazer o mesmo percurso.

    Há também vantagens de cunho econômico. Os produtores da matéria-prima teriam um intermediário a menos no processo de compra e venda, e provavelmente sairiam ganhando com isso. O país eliminaria a necessidade de criar infra- estrutura de novas usinas, além de que o armazenamento desse tipo de combustível é mais barato.

    Mas é claro que nem tudo são flores. Caso contrário, o óleo já teria dominado o mercado há décadas e o programa de biodiesel talvez nem existisse. Então, quais são os problemas a ser enfrentados?"

  • #5
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    são francisco de paula/RS
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    Kit Nacional = > Conversão Diesel X óleo Vegetal

    FONTE: http://www.morrodacutia.org/#
    Para que converter um motor diesel para óleo vegetal?
    https://www.4x4brasil.com.br/forum/a...egetal-kit.jpg

    Óleos vegetais não colaboram para o aumento do efeito estufa – quando o motor queima combustível libera CO2, que é o grande vilão do aumento do efeito estufa e consequente aquecimento global. Porém, no caso dos biocombustíveis (como o óleo vegetal) todo o carbono expelido foi anteriormente sequestrado da atmosfera pelas plantas, ou seja é um ciclo fechado.

    Óleos vegetais são a grande solução para a substituição dos combustíveis fósseis – óleos vegetais podem ser produzidos praticamente em todos os cantos do planeta, existem milhares de variedades e espécies de oleoginosas pelo mundo afora. É possível produzir óleo vegetal dentro de florestas como amazônia sem desmatá-las, como no caso do Dendê. Em regiões desérticas e possível utilizar água do mar e produzir óleo vegetal até mesmo de algas por exemplo.

    Muito melhor que biodiesel – o óleo é uma excelente estratégia da natureza para se acumular energia solar, óleos vegetais são alimento, combustível e até mesmo remédio. Então pra quê transformá-lo em um produto tóxico, sujo, e perigoso como o biodiesel? Óleo vegetal já pode ser utilizado como combustível diretamente, a tecnologia já existe e é simples, converter um motor diesel para óleo vegetal é relativamente barato e os novos motores podem ser fabricados já com as adaptações para o funcionamento direto com óleo vegetal. O biodiesel é em torno de 30% mais caro que o óleo vegetal, é toxico e inflamável, requer instalações centralizadas, complexas, produtos químicos, gera resíduos na fabricação e cria monopólio. Pequenos agricultores podem produzir o óleo vegetal extra virgem em suas propriedades, tirar uma parte para a alimentação saudável, outra parte para alimentar tratores, geradores, veículos, maquinários, etc. , e vender o excesso para vizinhos e amigos. Criando uma propriedade completamente independe de rede elétrica e de combustíveis fósseis.

    Muito melhor que etanol – motores Diesel são muito mais eficientes do que motores a álcool/gasolina que perdem em torno de 70% da energia do combustível em calor e outras perdas. Alguns veículos Diesel chegam a fazer mais de 30Km/Litro e já existe um protótipo alemão capaz de fazer 70Km com um litro de óleo vegetal! Os motores Diesel são muito mais duráveis, podendo fazer mais de 1 milhão de quilômetros. É muito mais fácil produzir óleo vegetal do que etanol, o óleo vegetal pode ser produzido a partir de uma prensa e um sistema super simples de filtragem enquanto que o álcool demanda instalações complexas. No caso do Brasil, a cana-de-açúcar demanda monocultura em extensas áreas de terra e explora mão de obra num regime de semi-escravidão

    Muito melhor que hidrogênio - hoje em dia muito se fala em células de hidrogênio como alternativa de combustível limpo, porém, seus defensores só enxergam parte da solução e não consideram todo o processo caro e complexo de produção e armazenagem do hidrogênio.

    Emissões da queima do óleo vegetal – Além de não colaborar com o aumento do efeito estufa, alguns testes apontam que o uso de óleo vegetal como combustível causa redução de 40% na emissão de fuligem, e são 50-70% mais limpas no geral do que o diesel.

    Vida útil do motor – algumas teorias afirmam que as propriedades lubrificantes do óleo vegetal podem até aumentar a vida útil do motor, já que diminuem o atrito que o grande causador do desgaste no final das contas. O consumo de óleo vegetal do motor é o mesmo do que o de diesel e não á mudança significativa na potência, porém alguns boatos na internet sugerem um leve ganho de potência com o óleo vegetal.

    Economia financeira – no caso de óleo reciclado de restaurantes ou mesmo óleo doméstico a economia é enorme, a maioria dos estabelecimentos doa o óleo de fritura usado, sobrando apenas o baixíssimo custo da coleta e limpeza do óleo usado. O processo de limpeza é muito simples e barato, basicamente decantação e filtragem.

    Bom para o meio ambiente – Além de todas as vantagens já citadas do uso de óleo vegetal como combustível, no caso do uso de óleo de fritura reciclado os benefícios para o meio ambiente são ainda maiores. Nas grandes cidades a maior parte do óleo usado é jogado no esgoto, apesar de não ser tóxico o óleo vegetal causa um impacto tremendo nos mananciais hídricos e dificultam muito o processo de tratamento de água, por ser um resíduo de lenta decomposição. Técnicos de uma empresa de saneamento do Brasil estimam o consumo de óleo de cozinha em 1 litro/mês por habitante. Isto significa que numa cidade de 50 mil habitantes aproximadamente 50 mil litros de óleo podem ir parar no esgoto todo o mês! Imaginem o impacto que isto pode causar no sistema de esgoto de uma cidade e se todo este óleo acabar parando nos rios! E imagine a economia de todo este resíduo sendo aproveitado como combustível limpo
    - Descrição

    qualquer tipo de óleo de cozinha serve
    o veículo vai funcionar com óleo vegetal puro, não necessita ser convertido em biodiesel
    não colabora com o efeito estufa
    grande economia, no caso de óleo reciclado o custo pode chegar a R$0,25/litro!
    Não causa nenhum dano ao motor
    Não espere mais por soluções tecnológicas complexas e a longo prazo , dirija um carro ecológico hoje!

    Acesse a seção de downloads, baixe o passo-a-passo e descubra como reciclar óleo de fritura dos restaurantes da sua cidade. Ajude a eliminar este resíduo do ambiente e abasteça seu veículo a um custo muito baixo.

    O Kit inclui:
    filtro para óleo vegetal com elemento filtrante
    5 elementos filtrantes de 5microns para reposição, com estimativa de 5000Km cada
    válvula solenóide
    registro de três vias
    aquecedor elétrico auxiliar e sonda de temperatura já instalados dentro do filtro
    aquecedor de óleo vegetal
    controlador com visor de temperatura
    interruptor elétrico
    serpentina para o tanque de óleo vegetal
    mangueira para combustível 3/8
    metros de mangueira para combustível ½
    “T's” e conexões
    abraçadeiras
    manual de instalação passo-a-passo
    Imagens Anexas
    -kit.jpg
    Imagens Anexas -kit.jpg 
    4X4 Brasil

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